O Pavilhão da Bienal, no parque Ibirapuera, recebe entre os dias 27 e 29 deste mês o maior festival de café do Brasil. Centenas de cafeterias, torrefações, produtores e lojas de acessórios participam do São Paulo Coffee Festival, que terá degustações, workshops, palestras, aulas e shows.
Cerca de 150 marcas do universo dos cafés montam estandes no evento e aproveitam para lançar produtos, fazer promoções e disponibilizar bebidas para degustação.
O festival conta com vários espaços temáticos. No Sensory Experience, pequenos grupos de até oito pessoas participam de experiências sensoriais que exploram diferentes aspectos dos aromas e sabores do café.
No espaço batizado de A Cozinha, chefs, confeiteiros e bartenders exploram receitas que ou levam café ou harmonizam com a bebida. Estarão presentes, por exemplo, Rachel Louise (Tuju), Gabriel Santana (Santana Bar/Cordial), Rodrigo Freire (Preto Cozinha), Fred Caffarena (Make Hommus. Not War), Rodrigo Lodetti (Botanikafé) e Sylas Rocha (The Door Hideout), entre outros.
Há ainda uma pequena arena para palestras, onde especialistas e profissionais do setor se reúnem para conversar sobre alguma tendência ou aspecto do universo do café, com temas que vão desde a produção até o consumo.
Uma torrefação será montada no meio do pavilhão. Nela, os consumidores poderão ver o café sendo torrado ao vivo e ainda levarão para casa um pacotinho de grãos cuja torra ele acabou de presenciar.
Outro espaço que costuma atrair muitos consumidores é o Latte Art ao Vivo, na qual profissionais fazem desenhos variados com o leite que vai sobre o café expresso e ainda ensinam técnicas básicas para quem está querendo começar a fazer um cappuccino decorado.
Em paralelo a tudo isso, estará ocorrendo a Copa Barista. A disputa coloca dois baristas frente a frente, enquanto o público assiste à competição em cadeiras dispostas diante das estações de preparo. Em um tempo de 14 minutos, os profissionais devem servir um café filtrado, um cappuccino e uma bebida original. Os competidores se enfrentam em sistema eliminatório até que só reste um campeão.
Para animar toda a festa cafeinada, bandas e DJs se apresentam em um palco montado dentro da Bienal.
Na área externa, uma praça de alimentação terá barracas dos seguintes bares e restaurantes: Bagaceira, Holy Burger, Koya88, LosDos Cantina, Make Hommus. Not War, Notorious Fish e Preto Cozinha.
Os ingressos estão disponíveis na plataforma Ticket360 nas categorias diário (R$ 70 na sexta, e R$ 90 no sábado ou domingo), passaporte para os três dias (R$ 210) e VIP (R$ 180 na sexta, R$ 200 no sábado ou domingo e R$ 530 para os três dias). O VIP dá direito a um kit com produtos dos patrocinadores, acesso à área VIP e desconto na loja do evento.
Recomenda-se comprar com antecedência, sobretudo para o sábado, que costuma ser o dia mais disputado.
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