Descrição de chapéu Folha Mulher
Cinema

Mostras que celebram o Dia da Mulher estão entre atrações especiais de cinema

Confira filmes exibidos em sessões fora do circuitão em São Paulo

São Paulo

Dia da Mulher no Circuito Spcine
Os cinemas que integram o circuito Spcine têm programação especial entre esta sexta (8) e 27/3, com seis longas e seis curtas dirigidos por mulheres. Eles são exibidos na biblioteca Roberto Santos, no Spcine Olido e no Spcine Paulo Emílio. Entre os títulos estão “Lady Bird: A Hora de Voar” (2017), de Greta Gerwig, e “My Name is Now, Elza Soares” (2014), de Elizabete Martins Campos.
Salas e horários

 

Fronteiras Finais
Desde novembro, o projeto Replicante, em parceria com o Cinesesc e a editora Aleph, exibe filmes que celebram os 50 anos da chegada do astronauta americano Neil Armstrong à Lua, em julho de 1969.
Esta semana, dois longas ganham projeção: “Duna” (1984), de David Lynch, neste sábado (9), e “Planeta Fantástico” (1973), de René Laloux, nesta segunda (11). A ficção-científica cult do cineasta americano acompanha um guerreiro que, para vingar a morte do pai, comanda uma batalha contra o imperador tirano de um planeta distante. O filme é exibido em cópia digital restaurada, inédita nos cinemas brasileiros. Já na animação francesa, também em cópia digital restaurada, alienígenas humanoides se rebelam contra uma raça de gigantes azuis.
Salas e horários

 

Mês da Mulher no Belas Artes
O cinema de rua projeta, entre esta sexta (8) e 29/3, quatro longas dirigidos por mulheres. Quem inaugura a programação é a francesa Agnès Varda, com “Cléo das 5 às 7” (1962), sobre uma cantora hipocondríaca. Também estão selecionados “As Virgens Suicidas” (1999), de Sofia Coppola, “O Piano” (1993), de Jane Campion, e “O Pântano” (2001), de Lucrecia Martel.
Salas e horários

 

Move Cine Arte
Nascido em 2012 com o intuito de promover integração entre cinema e outras formas de arte, o festival itinerante Move Cine Arte exibe 27 filmes de 15 países entre esta segunda (11) e 23/3. A programação, batizada de Move Cine Arch, é dedicada especificamente à arquitetura e ao urbanismo. Três endereços recebem sessões e debates: a Fapp, o Senac e a sede paulista do Instituto de Arquitetos do Brasil. Gratuita, a seleção de filmes foi feita por Andre Fratti Costa e Steve Bisson, respectivamente os representantes brasileiro e italiano do festival. Entre os títulos que ganham projeção está o documentário dinamarquês “My Playground”, de Kaspar Astrup Schröder, sobre a ocupação do espaço urbano por praticantes de parkour.
Confira a programação completa em movecinearte.com

 

Novíssimo Cinema Brasileiro
​Em sua oitava edição, a mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que o Cinusp promove até 24/3, reúne sete pré-estreias de filmes nacionais e sete debates, além de revisitar outros 14 títulos lançados recentemente no circuito. Entre os longas exibidos em primeira mão estão “Eleições”, de Alice Riff, que tem bate-papo com diretora e elenco nesta sexta (8), e “Ilha”, de Glenda Nicácio e Ary Rosa, que integra o debate desta segunda (11). Premiado nos festivais de Brasília e do Rio, acompanha dois jovens que sequestram um cineasta. Já “Eleições” é um documentário sobre a votação para o grêmio estudantil de um colégio, comandada por jovens negros e LGBTs. Os recentes “Benzinho”, “Café com Canela”, “Tinta Bruta” e “As Boas Maneiras” são outros títulos que ganham projeção na mostra.
Sala e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais