Sistema imunológico é tema de exposição interativa no Museu Catavento

Na mostra visitantes entram por nariz gigante e percorrem corredor que simula corrente sanguínea para explicar como funcionam as defesas do organismo

São Paulo

Uma nova exposição no Museu Catavento, na região central de São Paulo, permite "enxergar" o interior do corpo humano. Em "Nosso Corpo, Nosso Mundo – Uma Aventura Imunológica" uma área de 225 metros quadrados mostra como o sistema imunológico atua na defesa contra vírus, bactérias e outros agentes invasores.

A mostra, organizada em diferentes módulos, utiliza jogos, vídeos, painéis interativos e instalações sensoriais. A experiência começa com a entrada em um nariz gigante —um dos pontos de contato do corpo com o ambiente externo.

A imagem mostra um túnel com iluminação vermelha, decorado com esferas grandes e redondas penduradas no teto. As paredes do túnel são revestidas com uma malha que também é vermelha, criando um ambiente imersivo e vibrante. O chão é plano e há uma faixa de luz ao longo do caminho, destacando a entrada do túnel.
Sala da exposição 'Nosso Corpo, Nosso Mundo – Uma Aventura Imunológica' no Museu Catavento - Guilherme Nascimento/Divulgação

Em seguida, o visitante percorre um corredor que simula a corrente sanguínea. No caminho de LED, é possível ouvir batimentos cardíacos e tocar em superfícies que representam a mucosa e os glóbulos vermelhos.

Um painel apresenta células de defesa representadas por personagens. Ao serem tocadas, as figuras iluminam um letreiro que informa o nome e a função de cada uma no combate a infecções.

Em outro ambiente, um corredor de espelhos distorcidos leva o visitante até um quarto infantil, que reproduz a sensação de ser uma criança pequena diante de um mundo ainda cheio de ameaças invisíveis. Ali, o espaço é ampliado, com objetos cotidianos aparecendo em escala aumentada, como um urso de pelúcia de dois metros com simulação de ácaros em seu interior.

No espaço seguinte, há um quiz que destaca o papel da vacinação como estratégia de proteção coletiva. A mostra inclui ainda um laboratório futurista, onde é possível criar virtualmente medicamentos voltados ao tratamento de doenças imunológicas.

Nosso Corpo, Nosso Mundo - Uma Aventura Imunológica

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais