Mostras e sessões especiais de cinema invadem São Paulo na virada do mês

Programação para os cinéfilos inclui Anima Mundi e o Festival de Cinema Latino-Americano

São Paulo

Os cinéfilos de São Paulo estarão com a agenda cheia na virada do mês: entre o fim de julho e o começo de agosto, diversas mostras e sessões especiais ocupam salas de cinema e centros culturais da cidade. Confira uma seleção com alguns desses eventos.

Anima Mundi
Maior festival de animação do país, o Anima Mundi chega à 26ª edição, de quinta (2) a 5/8, destacando uma programação de curtas em realidade virtual. “Asteroids!”, por exemplo, além do recurso tecnológico, tem a atriz Elizabeth Banks entre os dubladores. O evento ocupa cinco locais na cidade, como o Caixa Belas Artes e o CCBB. Serão projetados 405 filmes (entre longas e curtas) de 40 países —108 deles brasileiros. Outras atrações desta edição são o foco em produções espanholas, que ganham sessões especiais, as exibições de filmes premiados no festival de Annecy, o mais importante do segmento, e as masterclasses.
Confira programação completa em animamundi.com.br

Cena Preta, Plano Negro
O Sesc Ipiranga exibe uma seleção de longas e curtas dirigidos por negras e negros até 29/8. Entre os filmes será exibido o documentário “Cabelo Bom” (2017), de Swahili Vidal e Claudia Alves, em que três mulheres negras expõem a sua relação com o cabelo crespo. Para a criançada, haverá sessões especiais nos dias 21 e 22 de agosto, com a projeção de três filmes.
Sesc Ipiranga - Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, zona sul, tel. 3340-2000. Confira a programação completa em sescsp.org.br. GRÁTIS

Ciclo de Cinema e Psicanálise
A Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Cinemateca Brasileira, com apoio da Folha, promovem na quarta (1º) sessão seguida de debate do filme “O Insulto”, do diretor libanês Ziad Doueiri. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme mostra como um desentendimento entre um cristão libanês e um refugiado palestino, em Beirute, escala para um julgamento com repercussão nacional.
Cinemateca Brasileira - Lgo. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul, tel. 3512-6111. Qua. (1º): 19h. Retirar ingresso uma hora antes. GRÁTIS

Cinema ao Ar Livre no CCSP
A programação especial reúne sessões gratuitas que acontecem ao ar livre, no terraço do Centro Cultural São Paulo. Os filmes selecionados discutem tecnologia e relações humanas, como é o caso de "Encontros e Desencontros" (2003), longa de Sofia Coppola que será exibido neste domingo (29). Oficinas e debates acompanham as sessões. No dia 5/8, é a vez de “Blade Runner” (1982), de Ridley Scott, ser projetado.
CCSP - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, s/ tel. Dom. (29/7 e 5/8): 18h30. GRÁTIS

O ator Bill Murray e a atriz Scarlett Johansson em cena do filme "Encontros e Desencontros"
O ator Bill Murray e a atriz Scarlett Johansson em cena do filme "Encontros e Desencontros" - Divulgação

 CineCiência
A edição de julho do evento que combina cinema e ciência apresenta o longa "Tão Forte e Tão Perto" (2012), de Stephen Daldry. Em seguida, há bate-papo com João Paulo Vani, que lança na ocasião o livro "Terror e Trauma na Literatura: Do 11 de Setembro às Marcas na Alma".
MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa,  zona oeste, tel: 2117-4777. Dom. (29): 16h.  Retirar ingresso uma hora antes. GRÁTIS

​Cine Conversa
O Teatro Aliança Francesa exibe, na quinta (2), o filme "Eles Não Usam Black-tie" (1981), de Leon Hirszman, seguido de debate com José Cetra, membro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).
Teatro Aliança Francesa - R. General Jardim, 182, região central. Qui. (2): 19h. Retirar ingresso uma hora antes. GRÁTIS

Cine Persona
O Sesc Avenida Paulista recebe, na terça (31), mais uma edição do Cine Persona, em que uma artista escolhe um filme que marcou a sua trajetória para ser exibido e seguido de debate. O convidado desta vez é o escritor e jornalista João Silvério Trevisan, que escolheu o longa “Bom Trabalho” (1999), de Claire Denis, sobre a relação de dois militares num campo de treinamento em Djibouti (África).
Sesc Avenida Paulista - Av. Paulista, 119,  Bela Vista, tel. 3170-0800. Ter. (31): 20h. GRÁTIS

8 ½ Festa do Cinema Italiano
A 8 ½ Festa do Cinema Italiano, que exibe as produções cinematográficas recentes do país, acontece no Espaço Itaú de Cinema Augusta de quinta (2) até quarta (8). Um dos destaques desta edição é o longa “Dogman” (2018), de Matteo Garrone, que rendeu a Marcello Fonte a Palma de Ouro de melhor ator em Cannes. O filme narra a história de um homem que trabalha em um pet shop e vive uma relação de submissão com um ex-boxeador, interpretado por Edoardo Pesce, que participa do evento.
Confira programação completa em festadocinemaitaliano.com.br

13º Festival de Cinema Latino-Americano
Filmes latino-americanos tomam conta das salas do Memorial da América Latina, CineSesc, CCBB e Centro de Pesquisa e Formação do ​Sesc até 1º de agosto. As exibições fazem parte da programação do Festival de Cinema Latino-Americano. Reunindo destaques da produção cinematográfica mais recente feita na América Latina e no Caribe, o evento exibe 77 filmes de 11 países. Esta edição presta homenagem a duas personalidades, uma nacional, o cineasta Jeferson De (“Correndo Atrás”), e outra internacional, a atriz argentina Inés Efron (“Amorosa Soledad”). A programação tem também uma seleção de filmes chilenos, uma sessão para a criançada, batizada de Latininhos, e atividades paralelas, como encontros, debates e oficinas.
Veja a programação completa em festlatinosp.com.br 

Kubrick 90 anos
O MIS exibe, até domingo (29), filmes do cineasta americano Stanley Kubrick (1928-1999) para celebrar seus 90 anos. Longas como “Laranja Mecânica” (1971) e "2001: Uma Odisseia no Espaço" (1968) estão na programação. No domingo, "O Iluminado" ganha projeção com sonorização ao vivo.
MIS - Avenida Europa, 158, Jardim Europa,  zona oeste, tel: 2117-4777. Confira a programação completa em www.mis-sp.org.br.

Novas Cinefilias - O Espírito de Resistência do Outro Cinema Espanhol
​Com quatro sessões, uma por semana, o Instituto Cervantes apresenta longas espanhóis que passaram longe do circuito comercial. Entre as produções está "Días Color Naranja" (2016), de Pablo Llorca.
Confira a programação completa em saopaulo.cervantes.es/br.

Spike Lee e o Novo Cinema Negro
Precursor do cinema feito por negros com temática negra, o cineasta americano Spike Lee é destaque de mostra no CCSP que vai até domingo (29). Além de filmes do diretor, como “Faça a Coisa Certa” (1989), o evento exibe longas de cineastas negros que se destacaram nos últimos anos, como Jordan Peele, de “Corra!” (2016).
CCSP - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, s/ tel. Confira a programação completa em centrocultural.sp.gov.br.

Um Lugar ao Sol
Na programação da mostra do CCSP —que vai do dia 7 ao 12/8— estão filmes brasileiros lançados recentemente e que buscam debater o papel da cidade. Aparecem, por exemplo, "O Som ao Redor" (2012) e "Aquarius" (2016), Kleber Mendonça Filho.
Confira a programação completa em centrocultural.sp.gov.br.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais