O espaço que produz cenários e figurinos para o Theatro Municipal de São Paulo está aberto para visitação gratuita desde o final de julho. Chamado de Central Técnica de Produções Chico Giacchieri, o prédio no Canindé também é usado pela instituição para armazenar artigos históricos de apresentações.
São duas modalidades de visitas. Agendadas, que acontecem toda quinta-feira às 10h ou às 14h, mediante agendamento pelo email educacao@theatromunicipal.org.br; e espontâneas, disponíveis de quarta e sexta, nos mesmos horários. Nesta versão, o local recebe até 20 pessoas por período.
Lá, o público encontra seção dedicada a documentos, plantas de palcos, imagens e livretos das óperas do Theatro Municipal. Parte dos objetos cênicos expostos tem mais de 50 anos.
É o caso das roupas usadas pelo Ballet do Quarto Centenário, da década de 1950. Os modelos, que foram idealizados por Di Cavalcanti, Burle Marx e Lasar Segall, ficam guardados a 20°C para proteção. Da mesma época, aparecem os primeiros figurinos comprados pela instituição em Milão, na Itália.
Além das peças antigas, o espaço abriga a mostra "Carmen, Uma Insurreição", que apresenta figurinos da obra homônima do francês Georges Bizet.
Obras mais recentes do Theatro Municipal também podem ser vistas, como figurinos, peças de cenografia e rascunhos dos projetos de palco das óperas "Maria de Buenos Aires", de Astor Piazzolla, e "Café", de Mário de Andrade.
Central Técnica de Produções Chico Giacchieri
R. Paschoal Ranieri, 75, Canindé, região norte.
Comentários
Ver todos os comentários