Veja programação para celebrar Orgulho LGBTQIA+ em São Paulo

Atrações incluem show de Jup do Bairro, passeios temáticos e evento de Ballroom

São Paulo

Neste 28 de junho comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, pois, em 1969, foi o dia em que ocorreu a revolta de Stonewall, em Nova York, quando pessoas trans, lésbicas, gays e bissexuais se revoltaram contra a violência policial motivada por homofobia.

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é comemorado em 28 de junho - Jardiel Carvalho/Folhapress

Em homenagem à data, a cidade de São Paulo recebe eventos musicais, culturais, artísticos e políticos durante o final de semana. Confira:

Show de Jup do Bairro

A multiartista transsexual Jup do Bairro apresenta nesta sexta-feira (28) o show de lançamento do EP "IN.CORPO.RAÇÃO", com participação especial de de MU540 e Urias, na Casa Natura Musical. Os ingressos custam a partir de R$ 30 e pessoas transsexuais têm direito à entrada grátis. Jup do Bairro lançou seu primeiro ep em 2020 e, nos últimos anos, participou de grandes festivais de música como o Lollapalooza Brasil, Popload, The Town e Turá.
Casa Natura Musical, Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros
Sexta-feira, 28/06, às 22h, ingressos via Sympla

Pajuball 5ª edição

O evento é uma celebração da cultura Ballroom, que surgiu nos anos 80 em Nova York, com membros da comunidade LGBTQIA+ competindo em categorias de dança, moda e performance. O Pajuball acontece neste sábado (29) na Casa Natura Musical e conta com 12 categorias que homenageiam figuras, movimentos e espaços de resistência. Além das apresentações, haverá também um pocket show da artista maranhense Enme.
Casa Natura Musical, Rua Artur de Azevedo, 2134, Pinheiros
Sábado, 29/06, às 21h, ingressos via Sympla a partir de R$ 20

"No Paiçandu deixem meu sexo: território e memória desejante"

Passeio temático do "Dia do Orgulho" realizado pela Casa Mário de Andrade realiza em parceria com o Museu da Diversidade Sexual percorre, no sábado (29), o Centro Novo de São Paulo, explorando espaços que dialogam tanto com a obra de Mário de Andrade quanto com a história de profissionais do sexo e de pessoas LGBTQIA+.
Museu da Diversidade Sexual, Metrô República
Sábado, 29/06, a partir das 10h, evento gratuito mediante inscrição

Desfile da Parada Preta

A Parada Preta promove o fortalecimento das comunidades negras LGBTQIA+. Em parceria com a Casa1 e o BATEKOO, a 5ª edição do evento, com o tema "Aquilombar é Cura", contou com atividades formativas durante a semana. No domingo (30) o trio elétrico do desfile de encerramento da parada irá percorrer o centro de São Paulo, desde a Praça da República até o Largo do Paissandu. O desfile contará com a participação de artistas como Bixarte, Sodomita, Urias, Erica Malunguinho e outras importantes figuras da comunidade negra LGBTQIAPN+.
Praça da República, Centro
Domingo, 30/06, a partir das 13h, evento gratuito

Sarau Declama!

A Casa das Rosas recebe, no domingo (3), o Coletivo Declama! que organiza um sarau temático do mês do orgulho com microfone aberto para todos os que desejam participar. O evento também conta com a distribuição e troca de cartas de amor, para mostrar que o amor é para todos.
Casa das Rosas, Avenida Paulista 37
Domingo, 30/06, das 15h às 17h, evento gratuito

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais