Saiba onde assistir à versão mais sombria de 'Pinóquio', que chega aos cinemas

Estreiam em SP apenas quatro filmes nesta semana, entre eles documentário sobre Antonio Callado

São Paulo

Embora as estreias nos cinemas estejam sendo retomadas, o retorno é lento, poucas produções são lançadas e as salas penam para atrair o público. Nesta semana, por exemplo, há apenas quatro novos filmes –nesta mesma época, no ano passado, foram 11 longas.

Um dos destaques é “Pinóquio”, do diretor italiano Matteo Garrone, uma versão live-action, ou com atores reais, e bastante rústica do clássico conto do menino de madeira cujo nariz cresce ao mentir. Há, ainda, o lançamento do documentário nacional "Callado", dirigido por Emília Silveira, que acompanha a vida e obra do escritor, jornalista e militante.

Mas, antes de ir ao cinema, lembre-se de sempre usar máscara e respeitar os protocolos de segurança. Confira a seguir os filmes que estreiam em São Paulo.

Pré-estreias

Minha Irmã
Suíça, 2020. Direção: Stéphanie Chuat e Véronique Reymond. Com: Nina Hoss, Lars Eidinger e Marthe Keller. 14 anos.
Lisa é uma dramaturga que não escreve. Ela se muda para a Suíça com os filhos e deixa suas ambições em segundo plano. Ela volta para a capital alemã quando o seu irmão gêmeo, Sven, um famoso ator de teatro em Berlim, recebe um diagnóstico de leucemia. Sua prioridade passa a ser o irmão, e, por isso, ela negligencia tudo à sua volta, pondo em risco o próprio casamento. Exibido na 44ª Mostra de Cinema de São Paulo.
Salas e horários.

Cena do longa alemão 'Minha Irmã'
Cena do longa alemão 'Minha Irmã' - Divulgação

Aznavour por Charles
França, 2019. Direção: Marc di Domenico e Charles Aznavour. Com: Romain Duris, Marie Montoya e Michel Klochendler. Dez anos.
O documentário acompanha as filmagens feitas por Charles Aznavour numa câmera que ele ganhou de Edith Piaf, em 1948. Ele gravou diversas cenas até 1982 de um material que serviu como estrutura para o filme que é uma espécie de diário do cantor.
Salas e horários.

Estreias

Fale com as Abelhas
Suécia, 2018. Direção: Annabel Jankel. Com: Billy Boyd, Gregor Selkirk, Anna Paquin.16 anos.
O romance se passa na Suécia dos anos 1950 e acompanha uma médica que volta para sua cidade após a morte do pai. Lá, ela conhece o garoto Charlie e acaba se apaixonando pela mãe dele, Lydia. A relação põe a sua carreira e reputação em risco.
Salas e horários.


Pinóquio
Itália, 2019. Direção: Matteo Garrone. Com: Roberto Benigni, Federico Ielapi e Gigi Proietti. Dez anos.
Nesta releitura, Pinóquio recupera sua imagem rústica —e um pouco sombria. Criado por Geppetto, o garoto pula de uma aventura para outra, enquanto é enganado, sequestrado e perseguido.
Salas e horários.
Leia a crítica.


Callado
Brasil, 2016. Direção: Emília Silveira. 12 anos.
A obra de Antonio Callado​, que buscou entender e escrever o Brasil, guia o filme e mostra como o escritor e jornalista acabou perdendo a esperança com o país.
Salas e horários.


Estranho Passageiro - Sputnik
Rússia, 2020. Direção: Egor Abramenko. Com: Oksana Akinshina, Fedor Bondarchuk e Pyotr Fyodorov. 16 anos.
O filme de ficção científica mostra o único sobrevivente de um incidente enigmático com uma nave espacial. Porém, ele não volta para casa sozinho —uma criatura perigosa está escondida dentro de seu corpo.
Salas e horários.

Cena do filme "Estranho Passageiro - Sputnik" (2020), de Egor Abramenko
Cena do filme "Estranho Passageiro - Sputnik" (2020), de Egor Abramenko - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais