Psiquiatra conversa com público após sessão de filme clássico

Crédito: Divulgação
Quadro "No Reino das Mães" (foto), de Adelina Gomes, que tem história narrada em filme homônimo do diretor Leon Hirszman

O filme "No Reino das Mães" será exibido neste domingo (27), às 18h, na Cinemateca Brasileira (zona sul de São Paulo). Os ingressos custam R$ 8.

Após ver o clássico de Leon Hirszman durante o Ciclo de Cinema e Psicanálise, o público poderá participar do debate com o médico psiquiatra Carlos Byinton, com mediação da psicanalista Cintia Buschinelli.

O longa narra a história de Adelina Gomes, que foi internada num hospício após estrangular a gata de estimação da família nos anos 1930.

No ateliê do centro de psiquiatria organizado por Nise da Silveira, ela começou a pintar quadros que exibem gatos, mães com o coração fora do peito e mulheres metamorfoseadas em flor, como "No Reino das Mães", obra que dá nome ao filme.

"Em Busca do Espaço Cotidiano" e "A Barca do Sol" --que completam a trilogia "Imagens do Inconsciente" (1983-86)-- também ganham exibição no evento, em 3 e 10 de junho.

"No Reino das Mães" - Cinemateca Brasileira - lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, zona sul, São Paulo, SP. Tel.: 0/xx/11/3512-6111. Ingr.: R$ 8. Dom. (27): 18h.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais