Confira as salas, guloseimas e programações de cinema preferidas do público

Pesquisa do Datafolha mostra onde cinéfilos gostam de assistir a filmes

São Paulo

Enquanto o Guia avaliava as salas de cinema da capital pelo 11º ano, o Datafolha foi pela segunda vez às ruas para saber a opinião do público que tem o hábito de sair de casa para ver um filme. Onde vão? O que veem? O que comem? Onde se sentem confortáveis? Onde levam as crianças ou os pretendentes?

Entre os dias 3 e 10 de janeiro, foram entrevistadas 827 pessoas das classes A e B, acima de 16 anos, que vão ao cinema ao menos uma vez por mês. A média de idade dos ouvidos é de 33 anos, 37% deles têm filhos e 71% completaram o ensino superior.

Indagados sobre os cinemas que frequentam, 61% disseram ir a salas da Cinemark, rede eleita por 64% dos entrevistados. 

 

Os 23 complexos da marca americana estão dentro de shoppings das cinco regiões da capital, o que talvez explique o fato de 68% dos entrevistados não saberem ou não se lembrarem de nomes de salas de cinema de rua.

Entre estes, destaca-se o Caixa Belas Artes, também o mais lembrado na categoria programação alternativa. Já o Cinépolis JK Iguatemi foi citado como melhor sala VIP e para casais.

MELHOR SALA

Se a pesquisa Datafolha fosse uma corrida, dava para dizer que deu zebra no topo do pódio. O complexo da Cinemark no shopping Center Norte, na Vila Guilherme, marcou presença entre os vencedores em 13 categorias neste ano, contra 6 na pesquisa do ano passado.

O complexo tem cinco salas, abertas em 2004. E pode se confundir com outro cinema, que fica a apenas uma rua de distância, no Lar Center, shopping de móveis. Este é bem mais novo, de 2015, e tem três salas, sendo duas delas VIP.

O amplo estacionamento e a localização em uma via expressa —a Marginal Tietê— também podem explicar o favoritismo do Center Norte Cinemark.

Enquanto em 2017, por exemplo, o cinema sequer havia pontuado como sala para casais, aparece agora como o favorito dos pombinhos (5%), empatado com o Cinépolis JK Iguatemi (5%). 

O centro de compras onde fica o cinema, aberto em 1984, também ganhou a simpatia do público, passando de 5% para 8% de menções na categoria melhor shopping.

CINECLUBES

Muitas das salas de rua de São Paulo oferecem uma programação que foge dos grandes lançamentos. Algumas delas funcionam também como cineclubes.

O Caixa Belas Artes, na rua da Consolação, foi escolhido pelo segundo ano como o melhor cinema de rua (8%). As seis salas são também as eleitas entre as que oferecem programação alternativa. Na categoria cineclube, o Belas Artes empatou com o Cinesesc (ambos com 2%). Porém, 82% dos entrevistados não sabiam ou não lembravam o nome de um cineclube.

A Cinemateca, órgão responsável pela preservação do cinema nacional e que conta com duas salas na Vila Mariana, não chegou a pontuar em nenhuma das três categorias. Tampouco foi lembrada a Matilha Cultural, na República, que, desde 2009, exibe filmes gratuitamente.

NETFLIX

Para além dos cinemas, o Datafolha buscou descobrir em que meios o público costuma assistir a filmes. Em um ano, o número dos que dizem ver na TV paga caiu de 63% para 48%. O DVD também caminha para o desuso: em 2017, 21% diziam ver filmes no aparelho, agora são 14%. As plataformas de streaming e a melhora da banda larga podem explicar as mudanças de hábito. Entre os que assinam serviços de filmes online, 75% optam pela Netflix, contra 67% em 2017.

MEIOS OU PLATAFORMAS EM QUE COSTUMA VER FILMES
48% TV paga
37% computador
19% Netflix
18% celular
17% TV aberta
14% DVD

ASSINATURA DE SERVIÇOS DE FILMES E SÉRIES ONLINE
75% Netflix
11% Net Now
6% HBO
20% não assina

Confira a seguir os favoritos do público em 32 categorias.

FAVORITOS DO PÚBLICO

Melhor sala para casais
5% Center Norte Cinemark
5% Cinépolis JK Iguatemi

Melhor sala em shopping
7% Center Norte Cinemark
6% Cinépolis JK Iguatemi 
6% Espaço Itaú de Cinema - Pompeia

Melhor sala 3D
7% Espaço Itaú de Cinema - Pompeia 
O complexo de 11 salas possui a tecnologia em 4 delas, incluindo a sala Imax

Melhor bonbonnière
5% Center Norte Cinemark

Melhor sala para crianças
4% Center Norte Cinemark
3% Aricanduva Cinemark
3% Metrô Santa Cruz Cinemark

Melhor sala VIP
8% Cinépolis JK Iguatemi
Garçons servem comes e bebes na sala VIP do complexo, também eleito o de melhor conforto (9%) e melhor poltrona (8%)

Melhor sala
7% Center Norte Cinemark
6% Cinépolis JK Iguatemi 
Na pesquisa do ano passado, o cinema do shopping JK Iguatemi atingiu a mesma porcentagem de votos, ficando entre os mais mencionados junto de Metrô Santa Cruz Cinemark (5%) e Espaço Itaú de Cinema - Pompeia (5%) 

Melhor rede
64% Cinemark 
A rede americana que chegou ao Brasil nos anos 1990 tem hoje 23 complexos na capital paulista e, no ano passado, foi eleita a melhor rede com 68% das menções

Melhor sala de rua
8% Caixa Belas Artes 
68% dos ouvidos não sabem ou não lembram o nome de salas de rua; cinco delas, como Reserva Cultural e Espaço Itaú Augusta, aparecem nas respostas para “a qual sala você costuma ir com mais frequência?”

Melhor cineclube
2% Caixa Belas Artes
2% Cinesesc

Melhor programação alternativa
​10% Caixa Belas Artes 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais