'Despedida em Grande Estilo' diverte com velhinhos simpáticos

Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin são idosos que tentam roubar um banco
Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin são idosos que tentam roubar um banco - Divulgação

Filmes de assalto a banco são praticamente um pequeno filão em Hollywood desde os anos 1970. Sucessos como "O Golpe de John Anderson" (1971), com Sean Connery, e "Os Quatro Picaretas" (1972), com Robert Redford, provaram que esse crime compensa no cinema.

Filmes com velhinhos simpáticos também formam uma categoria especial. Podem ser tragicômicos, como "Dois Velhos Rabugentos" (1993), ou até mesmo ficção científica, caso do divertido "Cocoon" (1985).

Daí é possível dizer que "Despedida em Grande Estilo" é um feliz cruzamento desses subgêneros. Um filme que não muda a vida de ninguém, mas é uma diversão esperta, com reviravoltas e soluções engenhosas no roteiro. E um elenco charmoso.

Michael Caine, 84, é o líder da gangue. Interpreta Joe, aposentado que perde sua pensão por uma falcatrua bancária e está ameaçado de ser despejado da casa onde mora com a filha e a neta. Outros ex-colegas estão na mesma situação: Willie, papel de Morgan Freeman, 79, e Albert, personagem que Alan Arkin, 83, constrói com muito humor.

Joe está na agência do banco, pedindo ajuda para sua situação, quando o lugar é invadido por assaltantes mascarados. O bando se sai bem e foge dali com malas cheias de dinheiro. Para o aposentado em apuros, fazer a mesma coisa se torna uma opção. E convencer os amigos é o próximo passo.

Não é tão fácil. "Temos experiência, esperteza, inteligência", diz Joe.

"E também artrite, gota e reumatismo", rebate Albert. O diálogo resume bem o miolo da história, com a preparação do trio para o assalto, orientado por um ladrão experiente, um tutor de roubos.

O roteiro tira humor das péssimas condições físicas do bando e do jogo de gato e rato entre os velhinhos e o policial encarregado do caso, uma participação coadjuvante simpática de Matt Dillon.

É lógico que os três não irão apodrecer na cadeia, mas o enredo consegue segurar bem até o final a dúvida sobre o resultado da iniciativa criminosa. A torcida para que eles sejam bem-sucedidos é inevitável. Enquanto os espectadores esperam pela conclusão, todos assistem a boas piadas em um filme despretensioso, com cara de Sessão da Tarde.

Avaliação: bom

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais