Descrição de chapéu Filmes
Cinema

Cinemas têm semana recheada de estreias, com 10 lançamentos em SP; saiba quais são

Longas como 'Dog', 'Chamas da Vingança' e 'O Pai da Rita' chegam às salas da cidade

São Paulo

O melhor amigo do homem é um belo mote para obras que querem ganhar muitos espectadores de cara. É o caso de "Dog - A Aventura de uma Vida", que estreia nos cinemas nesta quinta, dia 19, em que Channing Tatum divide os holofotes com uma agitada pastor-belga.

Aqui, o bombado de "Magic Mike" dirige o filme no qual vive um ex-soldado que precisa levar a cadela para o enterro de um sargento. Nessa jornada, ele enfrenta a fúria do animal, mas também desfruta, aos poucos, do seu companheirismo.

Cena de "Dog - A Aventura de uma Vida"
Channing Tatum em cena de 'Dog - A Aventura de uma Vida' - Reprodução

Zac Efron é outro colírio que volta às telonas com "Chamas da Vingança", fazendo o pai de uma menina que, se incomodada, pode botar fogo em tudo. Se a ira adolescente lembra a de "Carrie, a Estranha", não se surpreenda —estamos diante da adaptação de outro livro de Stephen King, que já rendeu uma produção anterior nos cinemas, ainda nos anos 1980.

Outra estreia tensa é o terror tailandês "A Médium", que não fica devendo em nada às produções hollywoodianas ao retratar possessões e ritualismos macabros num filme que imita o estilo documental.

Mas a semana também está repleta de filmes com histórias menos pesadas. É o caso dos nacionais "O Pai da Rita" —comédia em que Ailton Graça e Wilson Rabelo vivem dois sambistas amigos e rivais—, "A Felicidade das Coisas" —sobre a crise emocional e financeira de uma mulher aos 40 anos—, "Quatro Amigas Numa Fria" —comédia que acompanha uma viagem desastrosa por Bariloche— e o francês "Mentes Extraordinárias" —em que um homem com uma deficiência física dá um banho de autoconhecimento.

Por fim, há ainda os lançamentos de "Pureza", "Se eu Contar, Você Escuta?" e "Miss França". Confira abaixo as dez estreias da semana.

Chamas da Vingança
Neste remake de um filme pouco conhecido de 1984, que por sua vez adapta um romance menos prestigioso de Stephen King, Zac Efron interpreta um rapaz que fazia experimentos com uma droga alucinógena chamada lote 6. O contato com o composto acaba dando poderes especiais para ele e sua mulher —mas é a filha do casal que acaba se transformando mais, sendo capaz de queimar coisas e botar fogo no parquinho, literalmente. Daí que uma organização maligna chamada Oficina quer capturar a garota e estudar suas habilidades.
EUA, 2022. Direção: Keith Thomas. Com: Zac Efron, Ryan Kiera Armstrong, Sydney Lemmon. 16 anos


Dog - A Aventura de Uma Vida
Channing Tatum, o sarado ator de "Magic Mike", dirige e protagoniza este filme, no qual sua maior parceira na tela é uma pastor-belga. O ex-soldado, para pegar um novo trabalho, terá de levar a cadela para o velório de um sargento. Mas ela não vai ficar tão tranquila enquanto ele não souber conviver, conversar e ser amigo do animal.
EUA, 2022. Direção: Reid Carolin e Channing Tatum. Com: Channing Tatum, Ethan Suplee, Kevin Nash. 14 anos


A Felicidade das Coisas
Este novo trabalho da produtora Filmes de Plástico acompanha a crise de Paula, uma mulher de 40 anos que vê seus sonhos desabarem aos poucos por causa de problemas financeiros, que se unem a complicações familiares e resultam num confronto de expectativas e frustrações em sua vida.
Brasil, 2021. Direção: Thaís Fujinaga. Com: Magali Biff, Patrícia Saravy e Lavinia Castelari. 12 anos


A Médium
Além dos filmes premiados em grandes festivais, a Tailândia também tem uma frente notável de produções de terror. É o caso deste longa, que chega imitando um simples documentário sobre a médium de uma vila no país. Num complicado jogo entre costumes ancestrais, deuses e modernidade, aos poucos a história degringola para um festival místico e violento.
Tailândia, 2021. Direção: Banjong Pisanthanakun. Com: Narilya Gulmongkolpech, Sawanee Utoomma e Sirani Yankittikan. 16 anos


Mentes Extraordinárias
Um homem acaba causando um leve acidente com outro que tem uma deficiência física, interpretado por Alexandre Jollien. Esse encontro, porém, toma outras proporções quando este último insiste em seguir numa viagem com ele para o sul da França. Nisso, ambos vão deixar as diferenças de lado e criar uma forte amizade.
França/Suécia, 2020. Direção: Bernard Campan. Com: Alexandre Jollien, Bernard Campan e Marilyne Canto. 14 anos


Miss França
Alex tem o sonho de vencer o Miss França. Mas há apenas um detalhe no caminho —ela é uma jovem mulher trans. O que na infância era uma referência que ajudou na descoberta da sua identidade de gênero vai se tornar o grande objetivo de sua vida adulta.
França, 2020. Direção: Ruben Alves. Com: Isabelle Nanty, Pascale Arbillot e Thibault de Montalembert. 14 anos


O Pai da Rita
O novo filme de Joel Zito Araújo mistura drama e comédia para contar a história de Pudim (Ailton Graça) e Roque (Wilson Rabelo), dois compositores da velha guarda da Vai-Vai que compartilham tudo. Até que um dia Pudim tem um infarto e conhece Ritinha, filha de uma passista pela qual ele era apaixonado. Ele começa a achar que é o pai da jovem, mas descobre que Roque também engatou um romance com a mãe da moça no passado.
Brasil, 2021. Direção: Joel Zito Araujo. Com: Ailton Graça, Paulo Betti e Wilson Rabelo. 16 anos


Pureza
Dira Paes assume o papel-título para recontar a história verídica de uma mãe à procura de seu filho, que desapareceu após partir para o garimpo na Amazônia. Ela aceita trabalhar como cozinheira numa fazenda, mas é confrontada com um sistema em que vários trabalham nos moldes escravistas.
Brasil, 2022. Direção: Renato Barbieri. Com: Dira Paes, Flavio Bauraqui e Matheus Abreu. 14 anos


Quatro Amigas numa Fria
Quatro amigas vão para Bariloche, tentando esquecer as responsabilidades e cobranças do dia a dia. Mas, já em terras argentinas, nada parece dar muito certo para elas, presas nessa viagem congelante.
Brasil, 2018. Direção: Roberto Santucci. Com: Fernanda Paes Leme, Maria Flor e Micheli Machado. 12 anos


Se eu Contar, Você Escuta?
O documentário aborda histórias de oito meninas vítimas de violência sexual com gravações em áudio feitas nos anos 1990. De famílias pobres, de migrantes e agricultores, essas mesmas mulheres são entrevistadas hoje e recontam as dificuldades para sobreviver.
Brasil, 2022. Direção: Renata M. Coimbra. Com: Carla Marques, Cristiane de Jesus e Edineia de Oliveira. 16 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais