'Parklets' em SP devem chegar a 32, graças a bares e restaurantes

Os "parklets" estão tomando as ruas paulistanas. Instituídos por lei em abril do ano passado, os espaços se tornaram os queridinhos de bares e restaurantes e podem somar 32 em breve.

Hoje, 12 minipraças estão abertas, sendo sete delas em frente a estabelecimentos de gastronomia, conforme levantamento do "Guia". Mais oito receberam sinal verde e devem ser instaladas neste primeiro semestre. Outras 12 esperam a aprovação da gestão Fernando Haddad (PT).


Segundo os proprietários de casas ouvidos pela reportagem, a estrutura, embora não possa ser explorada comercialmente, é uma estratégia de valorização do entorno. E, consequentemente, uma forma de atrair novos clientes.

"É um fenômeno que repete o que ocorreu em São Francisco", afirma Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde —que trouxe a ideia dos "parklets" para o Brasil. Foi na cidade dos EUA que a proposta começou a ser germinada, em 2005, e virou política pública a partir de 2009.

O "Guia" visitou os "parklets" espalhados pela capital paulistana para explicar como funcionam, as regras de convivência nos locais e mapeou quais vias ganharão o espaço em breve. A minipraça é nossa.

(Colaborou Luiza Wolf)

Crédito: Editoria arte/Revista sãopauo


DOZE 'PARKLETS' JÁ FUNCIONAM NA CIDADE

VILA MARIANA

R. Cel. Oscar Porto X r. Abílio Soares
Aberto em agosto de 2014, foi o segundo "parklet" pós-decreto que regulamentou os espaços e, por enquanto, é o único fora do eixo Jardins-Pinheiros-Vila Madalena. Guarda-sóis dão mais conforto aos frequentadores. Uma boa dica para quem não mora ou trabalha na região e quer conhecer o lugar: fica ao lado do restaurante Tenda do Nilo, um dos melhores árabes da cidade.


JARDINS

R. Padre João Manuel X av. Paulista
É o primeiro dos 12 "parklets" que estão instalados. Foi inaugurado pouco depois da publicação do decreto que regulamentou os espaços. Tem bancos, bicicletário, vegetação bem-cuidada e cinzeiros, utilizados pelos trabalhadores da região que adotaram a minipraça como ponto de encontro e como fumódromo.

Alameda Tietê, 360
Inaugurado em dezembro de 2014, o restaurante espanhol La Bodeguita ganhou um "parklet" há quatro dias. "Dá um visual mais bacana à rua. Ainda é recente, mas reparei que durante o dia vai servir para a população em geral e, à noite, concentrará os nossos clientes", avalia o espanhol Ricardo Arias, um dos sócios da casa. Com captação de energia solar, os espaços estão equipados com tomadas para carregar celular.

R. Oscar Freire
Reúne três. O primeiro fica na altura do número 970, entre as ruas Bela Cintra e Consolação, e perto da Pracinha Oscar Freire, outro espaço para convivência. O segundo está instalado na altura do número 700, quase na esquina com a rua Haddock Lobo, em frente ao Mercadinho Chic. Ambos são mantidos pela Dafiti, e-commerce de moda. Apesar de disponíveis para a população, a empresa deverá promover o lançamento oficial das minipraças em março. O terceiro espaço fica em frente à sorveteria Le Botteghe di Leonardo, que em fase final de testes antes da inauguração oficial, já mantém o "parklet" ativo na altura do número 40.


PINHEIROS/VILA MADALENA

R. Vupabussu, 305
Foi aberto em novembro de 2014 e fica em frente ao Empório Alto de Pinheiros. Possui um mesão coletivo, com bancos e coberto por guarda-sol, além de bicicletário.

R. Isabel de Castela, 529
É o espaço em frente ao restaurante italiano Vito, que o mantém com patrocínio da marca de uísque Jameson. Foi o terceiro "parklet" pós-decreto, aberto em agosto. A dica é pegar uma bebida e consumi-la na pracinha. Comida também vale, como ocorreu no evento Massa na Rua, promovido recentemente pela casa para protestar contra problemas com a falta de energia na região.

R. Fidalga, 245
O quarto "parklet" permanente da cidade é mantido pela incorporadora Idea!Zarvos, que possui escritório nas proximidades. No entanto, é mais frequentado à noite por estar instalado ao lado da queridinha dupla de bares Filial e Genésio. É o chope ao ar livre.

R. Girassol, 374
O pessoal da Cia. Tradicional de Comércio, que toca o Filial e o Genésio, gostou tanto da ideia do "parklet" da Fidalga que também abriu nesta semana uma minipraça em frente a este outro bar que administra, o Genial.

R. Francisco Leitão, 282
Na hora do almoço e no jantar, o espaço em frente ao restaurante Pita Kebab é disputado. Os garçons não podem servir quem estiver no espaço, mas é claro que o usuário do "parklet" pode buscar a comida e depois se acomodar a céu aberto.

R. Harmonia 305
Durante o dia, uso comunitário. À noite, é opção ao ar livre e fumódromo dos frequentadores do bar Jacaré Grill, que fica em frente. O patrocínio é da marca de saquê Jun Daiti, da Diageo, que também financiou os espaços da alameda Tietê, da rua Girassol e da rua Aspicuelta, 547.

Crédito: Revista "Guia Folha"


OITO NOVOS "PARKLETS" ESTÃO APROVADOS

CONSOLAÇÃO

R. Maria Antônia, 316
Bruno Fernandes, um dos sócios do restaurante Seu Silva, conta que até tentou levantar dinheiro com os empresários do entorno. "Eles gostaram da ideia, mas não bancaram por enquanto." Com isso, a casa teve que arcar com os cerca de R$ 20 mil gastos para a instalação do "parklet", que deve ser inaugurado até o fim deste mês. "Somos entusiastas de revitalizar a Maria Antônia, deixar a rua mais legal. E é claro que esperamos que isso reflita positivamente para o nosso negócio", completa o empresário.

R. Maria Antônia, 330
Com abertura prevista para o fim deste mês, o espaço em frente ao bar The Joy quase formará dupla com o "parklet" do Seu Silva. "Encaramos o projeto porque vai ser bom para o negócio, para os clientes e para a rua", resume Eduardo Trotta, um dos sócios. Embora vizinhos, os projetos são independentes e devem atrair principalmente o público de universitários que ja é habitué da rua, como os estudantes da Mackenzie.


PINHEIROS/VILA MADALENA

R. Aspicuelta, 547
O "parklet" do boteco e forneria Armazém Piola seguirá o modelo dos existentes em frente ao Genial e ao La Bodeguita. Segundo Rafaela Parras, sócia do Grupo A Comunicação, que desenvolveu esses projetos, a instalação começará depois do Carnaval.

R. Aspicuelta, 644
Em frente ao bar Posto 6, deve ser aberto até o fim deste mês, segundo um dos sócios da casa, Fabio Moreira. "O espaço já não permite que carros estacionem, então, para nós e para o nosso cliente, será um respiro, algo melhor que a poluição visual da rua, causada principalmente pela fiação elétrica", explica ele.

R. Mateus Grou, 488
O dono do restaurante Suri, Dagoberto Torres, não detalha os planos para o "parklet", mas, com pedido aprovado pela prefeitura, o Instituto Mobilidade Verde, responsável pelo projeto, garante: abrirá em breve.


VILA NOVA CONCEIÇÃO

R. João Lourenço, 367
A chef Flavia Mariotto conheceu os "parklets" na Vila Madalena, e adorou quando uma empresa de arquitetura a procurou para propor que seu restaurante, o Condessa, tivesse sua própria minipraça. "Existe algo mais feio do que você se sentar numa mesa na calçada e ficar de frente para um carro estacionado?", pergunta Flávia. Ela topou a ideia e afirma que a previsão de abertura do espaço é março.


JARDINS

R. Vitório Fasano, 35
Pertinho do hotel Fasano, o "parklet" foi um pedido do restaurante italiano Alucci Alucci. Segundo a gerente administrativa da casa, Daniela Amorim, o espaço deve abrir até o meio de março.


ITAIM BIBI

R. Jerônimo da Veiga, 198
Já autorizado pela prefeitura, o espaço será instalado em frente ao Banana Café, ícone da noite paulistana na década de 1990. Em obras, a casa deve ser inaugurada no início de abril.


DOZE BARES E RESTAURANTES ESTÃO AGUARDANDO AVAL DA PREFEITURA

ALMANARA
R. Basílio da Gama, 70, República, região central

BARÊ
Al. Lorena, 1.892, Jardim Paulista, região oeste

BOTTEGA BERNACCA
Rua Padre João Manuel, 826, Jardins, região oeste

ESPAÇO 13
Rua 13 de Maio, 798, Bela Vista, região central

MOCOTÓ
Av. Nsa. Sra. do Loreto, 1.100, Vila Cordeiro, região norte

P.A.O.
R. Bela Cintra, 1.618, Consolação, região central

ROTA DO ACARAJÉ
R. Martim Francisco, 529, Vila Buarque, região central

SEU TEMAKI
R. Aspicuelta, 432, Vila Madalena, região oeste

OUTROS INTERESSADOS
+1 Jardins
+2 Vila Clementino
+1 República


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais