Descrição de chapéu arte
Passeios

Agenda em 2025 tem novo prédio do Masp e mostra com obras de Monet; veja atrações do ano

Programação na capital também conta com exposição sobre Raul Seixas, CCXP e Bienal de Artes

São Paulo

Em 2025, a capital paulista recebe o novo prédio no Masp, com previsão de inauguração em março. Dentre as próximas exposições da cidade, destacam-se uma mostra com obras do pintor francês Claude Monet (1840-1926) e outra que homenageia o cantor brasileiro Raul Seixas (1945-1989).

A seguir, confira as principais novidades do ano, com mostras e eventos culturais, divididas por mês.

A imagem apresenta uma pintura com predominância de tons verdes e azuis, retratando uma paisagem natural. A cena é composta por árvores e um corpo d'água, com pinceladas soltas que criam uma sensação de movimento e luz. A superfície da água reflete as cores ao redor.
Obra "A ponte japonesa sobre a lagoa das ninfeias em Giverny (The Japanese Bridge)", 1920-24. Óleo sobre tela, 90 x 92,5 cm. Doação Louis La Saigne,1948. Ph: João Musa - Acervo Masp

MARÇO

Pietro Maria Bardi
O edifício, novo espaço expositivo do Masp —ao lado do icônico museu—, inaugura em março, ainda sem data definida, com mostras como "Artes na África", "Histórias do Masp", "Pierre-Auguste Renoir" e "Isaac Julien: um Maravilhoso Emaranhado", entre outras.

MAIO

Masp
O prédio desenhado por Lina Bo Bardi abriga as exposições "A Ecologia de Monet" e "Frans Krajcberg: Reencontrar a Árvore", que integram o ciclo Histórias da Ecologia. Abertura em 16/5.


Pinacoteca
No ano de seu 120º aniversário, tem programação intensa. Um dos principais destaques será a coletiva "Pop Brasil", que reúne obras de artistas como Hélio Oiticica, Terezinha Soares e Antonio Dias. Abertura em 30/5.


JULHO

O Baú do Raul
Um dos grandes nomes do rock brasileiro, Raul Seixas (1945-1989) será tema de uma grande exposição no MIS, com vários objetos pessoais, material de acervo e partes interativas relacionadas ao universo do Maluco Beleza.

SETEMBRO

36ª Bienal de Artes de SP

A edição de 2025 da Bienal de SP já está com data marcada, começando no dia 6 de setembro, passando pelo início das férias escolares e se estendendo até 11 de janeiro de 2026 —e apostando, assim, num aumento significativo de público. Intitulada ‘Nem Todo Viandante Anda Estradas – Da Humanidade como Prática’, o evento conta com a curadoria do camaronês Bonaventure Soh Bejeng Ndikung, diretor do Haus der Kulturen der Welt, em Berlim. A equipe curatorial é formada ainda por Alya Sebti, Anna Roberta Goetz, Thiago de Paula Souza e Keyna Eleison. O evento quer propor uma sociedade em que a convivência possa ser um terreno fértil para diálogos e negociações.


DEZEMBRO

CCXP 2025
O evento de cultura pop recheado de atores e celebridades de algumas das principais produções audiovisuais já tem data para a próxima edição: entre 4 e 7/12. A quadrinista italiana Sara Pichelli, uma das criadoras de Miles Morales em "Ultimate Homem-Aranha", é a primeira presença previamente confirmada.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais