Dia da Mulher no Circuito Spcine
Os cinemas que integram o circuito Spcine têm programação especial entre esta sexta (8) e 27/3, com seis longas e seis curtas dirigidos por mulheres. Eles são exibidos na biblioteca Roberto Santos, no Spcine Olido e no Spcine Paulo Emílio. Entre os títulos estão “Lady Bird: A Hora de Voar” (2017), de Greta Gerwig, e “My Name is Now, Elza Soares” (2014), de Elizabete Martins Campos.
Salas e horários
Fronteiras Finais
Desde novembro, o projeto Replicante, em parceria com o Cinesesc e a editora Aleph, exibe filmes que celebram os 50 anos da chegada do astronauta americano Neil Armstrong à Lua, em julho de 1969.
Esta semana, dois longas ganham projeção: “Duna” (1984), de David Lynch, neste sábado (9), e “Planeta Fantástico” (1973), de René Laloux, nesta segunda (11). A ficção-científica cult do cineasta americano acompanha um guerreiro que, para vingar a morte do pai, comanda uma batalha contra o imperador tirano de um planeta distante. O filme é exibido em cópia digital restaurada, inédita nos cinemas brasileiros. Já na animação francesa, também em cópia digital restaurada, alienígenas humanoides se rebelam contra uma raça de gigantes azuis.
Salas e horários
Mês da Mulher no Belas Artes
O cinema de rua projeta, entre esta sexta (8) e 29/3, quatro longas dirigidos por mulheres. Quem inaugura a programação é a francesa Agnès Varda, com “Cléo das 5 às 7” (1962), sobre uma cantora hipocondríaca. Também estão selecionados “As Virgens Suicidas” (1999), de Sofia Coppola, “O Piano” (1993), de Jane Campion, e “O Pântano” (2001), de Lucrecia Martel.
Salas e horários
Move Cine Arte
Nascido em 2012 com o intuito de promover integração entre cinema e outras formas de arte, o festival itinerante Move Cine Arte exibe 27 filmes de 15 países entre esta segunda (11) e 23/3. A programação, batizada de Move Cine Arch, é dedicada especificamente à arquitetura e ao urbanismo. Três endereços recebem sessões e debates: a Fapp, o Senac e a sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil. Gratuita, a seleção de filmes foi feita por Andre Fratti Costa e Steve Bisson, respectivamente os representantes brasileiro e italiano do festival. Entre os títulos que ganham projeção está o documentário dinamarquês “My Playground”, de Kaspar Astrup Schröder, sobre a ocupação do espaço urbano por praticantes de parkour.
Confira a programação completa em movecinearte.com
Novíssimo Cinema Brasileiro
Em sua oitava edição, a mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que o Cinusp promove até 24/3, reúne sete pré-estreias de filmes nacionais e sete debates, além de revisitar outros 14 títulos lançados recentemente no circuito. Entre os longas exibidos em primeira mão estão “Eleições”, de Alice Riff, que tem bate-papo com diretora e elenco nesta sexta (8), e “Ilha”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, que integra o debate desta segunda (11). Premiado nos festivais de Brasília e do Rio, acompanha dois jovens que sequestram um cineasta. Já “Eleições” é um documentário sobre a votação para o grêmio estudantil de um colégio, comandada por jovens negros e LGBTs. Os recentes “Benzinho”, “Café com Canela”, “Tinta Bruta” e “As Boas Maneiras” são outros títulos que ganham projeção na mostra.
Sala e horários
Comentários
Ver todos os comentários