Mostras de Spike Lee e Lars von Trier e festival de filmes de fantasia são atrações fora do circuito

Confira filmes exibidos em programações especiais em São Paulo

São Paulo
 

Acorde! O Cinema de Spike Lee 
Entre quarta (7) e 3/12, o CCBB promove mostra em homenagem ao cineasta americano Spike Lee, com algumas sessões gratuitas. Na programação estão 23 longas e quatro clipes musicais, além de um debate e uma aula, que acontecem em 22 e 24/11, respectivamente. Destaque para “Faça a Coisa Certa” (1989) e “Ela Quer Tudo” (1986; foto).
Sala e horários

 

 

Ciclo de Cinema e Psicanálise
O quarto módulo do ciclo de cinema, que discute o mal-estar na civilização, chega ao fim com a exibição do longa argentino “Relatos Selvagens” (2014), de Damián Szifron, nesta quarta (7). Após a sessão, que acontece na Cinemateca e tem entrada gratuita, há debate com a psicanalista Dora Tognolli e a jornalista da Folha Úrsula Passos. 
Sala e horários

 

Cinefantasy
Em sua oitava edição, o Cinefantasy - Festival Internacional de Cinema Fantástico chega nesta terça (6) ao CCSP, onde exibe 64 filmes de terror, fantasia e ficção científica de graça. Com programação que se estende até 11/11, a mostra tem longas e curtas nacionais e de outros dez países, como França, Reino Unido, Argentina e China. Entre os destaques estão os longas brasileiros “Mata Negra” (2018), de Rodrigo Aragão, sobre uma menina que encontra um livro de magia, e “Terra e Luz” (2017), de Renné França, que se passa em um futuro devastado por vampiros.
Sala e horários

 

Cinema Negro - Um Ato Político
Spike Lee também marca presença na mostra do Espaço Itaú Augusta, com seu novo longa, “Infiltrado na Klan” (2018; foto). Com filmes dirigidos por cineastas negros, a programação começa na segunda (5) e vai até 11/11. Também são exibidos títulos como “Corra!” (2017), de Jordan Peele, e o nacional “Café com Canela” (2017).
Sala e horários

 

O Iluminado
Para estrear o Cinelândia, novo projeto de clássicos da Cinesala, o filme de Stanley Kubrick ganha sessões nesta sexta (2) e sábado (3), em versão restaurada e estendida, inédita nos cinemas brasileiros.
Sala e horários

 

Mostra de Cinema Grego
Dedicada a produções cinematográficas gregas, a terceira edição da mostra tem sessões gratuitas na Cinemateca até 11/11. Entre os longas projetados estão “Kinetta” (2005; foto), de Yorgos Lanthimos, e “Nunca aos Domingos” (1960), de Jules Dassin, vencedor do Oscar de melhor canção original. No encerramento do festival, há feira com comidas e bebidas típicas da Grécia e apresentação de danças folclóricas.
Sala e horários

 

Retrospectiva de Nelson Pereira dos Santos
O cineasta paulista Nelson Pereira dos Santos, falecido em abril, ganha retrospectiva no IMS a partir de terça (6). A mostra exibirá, ao longo de um ano, todos os 25 filmes do diretor. Em novembro, ganham sessões os longas “Rio, 40 Graus” (1955) e “Rio, Zona Norte” (1957). Na abertura, há debate com o cineasta Emílio Domingos e o crítico Heitor Augusto.
Sala e horários

 

Tela Clássica
Amante de polêmicas, o diretor dinamarquês Lars von Trier acompanha de maneira sádica e sem censura um serial killer em seu novo longa, “A Casa que Jack Construiu”. Com Matt Dillon, Bruno Ganz e Uma Thurman no elenco, o longa mostra o assassino protagonista em uma conversa com um velho sábio, na qual relembra alguns de seus crimes. Eles são mostrados em cenas gráficas e nada sutis, que incluem tortura física e psicológica. Na esteira do lançamento, o Sesc Pinheiros montou programação gratuita dedicada ao cineasta na mostra Tela Clássica. Até 4/12, o espaço exibe títulos como “Manderlay” (2005) e “Ninfomaníaca” (2013).
Salas e horários de “A Casa que Jack Construiu”
Confira a programação da mostra Tela Clássica em sescsp.org.br

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais