Feira literária movimenta Bixiga neste fim de semana; veja programação

Miguel Nicolelis, Natalia Timerman, Jeferson Tenório e Mariana Salomão Carrara estão entre convidados

São Paulo

O bairro do Bixiga, na região da Bela Vista, recebe neste sábado (3) e domingo (4) a primeira edição da Feira do Livro da Rocha. O evento, que acontece nos dois dias das 10h às 20h, reúne mesas de debates, venda de livros e uma série de atividades culturais e sociais.

Entre os destaques da programação estão uma aula pública com o neurocientista Miguel Nicolelis e uma mesa de discussão sobre como a literatura contemporânea aborda as violências, com participação de Jeferson Tenório, Mariana Salomão Carrara e Micheliny Verunschk.

Também participam do evento nomes como Luciany Aparecida, Natalia Timerman, Vinícius Neves Mariano, Sérgio Vaz, Geni Nuñez, Amara Moira e Raquel Rolnik.

A imagem mostra cinco pessoas sentadas em um ambiente interno de uma livraria. Elas estão em volta de uma mesa com um vaso de flores amarelas. Ao fundo, prateleiras repletas de livros coloridos são visíveis. A cena é vista através de uma janela com moldura de madeira.
A equipe da Livraria Simples, que fica na rua Rocha, em agosto de 2022 - - Gabriel Cabral/Folhapress

As atividades são gratuitas e acontecem em diversos espaços espalhados ao longo de 250 metros da rua Rocha, que estará fechada para veículos nestes dias. O ponto de referência é a sede da Livraria Simples, organizadora do evento, que fica no número 259.

Bancas de 48 editoras estarão disponíveis com exposição e venda de livros com preços promocionais nos dias da feira.

Felipe Roth Faya, 37, e Adalberto Ribeiro, 43, dois dos sócios da Livraria Simples, explicam que os objetivos principais são fomentar a cultura da leitura para mais pessoas e fortalecer a conexão com a comunidade local na qual eles e a livraria estão inseridos.

"Pela primeira vez, o Brasil tem mais pessoas que dizem não ler como hábito. É preciso atrair novos leitores e a nossa proposta é aproximar as pessoas do bairro do mundo da leitura", afirma Faya.

As temáticas das rodas de conversa e mesas de discussão do evento são pensadas a partir de questões importantes para a comunidade do Bixiga, como os quilombos urbanos, a cultura negra e a especulação imobiliária.

De acordo com os organizadores, além da equipe da Livraria Simples, a feira também tem o apoio de mais de 20 coletivos e movimentos sociais que já atuam no bairro.

Durante o evento também haverá passeios guiados pela região, contação de histórias e brincadeiras para crianças, exibição de filmes sobre o bairro, apresentações musicais e prestação de serviços comunitários, como corte de cabelo, aula de pilates e oficina de reciclagem.

A programação completa dos dois dias de feira está disponível no site da livraria.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais