'Castelo Rá-Tim-Bum' ganha exposição comemorativa com nova fachada após incêndio

Fogo atrasou inauguração, que traz itens originais e conta histórias dos bastidores

São Paulo

É aberta nesta sexta (18) no Solar Fábio Prado, na região oeste, a exposição comemorativa de 30 anos do "Castelo Rá-Tim-Bum". Um incêndio no início do mês atrasou a inauguração da mostra e destruiu a sua parte externa, uma fachada de 17 metros de altura que replicava o castelo. Em duas semanas, a organização ergueu um novo cenário, menor, no lugar.

Criada há três décadas, a série atrai hoje mais interesse de adultos que acompanharam a transmissão da TV Cultura nos anos 1990 e entendem as referências do desenho. Mas a ludicidade da mostra quer alcançar um novo público: as crianças.

A imagem mostra três manequins em uma exposição de roupas. O manequim à esquerda está vestido com uma camiseta listrada em vermelho e branco, com um macacão azul. O manequim do meio usa um vestido colorido com listras e um padrão floral. O manequim à direita veste uma camiseta com uma estampa de rosto e um chapéu vermelho. Ao fundo, há um painel de tecidos com diversos padrões e cores.
Figurinos originais de Zeca (esq.), Biba e Pedro (dir.) na mostra ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ - Pedro Affonso/Folhapress

Essa é a terceira edição da exposição em São Paulo —outras duas aconteceram em 2014 e 2017. A deste ano tem como destaque os bastidores da série. Conta como o castelo foi feito e relembra a história dos trabalhadores do seriado, sejam eles atores ou não.

Logo na entrada, o hall do Doutor Victor recepciona os visitantes com figurino original, imagens e documentos. Esse espaço é uma homenagem ao ator Sérgio Mamberti, morto em 2021, que interpretou o personagem.

Em seguida, há uma linha do tempo com acontecimentos importantes da série. O espaço se conecta a uma sala inédita, o Atelier da Criatividade. Nela, aparecem bonecos e roupas originais usadas por personagens, como as de Penélope, Biba, Zeca e Pedro, além de croquis de 1993 feitos pelo artista plástico Jésus Sêda, criador dos fantoches do seriado.

A mostra ainda inclui uma sala para os cientistas Tíbio e Petrônio, montada com peças em tamanho real do set de filmagem. O Túnel do Mau também ganha uma reprodução com os seus trava-línguas e gargalhada fatal.

Outra novidade fica no espaço do João de Barro e das Patativas, conhecidas pelo quadro "Passarinho, Que Som É Esse?". A sala traz instrumentos musicais e um jogo de luzes cuja dinâmica é baseada no bordão dos personagens.

Aliás, a sonorização da mostra toma os 18 espaços expositivos com melodias e regravações de personagens com depoimentos sobre os 30 anos da série.

Os visitantes ainda podem tomar banho com o Ratinho, conversar com a cobra Celeste, subir escadas ou, embaixo delas, entrar no quarto do Nino. Morgana e um caldeirão de memórias também aparecem nesta edição.

Na saída, há uma lojinha com itens como copos, bolsas e até um chocolate em formato do castelo.
Quem comprou ingressos para as visitas de 10 a 17 de outubro, impedidas pelo incêndio, deve acessar o site da mostra para realizar a troca do tíquete, mas se preferir, pode pedir o reembolso.

A imagem mostra a fachada de um edifício histórico, predominantemente branco, com detalhes arquitetônicos clássicos. A entrada principal é em forma de arco, com portas de madeira. Ao redor, há elementos decorativos coloridos e vegetação bem cuidada. No primeiro plano, uma escada de madeira está posicionada ao lado da entrada, e há grandes arbustos esféricos na frente.
Nova fachada da exposição foi feita em duas semanas. A original tinha 17 metros de altura e foi consumida pelas chamas - Pedro Affonso/Folhapress

A série e o filme homônimo serão homenageados na 1ª Mostrinha, parte da 48ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo dedicada à infância e à juventude. Ambos serão exibidos no sábado (19), às 14h e às 16h30 na Cinemateca, no Espaço Petrobrás (lg. Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul).

É possível assistir ao seriado na TV Cultura, com episódios toda sexta-feira, às 19h.

Exposição Castelo Rá-Tim-Bum

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais