Cinema exibe até 80 filmes nacionais lançados em 2011

Cerca de 80 filmes lançados entre novembro de 2010 e novembro de 2011 integram a 12ª edição da Retrospectiva do Cinema Brasileiro.

É uma boa chance para rever sucessos de bilheteria como "Bruna Surfistinha" e "Cilada.com", ou apostar em obras que circularam pouco por aqui, como os documentários "Diário de uma Busca" e "A Falta que Me Faz". Os ingressos custam R$ 2 e R$ 4.

Crédito: Roge Gobeth/Divulgação Diretor Toniko Melo (esq.) e Wagner Moura (dir.) durante as gravações de "VIPs", já visto por 420 mil pessoas

A mostra, que começa nesta sexta-feira (2) no Cinesesc (zona oeste de São Paulo), conta com filmes de temática variada, que experimentam na linguagem, e diretores estreantes que se aventuraram em projetos de baixo orçamento. É o caso, por exemplo, de "Riscado", de Gustavo Pizzi, em que a protagonista do longa interpreta a luta de uma atriz para sobreviver na profissão.

Também fazem parte da seleção documentários musicais, como "Mamonas pra Sempre", de Cláudio Kahns, "Elza", de Izabel Jaguaribe, e "Rio Sonata", de Georges Gachot.

Entre os campeões de bilheteria, vale destaque para "VIPs", de Toniko Melo, e "De Pernas pro Ar", de Roberto Santucci.

Confira a seguir a programação completa da mostra, até quinta-feira (8):


12ª RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO

SEXTA-FEIRA (2)

Cinesesc

15h - Rádio Nacional
Brasil, 2011. Direção: Paulo Roscio. 71 min. Livre.
A história do rádio nacional é o tema deste documentário, com foco desde a sua criação, em 1936, até os dias de hoje, a partir do depoimento de 35 pessoas. Entre os entrevistados, humoristas e radialistas.

17h - O Homem do Futuro
Brasil, 2011. Direção: Claudio Torres. 111min. Não recomendado para menores de 12 anos. Com: Wagner Moura, Alinne Moraes e Maria Luíza Mendonça.
Zero é um cientista que acredita ser infeliz porque há 20 anos foi humilhado pela mulher que amava. Ele consegue construir uma máquina do tempo e tem
a chance de voltar ao passado e mudar a sua vida.

19h - A Falta que Me Faz
Brasil, 2009. Direção: Marília Rocha. 85 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Na comunidade de Curralinho, em Minas Gerais, um grupo de mulheres vive o fim da juventude. Juntas, elas discutem sobre o amor, o casamento e o futuro.

21h - Estamos Juntos
Brasil, 2011. Direção: Toni Venturi. Com: Cauã Reymond, Leandra Leal e Nazareno Casero. 111 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Carmen é uma jovem médica com poucos amigos. Ela busca a independência em São Paulo ao lado de Murilo e de Juan. Ao descobrir que está gravemente doente, a vida de Carmen se transforma.

23h - Elza
Brasil, 2008. Direção: Izabel Jaguaribe e Ernesto Baldan. 82 min. Livre.
O documentário narra a trajetória da cantora brasileira Elza Soares, suas diversas personalidades e a longa trajetória na música brasileira. Com depoimentos de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Maria Bethânia, entre outros.

Crédito: Reprodução Com Paola Oliveira no papel principal, o filme Uma Professora Muito Maluquinha é adaptado do livro de Ziraldo


SÁBADO (3)

Cinesesc

15h - Rio Sonata
Suíça/Brasil, 2010. Direção: Georges Gachot. 84 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
O documentário mostra a vida e a carreira da cantora Nana Caymmi, um dos grandes nomes da MPB. O filme conta com imagens e depoimentos de artistas como Gilberto Gil,
Maria Bethânia e Miúcha e tem a cidade do Rio de Janeiro como cenário.

17h - José e Pilar
Brasil/Portugal/Espanha, 2010. Direção: Miguel Gonçalves Mendes. 125 min. Livre.
Um registro intimista da relação entre o escritor português José Saramago e sua mulher, a jornalista espanhola Pilar del Río, a partir da concepção do livro "A Viagem do Elefante". Sessão com audiodescrição.

19h - Onde Está a Felicidade?
Brasil, 2011. Direção: Carlos Alberto Riccelli. Com: Bruna Lombardi, Bruno Garcia e Marcello Airoldi. 110 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Desiludida e em crise, Teodora, uma chef de cozinha, perde o emprego como apresentadora de um programa de culinária. Ela resolve cair na estrada e embarca com os amigos para o caminho de Santiago de Compostela.

21h - Meu País
Brasil, 2011. Direção: André Ristum. Com: Rodrigo Santoro, Cauã Reymond e Débora Falabella. 90 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Marcos vive na Itália há mais de dez anos, mas volta ao Brasil após a morte do pai, quando descobre que tem uma irmã portadora de deficiência intelectual.

23h - Bruna Surfistinha
Brasil, 2011. Direção: Marcus Baldini. Com: Deborah Secco, Drica Moraes e Cassio Gabos Mendes. 100 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
O filme conta a história de Raquel, uma jovem da classe média paulistana que decide virar garota de programa. Usando o nome de Bruna Surfistinha, ela relata suas experiências num blog, que acabou virando um livro.


DOMINGO (4)

Cinesesc

11h - Uma Professora Muito Maluquinha
Brasil, 2011. Direção: André Pinto e Cesar Rodrigues. Com: Paola Oliveira, Chico Anysio e Suely Franco. 88 min. Livre.
Aos 18 anos, Cate volta para sua cidade natal e começa a lecionar em uma escola primária. Com um comportamento que foge do tradicional, ela acaba incomodando os colegas, que
tentam derrubá-la.

15h - As Mães de Chico Xavier
Brasil, 2011. Direção: Glauber Filho e Halder Gomes. Com: Nelson Xavier, Herson Capri e Caio Blat. 108 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
A história de três mães que, ao passarem por traumas pessoais, veem suas vidas mudarem de forma repentina após receberem mensagens psicografadas por Chico Xavier.

17h - O Samba que Mora em Mim
Brasil/Portugal, 2010. Direção: Georgia Guerra-Peixe. 72 min. Livre.
O documentário parte de uma pesquisa autobiográfica e busca desvendar a história da comunidade ao redor da escola de samba Mangueira, no Rio de Janeiro, antes do Carnaval.

19h - De Pernas pro Ar
Brasil, 2010. Direção: Roberto Santucci. Com: Ingrid Guimarães, Maria Paula e Bruno Garcia. 107 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Alice é uma executiva que tenta se equilibrar entre o trabalho e a família. Ela perde o emprego e o marido no mesmo dia, e ajuda a vizinha a salvar um "sex shop". Sessão com audiodescrição.

21h - Top Models - Um Conto de Fadas Brasileiro
Brasil, 2009. Direção: Richard Luiz. 82 min. Livre.
Documentário com depoimentos que mostram a vida das modelos que participaram das comemorações de dez anos da São Paulo Fashion Week, que aconteceu em 2005. Com narração da atriz Alice Braga.


SEGUNDA (5)

Cinesesc

15h - O Mineiro e o Queijo
Brasil, 2011. Direção: Helvécio Ratton. 72 min. Livre.
Documentário sobre a produção artesanal de queijo em Minas Gerais, que chegou no Estado no século 18. O longa revela a origem do produto e descobre por que eles têm venda proibida
no restante do país.

17h - Diário de uma Busca
Brasil/França, 2010. Direção: Flavia Castro. 110 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Diário da viagem pelos países que o militante de esquerda Celso Castro se exilou, sob a perspectiva da diretora, sua filha. Narrado em primeira pessoa, o filme busca explicações para a morte de Celso, que ocorreu durante
um suposto assalto. 17h

19h - A Falta que Nos Move
Brasil, 2007. Direção: Christiane Jatahy. Com: Pedro Brício, Daniela Fortes e Marina Vianna. 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
A diretora Christiane Jatahy realiza uma experiência cinematográfica neste longa, realizado após quatro anos de pesquisa de linguagem. Nele, cinco atores são dirigidos por mensagens de celular.

21h - Tancredo - A Travessia
Brasil, 2011. Direção: Silvio Tendler. 103 min. Livre.
O documentário mostra a jornada do ex-presidente brasileiro Tancredo Neves, de 1954 a 1985, e revela fatos da política nacional como a relação com Getúlio Vargas e a participação na campanha das Diretas Já. O longa conta com depoimentos de Aécio Neves, Paulo Maluf e outros. 21h

Crédito: Divulgação A atriz Débora Lamm com a samambaia de estimação da personagem Estrella em cena do filme "Muita Calma Nessa Hora"
Atriz Débora Lamm com a samambaia de estimação da personagem Estrella, em "Muita Calma Nessa Hora"


TERÇA, (6)

Cinesesc

15 - Muita Calma Nessa Hora
Brasil, 2010. Direção: Felipe Joffily. Com: Andréia Horta, Fernanda Souza e Debora Lamm. 102 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Três garotas partem numa viagem à praia em busca de novos ares. No caminho, elas encontram Estrella, uma jovem hippie que procura pelo pai que nunca conheceu. 15h

17h - Efeito Reciclagem
Brasil, 2010. Direção: Sean Walsh. 105 min. Livre.
O documentário retrata o cotidiano de Claudinei e sua família. Com mais de 25 filhos, ele se sustenta vendendo material reciclável.

19h - Chantal Akerman, de Cá
Brasil, 2010. Direção: Gustavo Beck e Leonardo Luiz Ferreira. 61 min. Livre.
Entrevista com a diretora belga Chantal Akerman, em que ela reflete sobre seu percurso como autora, sua obra, além de suas impressões sobre o cinema.

21h - Estrada Real da Cachaça
Brasil, 2008. Direção: Pedro Urano. 98 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Espécie de "road movie", o longa percorre a chamada Estrada Real de Minas Gerais, para investigar essa mercadoria típica brasileira, a cachaça. O documentário registra sua importância na vida da população local e também na cultura nacional.


QUARTA (7)

Cinesesc

15h - As Cartas Psicografadas por Chico Xavier
Brasil, 2010. Direção: Cristiana Grumbach. 87 min. Livre.
Pais e mães que perderam filhos recorrem ao poder do médium Chico Xavier para psicografar mensagens. O documentário mostra essas conversas.

17h - Riscado
Brasil, 2011. Direção: Gustavo Pizzi. Com: Karine Teles, Camilo Pellegrini e Dany Roland. 85 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Atriz vive de "bicos" para pagar as contas. Sua grande chance surge quando passa em um teste de elenco para atuar em um filme franco-brasileiro.

19h - Desassossego
Brasil, 2011. Vários diretores. Com: Flora Dias, Márcio Vito e João Pedro Zappa. 63 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Composto por fragmentos dirigidos por 14 cineastas, o longa parte de uma carta inspirada em bilhete encontrado em um armário abandonado.

21h - Mamonas pra Sempre
Brasil, 2009. Direção: Cláudio Kahns. 85 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
A trajetória da banda que, em menos de dez meses, saiu do anonimato e se tornou um fenômeno. Com material inédito, do começo da carreira dos músicos de Guarulhos. 21h


QUINTA (8)

Cinesesc

15h - Avenida Brasília Formosa
Brasil, 2010. Direção: Gabriel Mascaro. 85 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Fábio faz um retrato do bairro de Brasília Teimosa, no Recife, transformado após a remoção de famílias para abrir caminho para uma avenida. 15h

17h - VIPs
Brasil, 2010. Direção: Toniko Melo. Com: Wagner Moura, Gisele Fróes e Juliano Cazarré. 96 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Inspirado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha. As peripécias do golpista que se passou pelo filho do dono da companhia aérea Gol. 17h

19h - Vips, Histórias Reais de um Mentiroso
Brasil, 2011. Direção: Mariana Caltabiano. 71 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Documentário sobre Marcelo Nascimento da Rocha, "o golpista da Gol", cuja história inspirou o filme "VIPs". 19h

21h - Natimorto
Brasil, 2009. Direção: Paulo Machline. Com: Simone Spoladore, Lourenço Mutarelli e Betty Gofman. 92 min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Uma jovem cantora viaja em busca de um renomado maestro. Enquanto espera o encontro, ela divide o quarto de hotel com um caça-talentos. 21h

Cinesesc - r. Augusta, 2.075, Cerqueira César, zona oeste, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3087-0500. Sex.: (2) até 29/12. Ingr.: R$ 2 a R$ 4. Sessões grátis: Cineclubinho, dom. (4), às 11h, e Sessão Iconoclássicos do Itaú Cultural, a partir de 9/12.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais