Retrospectiva completa de Tim Burton no CCBB inclui debates, maquiagem e cosplay

Todos os longas no cinema do diretor serão exibidos, além de filmes que influenciaram seu estilo

São Paulo

Tim Burton está de volta. De novo. O prolífico diretor é alvo de mais uma mostra no Brasil. Desta vez, o CCBB de São Paulo foca nos filmes, e exibe a retrospectiva O Cinema de Tim Burton até o dia 26 de fevereiro.

Burton foi alvo de pelo menos duas grandes exposições na cidade nos últimos anos, O Mundo de Tim Burton, no MIS, em 2016, e a recente e imersiva A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton, que esteve na Oca do Ibirapuera até agosto do ano passado.

Cena do filme 'Os Fantasmas se Divertem', de Tim Burton
Cena do filme 'Os Fantasmas se Divertem', de Tim Burton - Divulgação

Mas ao contrário das duas montagens, que exploravam o lado cenográfico/artístico do diretor, a retrospectiva no CCBB retorna à matéria-prima que tanto fez a fama de Burton, os filmes.

Serão exibidos seus 19 longas produzidos para cinema, desde a estreia com a comédia "As Grandes Aventuras de Pee-Wee" (1985) até o mais recente, a versão live-action de "Dumbo" (2019) —só não espere nada de "Wandinha", série da Netflix que teve quatro episódios comandados pelo diretor.

Porém, inclui os longas que alçaram Burton ao estrelato no fim dos anos 1980, como "Os Fantasmas de Divertem" (1988) e "Batman" (1989). Também integra a retrospectiva as duas animações curta-metragens "Vincent" (1982) e "Frankenweenie" (1984). Esta última, reza a lenda, fez com que ele perdesse o emprego de animador na Disney —a história ganhou uma versão em longa-metragem, em 2012.

Completa a seleção títulos de terror B e do expressionismo alemão, que influenciaram a estética do diretor, como "O Túmulo Sinistro" (1964), de Roger Corman, "Drácula" (1931), de Tod Browning, e o clássico "O Gabinete do Dr. Caligari" (1920), de Robert Wiene.

A programação, também em cartaz no CCBB do Rio, reúne palestras e debates em torno da obra do diretor e ainda ações de cosplay e oficinas de maquiagem, que devem atrair os mais novos, nos dias de exibição de suas animações.

Neste sábado (28), a sessão de maquiagem e cosplay com os personagens Jack e Sally começa às 13h, uma hora antes da exibição de "O Estranho Mundo de Jack", em versão dublada.

Já no sábado seguinte (4/2), às 10h30, o crítico Carlos Primati conduz a palestra O Fantástico de Tim Burton. No mesmo dia, às 17h40, os influencers digitais Patrícia e Fábio Gomes participam do debate O Estranho Mundo de Tim Burton, mediado por Breno Lira Gomes, curador da mostra.

A programação completa da mostra está disponível no site do CCBB.

O Cinema de Tim Burton

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais