Filme polêmico sobre comunidade trans e documentário sobre Chorão são destaques do dia na Mostra

Confira dez indicações para esta terça (22)

Na estreia de Assayas como diretor em longa-metragem, três integrantes de uma banda punk em ascensão têm de lidar com consequências indesejadas ao invadirem uma loja de instrumentos. As principais dicas desta terça-feira (22) na 43ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo são as exibições de "Adam", de Rhys Ernst, e "Chorão: Marginal Alado", de Felipe Novaes.

O primeiro causou furor após estrear no Festival Sundance, com petições e hashtags em redes sociais pedindo o boicote da produção. Isso porque o filme conta a história do personagem título, um rapaz hétero que finge ser transexual para namorar uma garota lésbica. O fato do próprio diretor do longa ser um homem trans não impediu que ativistas dissessem que o filme propaga ideias preconceituosas sobre a comunidade LGBT. ​

Chorão em cena de 'Marginal Alado', documentário sobre o líder do Charlie Brown Jr.
Chorão em cena de 'Marginal Alado', documentário sobre o líder do Charlie Brown Jr. - Divulgação

O documentário "Chorão: Marginal Alado" reconta momentos importantes da vida do líder da banda Charlie Brown Jr., morto há seis anos.

Outro destaque do dia é uma maratona do diretor francês Olivier Assayas no Museu de Imagem e Som (MIS). À partir das 15h, serão exibidos quatro filmes do cineasta em sequência: "Desordem" (1986), "A Criança do Inverno" (1989), "Irma Vep" (1996) e "Horas de Verão" (2008).

Confira a lista completa de indicações do dia:

Adam
Um adolescente heterossexual finge ser transgênero para namorar uma garota lésbica. Nisso, acaba encontrando acolhida na comunidade LGBT nova-iorquina no começo dos anos 2000.

Veja salas e horários

Chorão - Marginal Alado
Financiado coletivamente, o documentário conta a vida e o legado de Chorão, líder do Charlie Brown Jr., morto em 2013.

Veja salas e horários

Oh Boy
Após desistir da faculdade, terminar com a namorada e passar por uma série de infortúnios, um jovem vaga pelas ruas berlinenses à procura de um café e de seu lugar no mundo. Lançado nos EUA sob o nome “A Coffee in Berlin”.

Veja salas e horários

Castelo de Sonhos
Após anos de ausência, o pai de um casal de filhos reaparece. Com a mãe internada em estado terminal, ele não tem outra opção senão levar as crianças consigo em uma longa viagem de carro pelas montanhas iranianas. Do mesmo diretor de “Sob a Luz do Luar”, exibido na 25ª Mostra.

Veja salas e horários

Cães do Espaço
Filmado da perspectiva de um cão, o documentário segue pelas ruas de Moscou os filhos da cachorra Laika: o primeiro ser vivo terrestre a ser enviado ao espaço.

Veja salas e horários

Maratona Assayas no MIS 

Desordem
Na estreia de Assayas como diretor em longa-metragem, três integrantes de uma banda punk em ascensão têm de lidar com consequências indesejadas ao invadirem uma loja de instrumentos.

Veja salas e horários

A Criança do Inverno
Uma complicada rede de amores não correspondidos em uma companhia teatral acontece durante um longo inverno. Um ator dispensa a namorada grávida para ficar com uma figurinista que, por sua vez, é apaixonada por outro ator da mesma trupe.

Veja salas e horários

Irma Vep
Nesta homenagem à história do cinema francês, uma atriz de Hong Kong é convidada a protagonizar um remake do clássico mudo “Les Vampires”.

Veja salas e horários

Horas de Verão
Com a morte da mãe, três irmãos com vidas distantes têm de decidir o destino da coleção de arte que ela deixou.

Veja salas e horários

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais