Descrição de chapéu Filmes
Cinema

'O Homem do Norte', com vikings sanguinolentos, é a principal estreia dos cinemas na semana

Salas de São Paulo ainda têm 'O Peso do Talento', com Nicolas Cage, e outros cinco filmes

São Paulo

​​Vira e mexe os vikings, guerreiros que dominavam territórios europeus durante a Idade Média, voltam aos holofotes em séries, videogames e livros. Agora, na forma de um mito brutal, eles aparecem mais uma vez nos cinemas em "O Homem do Norte", novo filme de Robert Eggers, conhecido por "A Bruxa" e "O Farol".

Na trama, lembrando o "Hamlet" de Shakespeare, um príncipe vê seu pai ser morto pelo tio, quando foge e retorna anos depois, já musculoso e cheio de sede de vingança, para retomar sua honra e seu direito ao trono. A jornada traz nomes como Alexander Skarsgård no papel principal, além de Nicole Kidman, Willem Dafoe, Björk e outros.

cena de filme
Alexander Skarsgård em cena do filme 'O Homem do Norte' (2022), dirigido por Robert Eggers - Divulgação

Outra figurinha carimbada que deve lotar as salas é Nicolas Cage, em um filme em que ele é o próprio Nicolas Cage. Não é de hoje que o ator, já premiado com o Oscar, se afundou em dívidas e, por causa disso, participou de uma série de filmes menores para ganhar dinheiro.

Agora, tudo isso é levado às telas de maneira cômica em "O Peso do Talento", no qual ele faz uma versão ficcional de si mesmo, um astro decadente que é convidado para a festa de um fã ricaço, mas que, afinal, é um criminoso que o próprio Cage terá de combater.

A notoriedade é um problema também para Karim D., no filme "@Arthur Rambo: Ódio nas Redes". Do diretor Laurent Cantet, preamiado com a Palma de Ouro em 2008, um jovem escritor famoso é cancelado em massa nas redes quando se descobre que ele, anos atrás, alimentava um perfil cheio de piadas homofóbicas e antissemitas.

A semana tem também os suspenses "Águas Selvagens" e "Crocodilos – A Morte Te Espera", mais próximo do terror, e que traz uma versão monstruosa do réptil devorando um grupo de jovens na Austrália.

Estreiam ainda "Meu Amigãozão - O Filme", animação brasileira que acompanha um trio de crianças e seus amigos imaginários, e "O Trem da Utopia", documentário sobre a relação entre São Paulo e a Itália, mas disponível em poucas salas.

Confira abaixo as estreias da semana.

Águas Selvagens
Um investigador é chamado para solucionar um crime na região entre Argentina, Brasil e Paraguai. Ali, onde a lei não é a mesma dos grandes centros, o sujeito acaba se metendo numa trama macabra com organizações criminosas e outros assassinatos, isso sem contar os próprios fantasmas do passado.
Argentina/Brasil, 2019. Direção: Roly Santos. Com: Allana Lopes,Mayana Neiva,Roberto Birindelli. 16 anos


@Arthur Rambo: Ódio nas Redes
Laurent Cantet, que venceu a Palma de Ouro por "Entre os Muros da Escola", retorna num filme sobre a tal cultura do cancelamento. Nele, seu protagonista, Karim D., um jovem escritor de sucesso, passa a ser repudiado quando descobrem um pseudônimo que usou na internet durante a juventude, promovendo o ódio online com piadas antissemitas e homofóbicas. A trama é inspirada no caso do jornalista Mehdi Meklat, que acabou sofrendo consequências por causa de tuítes do passado.
França, 2021. Direção: Laurent Cantet. Com: Rabah Naït Oufella, Sofian Khammes e Antoine Reinartz. 14 anos


Crocodilos – A Morte Te Espera
Tubarões, piranhas, cobras. É difícil encontrar espécies ferozes que já não estrelaram dezenas de filmes de terror e massacre. Desta vez, crocodilos —australianos, diga-se— se preparam para fazer um grupo de cinco jovens exploradores de cavernas em almoço, jantar e sobremesa.
EUA, 2021. Direção: Andrew Traucki. Com: Jessica McNamee, Luke Mitchell e Amali Golden . 12 anos


O Homem do Norte
Quem conhece um pouco de Shakespeare pode adivinhar os rumos dessa sanguinolenta história protagonizada por um viking chamado Amleth. Seu pai, um rei, é morto por um tio perverso que toma todo o poder. Ele presencia todo o massacre e volta anos depois, já musculoso e rancoroso, para cortar novas cabeças, beber o sangue da vingança e retomar seu direito ao trono.
EUA, 2022. Direção: Robert Eggers. Com: Alexander Skarsgård, Claes Bang e Nicole Kidman. 18 anos
Leia a crítica.


Meu Amigãozão – O Filme
Lançada em 2010 e sucesso na TV paga e no streaming, a animação brasileira sai dos episódios curtos para um longa-metragem protagonizado por Yuri, Lili, Matti e seus amigos imaginários. Quando a turma viaja para uma colônia de férias, conhece uma figura traiçoeira que vai afastar as crianças de seus parceiros. Daí, partem numa jornada perigosa para manter as suas imaginações vivas.
Brasil, 2022. Direção: Andrés Lieban. Livre


O Peso do Talento
Nos últimos 20 anos, Nicolas Cage fez filmes aos montes, muitos de pouco prestígio. Agora ele faz uma versão ficcional de si mesmo, um astro de cinema decadente que enfrenta dívidas milionárias e é convidado para participar da festa de um superfã ricaço. É quando acaba sendo forçado pela CIA a acabar com esse sujeito.
EUA, 2022. Direção: Tom Gormican. Com: Nicolas Cage, Pedro Pascal e Tiffany Haddish. 16 anos
Leia a crítica.


O Trem da Utopia
O documentário busca explorar as relações entre São Paulo e a Itália —ou melhor, a história dos imigrantes e de seus descendentes, conduzido por um professor de coral que quer tirar a cidadania italiana. Arte e história, triunfos e angústias se confundem entre os depoimentos.
Brasil/Itália, 2020. Direção: Beth Sá Freire e Fabrizio Mambro. 10 anos

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais