Noitão do Belas Artes e sessões na madrugada voltam aos cinemas de SP

Salas vão manter capacidade reduzida, mesmo se lotação máxima for autorizada pelo governo

São Paulo

Com a possibilidade na próxima semana de estenderem sessões para depois da meia-noite, os cinemas da capital começam a se planejar para esticar as suas exibições noite adentro.

A mudança ocorre após o governo de São Paulo divulgar que permitirá 100% da capacidade dos estabelecimentos, que poderão funcionar durante 24 horas, a partir de terça-feira (17).

Uma das principais mudanças é a volta do Noitão, no Petra Belas Artes, evento que vara a madrugada com projeções de geralmente três filmes. A programação, sempre temática, deve ser retomada no início de setembro, segundo o cinema —mas ainda não há data nem tema confirmados para a volta.

O afrouxamento da quarentena previsto pelo governo paulista também libera a capacidade máxima de ocupação dos estabelecimentos, mas é preciso manter o distanciamento social.

Para que essa exigência seja seguida, os cinemas não poderão liberar a capacidade máxima das salas e seguirão com poltronas bloqueadas para evitar aglomerações.

Se a capacidade não deve ser alterada, o mesmo não pode ser dito do cardápio de filmes e do fluxo de estreias. Com mais confiança e mais sessões disponíveis, mais filmes tendem a estrear, já que as salas podem espalhar sua programação ao longo do dia.

Ainda sobre o Belas Artes, a direção do cinema diz que o aumento das exibições e da programação será gradativa. Neste início, será possível comprar ingressos até, no máximo, 21h.

Já a Cinesala, outro cinema de rua paulistano, programará sessões noturnas, começando mais tarde, a partir da próxima semana. O local ficou fechado por meses durante a pandemia, fez uma vaquinha online para voltar a funcionar e passou por uma reforma.

Cinemas em shoppings, caso de gigantes como Cinemark, UCI e Kinoplex, a princípio deverão manter a programação como hoje —as sessões costumam respeitar os horários de funcionamento dos estabelecimentos, com poucas exibições que avançam durante a madrugada.

Já as salas da rede Espaço Itaú de cinemas também vão promover exibições do corujão. É o mesmo caso da PlayArte —a rede administra, entre outros, o clássico Marabá, no centro de São Paulo, que também vai aproveitar as novas orientações para acrescentar mais sessões.

O Reserva Cultural, na avenida Paulista, por outro lado, é o único entre os cinemas da capital que não pretende mudar a programação. O cinema diz que seguirá com a dinâmica de hoje, mesmo com a mudança na quarentena paulistana.

Por fim, o CineSesc, que fica na rua Augusta, ainda se mantém como a principal baixa entre os cinemas da capital —ele segue fechado e sem previsão de retorno.

Apesar da permissão do governo para que cinemas estejam abertos e ampliem suas atividades na próxima semana, a pandemia ainda não foi controlada. Caso resolva sair de casa, procure não se sentar perto de desconhecidos, use máscara e higienize as mãos com álcool em gel ou água e sabão com frequência.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais