Descrição de chapéu Pelé, o Edson
Passeios

Camisa de 1970, painel e filme compõem homenagem do Museu do Futebol a Pelé

Rei do Futebol também ganha painel na área externa do espaço, no Pacaembu

São Paulo

Impossível caminhar pelas alas do Museu do Futebol sem se deparar a todo instante com Pelé. É o Atleta do Século que dá as boas-vindas quando o visitante sobe as escadas rumo ao primeiro andar do museu na praça Charles Miller, por exemplo. O jogador também é destaque na parte destinada às Copas, com participação nos Mundiais entre 1958 e 1970 —conquistou três títulos.

Ainda assim, o espaço no Pacaembu encontrou uma maneira de fazer mais uma homenagem ao Rei do Futebol, que morreu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos.

Camisa utilizada por Pelé na final de Copa do Mundo de 1970,  em exposição no Museu do Futebol
Camisa utilizada por Pelé na final de Copa do Mundo de 1970, em exposição no Museu do Futebol - Zanone Fraissat/Folhapress

Na área externa do museu foi instalado um painel com uma imagem icônica em preto e branco de Pelé, carregado por torcedores, sem camisa, após a invasão de campo que ocorreu depois da vitória por 4 a 1 na final da Copa de 1970, no México, contra a Itália —jogo que rendeu o tricampeonato à seleção brasileira.

Até o fim de março, o museu vai expor também a camisa amarela original usada por Pelé na final daquele Mundial —Pelé fez o primeiro gol diante dos italianos, de cabeça, e ainda deu passes para outros dois, incluindo o quarto, de Carlos Alberto Torres.

Na última sala do museu, haverá também a exibição do filme "Pelé 80 - O Rei do Futebol", criado por Gringo Cardia para celebrar os 80 anos do Rei.

Museu do Futebol

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais