Casablanca
O clássico de 1942, estrelado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, ganha sessão gratuita na quarta (30). Para aproveitar a proximidade do Oscar, o Spcine Roberto Santos exibe outros três vencedores da estatueta: "O Silêncio dos Inocentes" (1991), "Kramer vs. Kramer" (1979) e "Um Estranho no Ninho" (1976).
Sala e horários
Cinema e Misantropia
O Cinusp inaugura a programação de 2019 chocando o público. Na mostra Cinema e Misantropia, que discute a aversão à natureza humana e a outras pessoas, alguns filmes que marcaram época com cenas gráficas de violência ganham projeção. É o caso de “Laranja Mecânica” (1971), de Stanley Kubrick, e do sádico “Salò, ou os 120 Dias de Sodoma” (1975), de Pier Paolo Pasolini. Mas títulos não tão pesados também estão na agenda, como o argentino “Relatos Selvagens” (2014), de Damián Szifron, e “Taxi Driver” (1976), de Martin Scorsese. Gratuita, a mostra acontece entre esta segunda (28) e 24/2 e abre com o polonês “Não Matarás” (1988), de Krzysztof Kieslowski, e com o austríaco “Violência Gratuita” (1997), de Michael Haneke. Ao todo, 15 filmes são exibidos em cópia digital.
Salas e horários
EntreVilas
O Museu da Imigração promove exibição seguida de debate deste webdocumentário do Coletivo Crua, que mostra o cotidiano das vilas e as lutas operárias que ocorreram em São Paulo durante o período de industrialização.
Sala e horário
Fevereiros
A Folha realiza, na segunda (28), pré-estreia gratuita do documentário de Marcio Debellian sobre a cantora baiana Maria Bethânia. O filme a acompanha durante o desfile da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, que a homenageou e venceu o Carnaval de 2016. Após a sessão, que acontece no Espaço Itaú Frei Caneca, há debate com o diretor, com o músico José Miguel Wisnik e com o historiador Luiz Antônio Simas. A mediação é da jornalista da Folha Teté Ribeiro.
Sala e horário
Pixote: A Lei do Mais Fraco
O Matilha Cultural apresenta sessão, em cópia restaurada, deste longa dirigido por Héctor Babenco. A trama acompanha um garoto de 11 anos que foge de um reformatório e vai morar nas ruas. Ali, convive com traficantes, assassinos e cafetões.
Sala e horários
Tudo que Aprendemos Juntos
O longa narra a história de um violinista que, após ser reprovado no teste para a Osesp, decide dar aulas em uma favela. A exibição integra a programação da mostra SP 465 - Quem É Nóis, que traça um panorama de quem ocupa a cidade de São Paulo.
Sala e horário
Comentários
Ver todos os comentários