Confira 15 filmes e séries de terror para assistir no Dia das Bruxas

Produções no streaming e nos cinemas vão do clássico 'A Bruxa de Blair' a 'Ratched'

São Paulo

Infelizmente, o Dia das Bruxas ganhou outros medos neste ano. Neste sábado, dia 31, não há seres sobrenaturais e horripilantes à solta —quem assusta mesmo é a pandemia, que não deixa ninguém se reunir nem planejar uma festa de Halloween.

Ainda assim, é possível aproveitar a data em clima terror com a ajuda da ficção. Uma opção é maratonar filmes e séries com roteiros que flertam com o sobrenatural. Plataformas de streaming, por exemplo, apresentam clássicos do gênero, como “A Bruxa de Blair”, de 1999. Mas há também novidades, caso da série “Ratched”, lançada neste ano.

A Mostra Internacional e os cinemas, que estão reabertos em São Paulo, também se dedicam a produções de terror e suspense. Mas lembre-se —se decidir sair, use sempre máscara.

*

Nos cinemas

Ilha da Fantasia
Fantasy Island, EUA, 2019. Direção: Jeff Wadlow. Com: Michael Peña, Maggie Q e Lucy Hale. 110 min.Neste longa-metragem, um resort em uma ilha paradisíaca oferece aos hóspedes a oportunidade de realizar todos os seus sonhos —mas tudo tem um preço. O suspense estava previsto para estrear em fevereiro, mas chegou agora aos cinemas.


A Maldição do Espelho
Rússia, 2019. Direção: Aleksandr Domogarov. Com: Angelina Strechina, Tatyana Kuznetsov e Daniil Izotov. 83 min.
Os alunos de um colégio interno recitam uma maldição que promete realizar desejos, mas acabam invocando um sanguinário espírito.


As Faces do Demônio
Coreia do Sul, 2019. Direção: Hong-seon Kim. Com: Sung-Woo Bae, Dong-il Sung e Young-nam Jang.
O filme faz parte do boom cinematográfico sul-coreano e mostra um casal que se muda para uma casa, mas nota eventos sinistros. O motivo é um espírito. Para resolver o problema, eles pedem a ajuda de um religioso, mas ele hesita em fazer o exorcismo.

Mostra de Cinema

Chico Ventana Também Queria Ter um Submarino
Uruguai/ Argentina/ Brasil/ Holanda/ Filipinas, 2020. Direção: Alex Piperno. Com: Daniel Quiroga, Inés Bortagaray e Noli Tobol.
O filme conta duas histórias. Uma exibe um marinheiro que descobre uma passagem secreta em um submarino, caminho que o leva ao apartamento de uma jovem. A outra trama traz camponeses que encontram uma cabana abandonada que assusta os moradores da região.


Irmã
Brasil, 2020. Direção: Luciana Mazeto e Vinícius Lopes. Com: Maria Galant, Anaís Grala Wegner e Felipe Kannenberg.
Duas irmãs que partem em busca do pai antes que um asteroide acabe com a vida na Terra. No caminho, realidade e fantasia se confundem e elas passam a interagir com fantasmas, superpoderes e até dinossauros.


Lua Vermelha
Espanha, 2020. Direção: Lois Patiño. Com: Ana Marra, Carmen Martínez e Pilar Rodlos.
Os habitantes de uma pequena cidade espanhola sofrem uma estranha paralisia que poupa somente as suas vozes. Três mulheres chegam ao vilarejo à procura de um marinheiro. É quando elas se deparam com esse cenário.


Netflix

A Maldição
EUA, 2018 e 2020. Direção: Mike Flanagan.
sta série de terror tem duas temporadas, que mostram histórias diferentes. A primeira, chamada “A Maldição da Residência Hill”, acompanha irmãos que cresceram em uma casa mal-assombrada e retornam ao local depois de adultos para lidar com o suicídio da irmã. Já a segunda, “A Maldição da Mansão Bly”, se passa na Inglaterra de 1987 e conta a história de uma babá que cuida de órfãos.


Ratched
EUA, 2020. Criação: Ryan Murphy e Evan Romansky. Com: Sarah Paulson, Finn Wittrock e Cynthia Nixon.
A personagem da enfermeira Mildred Ratched, que marcou o clássico “Um Estranho Ninho” (1975), é reencarnada por Sarah Paulson na série.A produção se passa em 1947 e acompanha a personagem, que trabalha como enfermeira em hospital psiquiátrico.


Scream
EUA, 2015. Direção: Jaime Paglia, Dan Dworkin e Jay Beattie. Com: Willa Fitzgerald, Bex Taylor-Klaus e John Karna.
A série é inspirada nos filmes “Pânico”, sobre o assassino que persegue jovens usando uma máscaras. O terror volta à tona quando um crime, parecido com os do serial killer, surpreende a cidade.

Uol Play

Identidade
EUA, 2003. Direção: James Mangold. Com: John Cusack, Ray Liotta e Amanda Peet. 87 min.
Para escapar de uma tempestade, um grupo de pessoas se refugia em um hotel de beira de estrada, comandado por um jovem excêntrico. Uma série de atos violentos os faz perceber que o local não é tão seguro quanto aparentava.


Na Companhia do Medo
EUA, 2003. Direção: Mathieu Kassovitz. Com: Halle Berry, Robert Downey Jr. e Charles S. Dutton. 80 min.
Uma médica psiquiatra é a principal suspeita da morte do marido. Ela é internada contra a sua vontade na clínica em que trabalha, mas passa a desconfiar que está sendo ameaçada por uma vingativa entidade sobrenatural.

Amazon

Hereditário
EUA, 2018. Direção: Ari Aster. Com: Toni Collette, Milly Shapiro e Gabriel Byrne.
O filme de terror conta a história da família Graham, que, após a morte da avó, começa a ser assombrada por acontecimentos misteriosos.


A Bruxa de Blair
EUA, 1999. Direção: Daniel Myrick, Eduardo Sanchez. Com: Heather Donahue, Michael C. Williams e Joshua Leonard.
É um dos maiores clássicos do gênero. No filme, três estudantes de cinema desaparecem depois de entrar em uma floresta para filmar um documentário sobre a lenda da Bruxa de Blair. As filmagens desses personagens marcam a linguagem da produção.


O Mal Não Espera a Noite - Midsommar
EUA/ Suécia, 2019. Direção: Ari Aster. Com: Florence Pugh, Jack Reynor, Will Poulter.
Um grupo de amigos viajam para a Suécia para visitar o lendário festival de verão da cidade natal de um deles. Tudo começa como se fosse um retiro idílico, até que alguns integrantes desaparecem e tudo se transforma em uma competição violenta e bizarra envolta de um culto pagão.


Noturno
EUA, 2020. Direção: Zu Quirke. Com: Sydney Sweeney, Brandon Keener e Madison Iseman.
Fruto da parceria entre a Amazon e a produtora Blumhouse, de filmes como "Corra" (2017) e "Atividade Paranormal" (2007), o longa conta a história de uma estudante de música que se sente inferior à irmã gêmea e usa as anotações do diário de uma colega que cometeu suício para se sentir poderosa.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais