Descrição de chapéu mostra de cinema
Cinema

Conheça filmes da Mostra de Cinema para quem é fã de literatura

Títulos incluem adaptação de livro de José Saramago e cinebiofrafia sobre escritora de terror

São Paulo

Pode ser difícil escolher a quais filmes assistir em meio a quase 200 filmes que formam a programação da 44ª Mostra Internacional de Cinema. Há boas opções dentro de um dos estilos mais comuns dos estúdios —produções inspiradas em livros.

Para quem gosta desse tipo de adaptação, vale conferir o longa-metragem português "O Ano e a Morte de Ricardo Reis", baseado no romance homônimo de José Saramago. Há também "Senhora do Nilo", que parte de obra da escritora ruandesa Scholastique Mukasonga.

Essa não é a única influência da literatura na produção audiovisual do festival. A Mostra exibe "Shirley", em que Elisabeth Moss interpreta a escritora de terror Shirley Jackson, e o documentário "Nadando Até o Mar se Tornar Azul", que constrói um panorama da sociedade chinesa os últimos 70 anos com base em depoimentos de escritores.

Neste ano, por causa da pandemia, a Mostra ocorre online, com os títulos disponibilizados virtualmente pela plataforma de streaming Mostra Play e ingressos a R$ 6 por exibição. Confira.

*

O Ano da Morte de Ricardo Reis
Portugal, 2020. Direção: João Botelho. Com: Chico Díaz, Luís Lima Barreto e Catarina Wallenstein.
Adaptação do romance homônimo do escritor José Saramago, a história acompanha Ricardo Reis, que volta a Portugal após um exílio de 16 anos no Brasil, em 1936. O filme se divide entre os monólogos de Ricardo Reis, os diálogos com Fernando Pessoa e as duas paixões carnais e impossíveis com Lídia e Marcenda. Tudo isso em meio a um ano marcado pelo nazismo de Hitler, o fascismo de Mussolini, o caminhar da Guerra Civil Espanhola e pela ditadura portuguesa de Salazar.


Senhora do Nilo
França/Bélgica/Ruanda, 2019. Direção: Atiq Rahimi. Com: Santa Amanda Mugabekazi, Albina Sydney Kirenga e Angel Uwamahoro.
O filme é uma adaptação do livro homônimo de Scholastique Mukasonga que retrata Ruanda em 1973. A história acompanha um conceituado colégio interno católico, onde garotas são preparadas para pertencer à elite ruandense. Ali, as garotas compartilham o mesmo dormitório e dividem sonhos e preocupações.


Shirley
Estados Unidos, 2020. Direção: Josephine Decker. Com: Elisabeth Moss, Michael Stuhlbarg e Odessa Young.
Neste drama, a escritora de terror Shirley Jackson e o marido (e crítico literário) Stanley Hyman hospedam em sua casa o universitário Fred Nemser e sua mulher, Rosa, que está grávida. Jackson encontra no jovem casal a inspiração que precisava para mais um livro, mas sua escrita ameaça o relacionamento deles.


Nadando Até o Mar se Tornar Azul
China, 2020. Direção: Jia Zhang-ke.
O documentário acompanha o encontro de um grupo de escritores e acadêmicos chineses e faz uma retrospectiva dos últimos 70 anos do país a partir das memórias do escritor e ativista Ma Feng e de outros três autores nascidos a partir da década de 1950.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais