A passagem do tempo é o que desenrola a trama de "Acima das Nuvens", novo filme do francês Olivier Assayas ("Depois de Maio").
A protagonista dessa história é Maria Enders (Juliette Binoche), uma atriz veterana com cerca de 40 anos, convidada para atuar em uma nova montagem do drama lésbico "Maloja Snake", peça que foi responsável por deslanchar a carreira de Maria duas décadas atrás.
Embora no passado tenha ficado conhecida pelo papel da jovem Sigrid, dessa vez Maria é chamada para interpretar a amarga Helena, uma empresária de meia-idade que é apaixonada por Sigrid e manipulada por ela.
Maria resiste a aceitar o trabalho, mas a insistência do diretor, um jovem figurão, faz com que ela mude de ideia —diversas vezes.
Sua relutância se deve à sua incapacidade de receber bem seu envelhecimento, ainda mais após descobrir que quem deve interpretar Sigrid é Jo-Ann (Chloë Grace Moretz), uma jovem atriz que acumula problemas com relacionamentos e drogas.
O que engrandece a trama é a interação entre Maria e sua competente assistente, Valentine (Kristen Stewart). As duas passam praticamente o tempo todo juntas e são próximas o suficiente para fazer o espectador sentir o sufoco da relação. O grande trunfo de Valentine é conseguir confrontar a chefe e ajudá-la a aceitar Helena -para memorizar as falas, ela e Maria se isolam em uma casinha nos Alpes suíços. Uma paisagem que vale pelo filme.
Comentários
Ver todos os comentários