Descrição de chapéu mostra de cinema
Cinema

Fique em casa: mostra online homenageia Domingos Oliveira e exibe filme inédito

Programação com 15 filmes marca a abertura do Circuito Inffinito de Festivais

São Paulo

Último trabalho do cineasta e dramaturgo Domingos Oliveira, morto em 2019, o documentário inédito "Os Oito Magníficos", de 2017, pode ser visto gratuitamente online até 31 de maio. Junto com o longa, são disponibilizados outros 13 filmes do diretor.

Totalmente virtual, a ação marca a abertura do Circuito Inffinito de Festivais, grupo que divulga o cinema brasileiro em festivais internacionais, como em Miami e Nova York —evento adiado para o segundo semestre devido ao coronavírus.

Esta edição do evento inclui a "Mostra Domingos Oliveira", que homenageia o diretor com uma seleção de seus filmes, além do documentário "Domingos" (2009), de Maria Ribeiro.

Entre os longas estão "Todas as Mulheres do Mundo", de 1966, sobre um romance iniciado em uma festa de Natal e que inspirou a série da Globo; "Separações", de 2002, comédia em que Oliveira contracena com sua mulher, Priscilla Rozenbaum; "Infância", de 2014, no qual Fernanda Montenegro vive a matriarca de uma tradicional família do Rio de Janeiro dos anos 1950, e "BR 716", de 2016, que retrata a juventude e boemia carioca em meio ao golpe militar de 1964.

Gravado em 2017, o inédito "Os Oito Magníficos" traz Maria Ribeiro, Fernanda Torres, Wagner Moura, Carolina Dieckmann, Sophie Charlotte, Mateus Solano, Alexandre Nero e Du Moscovis em um almoço de domingo, no qual discutem os rumos da arte.

Além da exibição dos filmes, a programação tem lives de artistas relacionados a Oliveira, como Betty Faria, Maitê Proença, Maria Ribeiro, Priscilla Rozenbaum e Paulo Betti para discutir sua produção. As conversas são transmitidas pelo Instagram @inffinito_braff.

Circuito Inffinito de Festivais
Filmes disponíveis de 5 a 31 de maio em inff.online.

Lives sobre a obra de Domingos Oliveira
No Instagram @inffinito_braff às 19h.
7/5: Maitê Proença e Adriana L. Dutra – Sobre a criação de Domingos Oliveira.
12/5: Maria Ribeiro e Adriana L. Dutra – Domingos Oliveira, o homem e o personagem.
13/5: Ricardo e André – Quem são os personagens de Domingos Oliveira?
14/5: Betty Faria e Adriana L. Dutra – O Rio de Domingos Oliveira e Leila Diniz nos anos 1960.
19/5: Priscilla Rozenbaum e Flavia Guimaraes – Domingos Oliveira e o roteiro.
20/5: Paulo Betti e Cláudia Dutra – Domingos Oliveira e os atores.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais