A Jovem Guarda, movimento cultural que completa 60 anos em 2025, será tema de exposição no Museu da Imagem e do Som (MIS) no dia 26 de fevereiro.
Com curadoria do diretor-geral do MIS, André Sturm, a mostra "Jovem Guarda 60 anos" apresentará álbuns, pôsteres, fotografias, capas de revistas, matérias de jornais e objetos pessoais de membros do movimento como Roberto Carlos, Erasmo Carlos (1941- 2022) e Wanderléa.
Os três apresentavam um programa homônimo que estreou em 1965 na TV Record. No auditório com público jovem, os apresentadores recebiam artistas, músicos, bandas e intérpretes de todo o Brasil aos domingos.
O nome do programa catalisou um movimento cultural brasileiro, inspirado no rock de Bill Haley, Elvis Presley e Beatles. Pautou costumes, moda e até linguagem própria, como o iê-iê-iê, uma apropriação do "yeah, yeah, yeah", da música "She Loves You", dos Beatles.
Parte desta história aparece na mostra do MIS, produzida com acervo do jornalista Washington Morais, que juntou materiais ao longo de 30 anos com artistas, produtores e empresários.
Além dos itens físicos, a mostra traz também vídeos sobre a época, que ajudaram a reforçar a estética geral do movimento. Aparecem trechos da trilogia "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura" (1968), "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" (1970) e "Roberto Carlos a 300 km por Hora" (1971).
Há alguns objetos raros do rei, como seu primeiro disco que contém o hit "Splish Splash".
Além de vídeos, o museu resgata entrevistas feitas com personagens do período, com depoimentos de Martinha, Eduardo Araújo, Sérgio Reis, Jerry Adriani e Luiz Ayrão.
Os ingressos custam R$ 30 e podem ser usados para entrar na exposição "Ney Matogrosso", que será inaugurada no dia 21 de fevereiro, em outro ambiente do museu. As vendas para a exposição do cantor já começaram em megapass.com.br.
Jovem Guarda 60 anos
MIS - av. Europa, 158, Jardim Europa, região oeste. Estreia: 26/2. Ter. a sex., das 10h às 19h. Sáb., das 10h às 20h. Dom., das 10h às 18h. Ingr.: a partir de R$ 30 em megapass.com.br. Livre
Comentários
Ver todos os comentários