Filme de terror sobre jovens em Ilhabela começou com festa na web

Crédito: Divulgação

Um grupo de seis amigos desaparece no litoral paulista (Ilhabela) rumo a uma festa. As autoridades não encontram os jovens, e só suas câmeras de vídeo --que registraram imagens assustadoras-- mostram o que realmente aconteceu com eles.

Siga o Guia no Twitter
Curta a página do Guia no Facebook
Veja as principais estreias de dezembro

Esse é o enredo do filme de terror "Desaparecidos", que estreia nesta sexta-feira (9) e teve como ponto de partida o conceito de "transmídia". "É um projeto que transita em mídias diferentes. O nosso, por exemplo, começou pela internet e culminou no cinema", explica o diretor David Schurman.

Depois de conhecer o conceito durante o Festival de Cannes, Schurman quis colocar em prática a ideia e observar se os jovens se questionavam sobre a veracidade de informações que liam na internet. Para isso, criou todo um universo paralelo na web para apresentar os personagens e o mote do filme.

ASSISTA AO TRAILER:


"Entramos na internet, criamos os perfis [no Facebook], falamos onde estudavam, do que gostavam, como eram essas pessoas. Divulgamos a festa e também fizemos um jornal on-line", conta ao Guia. "A intenção era que o público começasse a acompanhar essa história e interagisse com os personagens como se eles existissem de fato. Para você ter ideia, tivemos cerca de mil pessoas confirmadas para a festa."

A produção começou no fim de novembro de 2010, e as filmagens aconteceram durante 15 dias. "Nós mantivemos segredo durante um ano, basicamente. Depois começamos a soltar virais [mensagens enviadas a um grupo] para que as pessoas se questionassem. Tanto é que os nossos virais não eram extremamente bem feitos, pois queríamos que as pessoas se perguntassem se tudo aquilo era verdade ou não", diz o diretor.

Schurman acredita que o público está carente de filmes brasileiros que não sejam de comédia, ação ou "que querem dar lição de moral". "A vontade era contar um filme de terror, mas um terror de tensão, real, e não um terror de vísceras, só saindo tripa para tudo que é lado."

Confira os perfis dos personagens "fakes" e o que dizia o convite para a festa na página oficial de "Desaparecidos".

Informe-se sobre o filme

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais