Descrição de chapéu festa junina
Shows

Jackson do Pandeiro ganha musical gratuito; conheça o artista em dez músicas

Espetáculo da companhia Barca dos Corações Partidos é dirigido por Duda Maia, de 'Elza'

São Paulo
Jackson do Pandeiro, cantor, compositor e instrumentista
Jackson do Pandeiro, cantor, compositor e instrumentista - Lewy Moraes/Folhapress

Depois de Mário de Andrade e Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro. Neste sábado (10), a companhia Barca dos Corações Partidos finalmente estreia —de forma virtual— seu novo espetáculo, “Jacksons do Pandeiro". A produção estava prevista para chegar aos palcos em abril, mas foi adiada por causa da pandemia.

O mergulho na obra do cantor, compositor e multi-instrumentista que completaria cem anos em 2019 surge após as peças “Macunaíma, Uma Rapsódia Musical" e “Suassuna - O Auto do Reino do Sol". Desta vez, é a música de Jackson que norteia o espetáculo dirigido por Duda Maia, que esteve à frente do musical “Elza”, e com direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos.

Mas a obra do artista não aparece de um jeito convencional. O texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios lembram a música e a poesia para percorrer histórias e canções do paraibano que se entrelaçam à vida dos atores. É assim que Jackson é posto no plural e transformado nas pessoas que estão no palco.

Como nos trabalhos anteriores de Duda Maia, são os atores que tocam todos os instrumentos.

Sucessos como “Sebastiana”, “Canto da Ema”, “Chiclete com Banana” e gravações menos conhecidas são contempladas no repertório, que percorre ritmos como forró e o samba típicos de Jackson —mas novos arranjos e músicas que surgiram no processo de produção também foram adicionados.

A estreia do espetáculo, às 20h, é gratuita e será transmitida pelo YouTube e pelo canal Bis. Ingressos solidários também estão sendo vendidos para ajudar na manutenção da companhia.

Clique aqui e ouça uma playlist com dez músicas famosas do artista.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais