Como assistir a dez clássicos de Eddie Murphy e se preparar para 'Um Príncipe em Nova York 2'

Filmes do ator no streaming passam por 'Dr. Dolittle', 'O Professor Aloprado' e 'Um Tira da Pesada'

São Paulo

​Depois de 33 anos, o príncipe Akeem voltou de Zamunda para Nova York. O clássico "Um Principe em Nova York", com Eddie Murphy, marcou a infância de muita gente entre o fim dos anos 1980 e os anos 1990 —e agora acaba de ganhar uma sequência, disponível no Amazon Prime.

Com outro elenco e novo diretor, até o lançamento foi diferente. Em meio à pandemia de coronavírus, a produção foi lançada direto no serviço de streaming. Mas uma coisa não muda: o protagonista segue sendo Eddie Murphy, é claro.

Arsenio Hall e Eddie Murphy em 'Um Príncipe em Nova York 2'
Arsenio Hall e Eddie Murphy em 'Um Príncipe em Nova York 2' - Divulgação

No primeiro filme, Murphy interpreta vários personagens —algo que se repetiu em outros longas de sua carreira, caso de "O Professor Aloprado" e "Norbit, Uma Comédia de Peso". Conhecido pelas comédias, o ator deu vida também a personagens como o médico que consegue falar com os animais, em "Dr. Dolittle", e até emprestou a voz para o carismático dragão Muchu, na versão americana do clássico da Disney "Mulan".

A seguir, relembre dez filmes com Eddie Murphy disponíveis no streaming para se preparar para "Um Príncipe em Nova York 2" ou maratonar produções do comediante depois de ver a nova sequência do clássico.

Dr. Dolittle
Estados Unidos, 1998. Direção: Betty Thomas. Com: Eddie Murphy, Peter Boyle e Ossie Davis. No Disney+. Livre
Robert Downey Jr até tentou repetir o sucesso no ano passado, mas fracassou. A adaptação mais popular do médico que tem o poder de falar com animais é a de Eddie Murphy. O personagem é bem mais antigo, foi criado pelo escritor Hugh Lofting nos anos 1920, mas caiu nas graças de Hollywood com Murphy, em uma comédia que acompanha o doutor que conversa com os bichos e a quem diferentes espécies, de ratos a elefantes, decidem procurar.

Cena do filme 'Dr. Dolittle', em que Eddie Murphy interpreta médico com dom de conversar com animais
Cena do filme 'Dr. Dolittle', em que Eddie Murphy interpreta médico com dom de conversar com animais - Divulgação

Dreamgirls
Estados Unidos, 2006. Direção: Bill Condon. Com: Beyoncé, Jennifer Hudson e Eddie Murphy. Aluguel em Google Play (R$ 4,90) e Apple TV (R$ 11,90). 12 anos
O musical é ambientado nos anos 1960 e se baseia na criação da Motown Records, acompanhando um trio de cantoras negras de soul que têm um empresário manipulador e se tornam backing vocal de um cantor interpretado por Eddie Murphy, que tenta interferir na formação do grupo. O papel rendeu a ele o prêmio de melhor ator coadjuvante no Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar.

O ator Eddie Murphy durante o filme 'Dreamgirls - Em Busca da Fama', de Bill Condon - Divulgação

Eddie Murphy: Delírio
Estados Unidos, 1983. Com: Eddie Murphy. Na Netflix. 14 anos
Esse é um clássico show de 1983, no qual Eddie Murphy faz um espetáculo ousado no Constitution Hall, em Washington, e usa a palavra “fuck” 230 vezes durante sua apresentação —naquela época, não era comum ouvir tantos palavrões na televisão. A apresentação marcou época e se tornou modelo para nomes como Cris Rock e Dave Chappelle. Mas o show vale por si mesmo. Assistir a Murphy com apenas 22 anos já vale a pena o play.


Meu Nome É Dolemite
Estados Unidos, 2019. Direção: Craig Brewer. Com: Eddie Murphy, Keegan-Michael Key e Mike Epps. Na Netflix. 16 anos
O filme é tido pela crítica especializada como um dos pontos altos na carreira do comediante. Porém, apesar de indicado ao Globo de Ouro, o longa foi esnobado pelo Oscar do ano passado. Na história, Murphy interpreta Rudy Ray Moore, um ator de filmes de blaxploitation, movimento que surgiu nos anos 1970 com longas dirigidos, protagonizados e feitos para negros —o subgênero surgiu em um momento em que negros não se sentiam representados pelo cinema da época.


Mulan
Estados Unidos, 1998. Direção: Tony Bancroft, Barry Cook. Com: Ming-Na Wen e Eddie Murphy. No Disney+. Livre
A animação acompanha Mulan que, para evitar que seu velho e doente pai vá para guerra, se veste de homem e se infiltra nas batalhas em seu lugar. Quem assistir ao filme em inglês verá o carismático e atrapalhado dragão Mushu dublado por Eddie Murphy. Mas na versão em live-action do clássico da Disney, lançada no ano passado, o personagem foi excluído.


Um Príncipe em Nova York 1 e 2
Um Príncipe em Nova York: Estados Unidos, 1988. Direção: John Landis. Com: Eddie Murphy, Paul Bates e Garcelle Beauvais. Na Netflix. 14 anos. Um Príncipe em Nova York 2: Estados Unidos, 2021. Direção: Craig Brewer. Com: Eddie Murphy, Arsenio Hall e Shari Headley. Na Amazon Prime. 16 anos
Eddie Murphy foi o primeiro príncipe de Wakanda, terra que se tornou lendária após "Pantera Negra". A prova? Em 1988, não era comum ver filmes com um elenco quase que 100% negro —e a imagem do continente africano era sempre estereotipada, cheia de savanas, animais e caça. “Um Príncipe em Nova York” veio para furar essa bolha, colocando uma família negra como reis na cidade fictícia de Zamunda, com muito ouro, lindo figurino e trilha sonora original que foi sampleada diversas vezes no hip-hop. Vale a pena assistir aos dois filmes na sequência e apreciar o que os 33 anos fizeram com os atores.


Norbit, Uma Comédia de Peso
Estados Unidos, 2007. Direção: Brian Robbins. Com: Eddie Murphy, Thandie Newton e Terry Crews. Na Netflix. 12 anos
Cheio de rostos conhecidos e indicado ao Oscar de 2008 de melhor maquiagem, o filme até chega a ser engraçado —mas é o tipo de humor dos anos 2000, que não surpreende. O interessante nesse filme é que Eddie Murphy interpreta três personagens, sendo dois deles Norbit e sua esposa Rasputia, com participação em quase todas as cenas. O estereótipo da mulher negra, americana e moradora da periferia pode não agradar, mas a pauta sobre relacionamentos abusivos é um diferencial.

Cena de 'Norbit', com Eddie Murphy
Cena de 'Norbit', com Eddie Murphy - Divulgação

O Professor Aloprado
Estados Unidos, 1996. Direção: Tom Shadyac. Com: Stars: Eddie Murphy, Jada Pinkett Smith e James Coburn. Na Netflix. 12 anos
Mais uma comédia. E mais um filme em que Eddie Murphy interpreta vários papéis que interagem entre si. Em “O Professor Aloprado”, o ator se divide entre sete personagens. O principal deles é Sherman Klump, um professor gordo e amável. Quando toma um fora de uma aluna, decide mudar completamente sua vida e seu corpo. A saída que encontra é tomar uma exagerada dose de uma poção do amor, que o transforma em Buddy Love, um homem com corpo esculpido e uma personalidade detestável.


Um Tira da Pesada
Estados Unidos, 1984. Direção: Martin Brest. Com: Eddie Murphy, Judge Reinhold e John Ashton. Na Netflix. 12 anos
Para muitos, esse é o melhor filme do Eddie Murphy. O longa de 1985 conta a vida de um policial de Detroit que nitidamente não tem nada a ver com um policial comum de filme de ação. Interessante lembrar que, inicialmente, o roteiro não era para ser um filme de comédia —tanto que a primeira opção para o papel era Sylvester Stallone, que desistiu semanas antes de começar as gravações. No fim, o personagem Axel Foley ser um policial negro e irreverente fez muito mais sentido.

Eddie Murphy em cena do filme 'Um Tira da Pesada', com direção de Martin Brest.
Eddie Murphy em cena do filme 'Um Tira da Pesada', com direção de Martin Brest - Divulgação

Um Vampiro no Brooklyn
Estados Unidos, 1995. Direção: Wes Craven. Com: Eddie Murphy, Angela Bassett e Allen Payne. No Telecine Play. 12 anos
Não foi o primeiro vampiro negro no cinema, mas foi o primeiro que mais fez sucesso e marcou os anos 1990. Logo depois, ele inspirou o personagem de Wesley Snipes em “Blade - o Caçador de Vampiros”. A produção é uma mistura de romance e terror —aparentemente, a ideia foi deixar a comédia apenas para os mullets de Eddy Murphy.

Eddie Murphy em filme 'Um Vampiro no Brooklyn'
Eddie Murphy em filme 'Um Vampiro no Brooklyn' - Divulgação

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais