Masp recebe instalação grátis com gangorra de 15 metros no vão livre

Exposição do artista Iván Argote acontece no Brasil pela primeira vez

São Paulo

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) estreou neste mês a nova programação para o vão livre com a instalação 'O Outro, Eu e os Outros', do artista colombiano Iván Argote. A obra marca a primeira exposição organizada pelo museu no espaço desde que passou a gerenciá-lo oficialmente.

Projetado por Lina Bo Bardi como uma praça pública sob o edifício, o vão livre tem 74 metros e foi pensado como espaço de convivência e manifestação cultural.

A imagem mostra uma instalação artística elevada, com estrutura metálica vermelha e cercada por uma grade. A instalação está iluminada com luzes ao longo de sua borda e é sustentada por uma base com suportes. A cena ocorre à noite, sob um viaduto de concreto, e há uma pessoa agachada perto da base da instalação. Ao fundo, é possível ver edifícios e iluminação urbana.
Instalação interativa de Iván Argote, 'O Outro, Eu e os Outros', no Masp - Iara Morselli/Divulgação

A instalação de Argote retoma essa ideia com duas plataformas móveis em formato de gangorras — com 15 metros de comprimento, cinco de largura e dois de altura. Os dispositivos se movimentam de acordo com o peso e a posição dos visitantes, criando situações que variam conforme a interação entre os participantes.

O funcionamento é simples, uma pessoa sozinha provoca pouca mudança. Enquanto grupos maiores, ao se reorganizarem, alteram o equilíbrio das estruturas, como uma gangorra. A obra propõe uma metáfora direta sobre coletividade, ação conjunta e presença no espaço urbano.

A obra já passou por diversos países como Arábia Saudita e França, e agora, pela primeira vez, poderá ser vista no Brasil.

Iván Argote: O Outro, Eu e os Outros,

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais