Primeira semana de maio em SP tem exposição de fotografia no MIS, feira do livro e festa italiana

Atividades também incluem mostra sobre a dupla Palavra Cantada e evento do Dia Mundial da Língua Portuguesa

São Paulo

Maio começa com uma agenda cultural intensa em São Paulo. As opções vão de exposições fotográficas e homenagens à música infantil até eventos de arte, literatura, gastronomia e games.

A imagem em preto e branco mostra um trabalhador dentro de um tubo de concreto. Ele está em uma posição de equilíbrio, com uma perna levantada e a outra apoiada no tubo. O trabalhador usa um capacete e segura uma ferramenta na mão, enquanto parece estar realizando algum tipo de trabalho na superfície interna do tubo. O ambiente é amplo e as paredes do tubo são lisas e arredondadas, criando um efeito visual interessante com a luz que entra.
Foto da construção da adutora de água da Usina Light, no Rio de Janeiro, em 1948, parte da exposição Maio da Fotografia, do MIS - Jean Manzon/Divugação

A seguir, veja os destaques da programação.

EXPOSIÇÕES

Maio Fotografia
O projeto anual do MIS (Museu da Imagem e do Som) ocupa todas as galerias do prédio com fotografias de artistas nacionais e internacionais. São seis mostras, como "A São Paulo de German Lorca", com imagens do fotógafo, morto em 2021, que documentou a as mudanças de São Paulo ao longo de 70 anos. Outro destaque é "O Trabalho", de Jean Manzon (1915-1990), francês radicado no Brasil que retratou operários de um país em transformação.
MIS - av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste. Ter. a sex., das 10h às 19h. Sáb., das 10h às 20h. Dom. e feriados, das 10h às 18h. Até 22/6. Ingr.: R$ 10 (inteira) em MIS


Ocupação Palavra Cantada
Homenageia a dupla Sandra Peres e Paulo Tatit, que tem mais de 30 anos de carreira no universo de músicas para crianças. Apresenta a trajetória dos dois por meio de álbuns, DVDs e livros, com destaque para o disco "Canções de Ninar". O percurso expositivo inclui karaokê e alguns figurinos de shows.
Itaú Cultural - av. Paulista, 149, Bela Vista, região central. Ter. a sáb., das 11h às 20h. Dom., das 11h às 19h. De 3/5 a 3/8. Grátis, com reserva de ingressos em itaucultural.byinti.com


PASSEIOS

1ª Expo Cult – Semana de Arte do Agora
O evento promove novos talentos e a diversidade nas artes, abordando temas como identidade, sustentabilidade e justiça social. Nove artistas exibirão mais de 60 obras, incluindo pinturas e fotografias. A abertura contará com a apresentação de dança contemporânea "Hikari", às 20h, e uma palestra sobre a arte do agora.
Lacerdine Galeria de Arte - av. Angélica, 2.578, Higienópolis, região oeste, @lacerdine. De 2/5 a 10/5. Grátis


125ª Festa Italiana de Casaluce
Reúne 36 barracas de comidas e bebidas típicas da Itália, além de shows gratuitos, danças e bandas ligadas a projetos sociais. A renda da celebração, realizada desde 1900, é destinada a ações sociais da paróquia Nossa Senhora de Casaluce.
R. Caetano Pinto, 608/618, Brás, região central, tel. (11) 96092-6437, @nsasracasaluce. De 3/5 a 1º/6. Grátis


Feira do Livro da Rocha
Reúne 40 atividades culturais e literárias, como debates, contação de histórias e exibição de filmes. Tem entre os convidados o cientista Miguel Nicolelis e a ex-deputada estadual Erica Malunguinho.
Livraria Simples - r. Rocha, 259, Bela Vista, região central, @livraria_simples. Sáb. (3) e dom. (4), das 10h às 20h. Grátis


Gamescom Latam
A versão latino-americana do evento de games conta com expositores, áreas de e-sports, jogos independentes, além de palestras e competições. Entre os destaques estão lançamentos de jogos de empresas como Warner Bros. Games, Valve (Steam), Level Infinite e Pokémon GO.
Distrito Anhembi- av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, região norte, @gamescomlatam. Qui. e sex., das 9h30 às 21h. Sáb., das 11h às 21h. Dom., das 11h às 20h. Ingr.: a partir de R$ 89,90 por dia no site


Museu da Língua Portuguesa
Celebra o Dia Mundial da Língua Portuguesa (5), com programação no espaço interno do museu e no parque Jardim da Luz. Entre as atrações estão shows de Ana Frango Elétrico, Lirinha, Zola Star e Dadá Joãozinho. Haverá mesas literárias, exibição de curtas no parque, uma feira de livros e outra gastronômica, com restaurantes da região.
Pça. da Luz, s/nº, Centro. Sáb. (3), das 10h às 19h. Grátis

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais

Mais lidas