"O Fantástico Sr. Raposo" é diversão fantástica para adultos

Crédito: Divulgação

Um raposo elegante, de terno e gravata, rouba fazendeiros maldosos para alimentar a si e a sua família. Seus atos desencadeiam uma guerra entre os animais que vivem debaixo da terra e os homens. "O Fantástico Sr. Raposo", escrito por Roald Dahl --ele também compôs "Matilda", "James e o Pêssego Gigante" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate"--, ganhou tons ainda mais fantásticos na versão cinematográfica que chega aos cinemas nesta sexta-feira (4), dirigida por Wes Anderson.

No filme, Anderson --que assina produções como "Três é Demais", "Os Excêntricos Tenenbaums" e "Viagem a Darjeeling"-- optou por humanizar ainda mais a história. Assim, o ponto central da obra é um questionamento do Sr. Raposo: ele deve seguir seus instintos e caçar, assumindo os riscos, ou escolher uma vida pacata? Por outro lado, precisa lidar, ainda, com as promessas que fizera à esposa e com o filho adolescente, também em crise de identificação.

A trama ganhou o formato de uma animação em stop-motion, com bonecos que simulam a aparência real de animais. Segundo o diretor de animação Mark Gustafson no material de divulgação, "Wes não estava em busca de uma coisa superorganizada". Para conduzir o enredo, Anderson convocou atores conhecidos do público, como George Clooney, como o Sr. Raposo; Meryl Streep, para sua esposa; Bill Murray como o Texugo, advogado do Raposo, e Jason Schwartzman no papel de Ash, o filho adolescente.

São as características desses personagens, os diálogos nonsense e a trilha musical que conduzem a diversão da fita. Esses traços, que constituem o estilo cômico e excêntrico do cinema de Anderson, transformam a fábula infantil "O Fantástico Sr. Raposo" em um filme cheio de aventuras e entretenimento para adultos.

Informe-se sobre o evento

Leia mais em Cinema

Leia mais no Guia da Folha Online

Especial

Livraria

Direção: Wes Anderson. Duração: 93 minutos. Classificação etária: livre.
As informações estão atualizadas até a data acima. Sugerimos contatar o local para confirmar as informações

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais