Descrição de chapéu Cinema
Cinema

Noitão do Belas Artes volta nesta semana com novo filme de Jordan Peele exibido na madrugada

Cinema de SP aproveita flexibilização da quarentena e retoma programação noturna após 17 meses

São Paulo

O Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais cinemas de rua de São Paulo, vai retomar o seu tradicional Noitão. A última edição do evento, que vara a madrugada com maratona de filmes, havia ocorrido em 13 de março do ano passado. Agora, 17 meses depois, as sessões estão marcadas para esta sexta, dia 27.

A programação, que costuma ter início perto da meia-noite e exibir três filmes em sequência, estava prevista para ganhar as telas apenas no início de setembro, mas foi antecipada em uma semana, por causa da flexibilização das normas de controle da pandemia no estado, anunciada no dia 17 de agosto.

O Noitão retorna com três filmes de terror e suspense, todos assinados pelo americano Jordan Peele, vencedor do Oscar por "Corra!" —curiosamente, o último evento, em 2020, também havia sido temático com longas de terror. Batizado “Noitão Jordan Peele”, a atração vai exibir produções que o americano dirige ou roteiriza.

Segundo André Sturm, dono do Belas Artes e ex-secretário municipal de Cultura de São Paulo, a volta das sessões na madrugada responde à retirada das restrições de horários e de capacidade dos estabelecimentos comerciais paulistanos, que agora podem operar com ocupação total e funcionar noite adentro.

“Penso que as pessoas voltaram a ficar animadas com a vida social. Li matérias mostrando bares cheios, praias cheias —e o Noitão vai nesse espírito. As pessoas não vêm aqui apenas para assistir a filmes, elas também vêm comer, conversar e beber. Então, pensamos que agora é o momento para fazermos essa retomada”, afirma Sturm.

Para manter os cuidados contra a Covid-19, o Belas Artes programou intervalos de 30 minutos entre o início de um filme e outro para evitar aglomerações nas filas dos banheiros e na bonbonnière.

Jordan Peele com o Oscar que ganhou em 2018 por "Corra!"
Jordan Peele com o Oscar que ganhou em 2018 por "Corra!" - Frederic J. Brown/AFP

A programação tem início na primeira das salas às 23h30 com o filme “A Lenda de Candyman”, que estreia nesta quinta, dia 26, e conta com roteiro de Jordan Peele em parceria com Win Rosenfeld. A partir de 1h30, é a vez do premiado “Corra!”, longa que levou o Oscar de melhor roteiro original em 2018. A programação termina com um filme surpresa às 3h45.

Em outra sala do espaço, “Candyman” é exibido às 23h50, para evitar que os públicos se encontrem nos corredores do cinema. A segunda sessão começa à 1h50 com outra produção de Peele —“Nós”, que aborda temas como xenofobia. A programação também termina com um filme surpresa, às 4h15.

Se decidir ir ao cinema, mesmo na madrugada, vale lembrar que a pandemia de Covid-19 ainda não terminou, mesmo com as taxas de vacinação, e que as variantes do vírus se espalham pelo país, aumentando as chances de contágio. Por isso, não se esqueça de usar máscara, higienizar as mãos e manter o distanciamento social.

OS FILMES DO NOITÃO

A Lenda de Candyman
Como roteirista, mas desta vez longe da cadeira de direção, Jordan Peele conduz a história de Candyman, um espirito assassino que aterroriza as pessoas em um bairro de Chicago, nos Estados Unidos. Na produção, o local foi renovado —e a entidade retorna para eliminar os novos habitantes.
EUA, 2021. Direção: Nia DaCosta. Com: Yahya Abdul-Mateen 2º, Teyonah Parris e Nathan Stewart-Jarrett. 16 anos


Nós
O filme, que tangencia temas como divisão social, xenofobia e redes sociais, conta a história de uma mãe que, durante as férias de verão com a família, é atormentada por lembranças traumáticas de sua infância. Certa noite, sua casa é invadida por um grupo de pessoas muito parecidas aos membros de sua família. A trilha sonora e os longos momentos de tensão se destacam no filme.
EUA, 2019. Direção: Jordan Peele. Com: Lupita Nyong'o, Winston Duke e Elisabeth Moss. 16 anos
Leia a crítica


Corra!
A produção rendeu a Jordan Peele, em 2018, o Oscar de melhor roteiro original. A história que agradou a Academia traz um jovem negro que é convidado pela namorada branca para visitar os seus pais. Lá, ele descobre que a família esconde algo muito mais perturbador.
EUA, 2017. Direção: Jordan Peele. Com: Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener. 14 anos
Leia a crítica

Noitão Jordan Peele

  • Quando 27 de agosto, a partir das 23h30
  • Onde Petra Belas Artes - r. da Consolação, 2.423
  • Preço R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada
  • Link: https://www.cinebelasartes.com.br/

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais