Roteiro traz cinco programas inusitados em São Paulo

Muita gente vai ao Cemitério da Consolação visitar obras de artistas como Brecheret. Ou então passa no Museu da Polícia Civil para saber mais sobre criminosos famosos. Abaixo, conheça cinco programas inusitados --e variados-- para fazer na cidade de São Paulo:

Visitas ao Cemitério da Consolação

Crédito: Paulo Toledo Piza/Folhapress
"Pietá" em bronze (foto) é uma das obras que chamam a atenção no Cemitério da Consolação, em SP, que oferece visitas guiadas

Em cerca de 77 mil m², o local abriga obras de artistas consagrados, como Victor Brecheret ("O Sepultamento"), Luigi Brizzolara e Amadeo Zani.

Os túmulos suntuosos chamam a atenção, como o da família Matarazzo, que possui 20 metros de altura. Lá, também estão sepultados personagens como a Marquesa de Santos, Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Campos Sales e Mário de Andrade.

Quem quiser pode agendar uma visita monitorada.

Cemitério da Consolação - r. da Consolação, 1.660, centro, São Paulo, SP. Seg. a sex.: 7h às 18h. Visitas monitoradas: 9h às 14h (agendar pelos tel. 0/xx/11/3256-5919 / 0800-109850). Grátis.

Museu da Polícia Civil

Crédito: Divulgação

Cabeças de cera que reproduzem feições de criminosos, como o bandido da Luz Vermelha e Chico Picadinho, ficam em exposição no museu, que também exibe partes de corpos humanos conservados em formol.

O acervo inclui documentos, objetos policiais e de crimes, fotos de incêndios e acidentes de trânsito, armas e reconstituições de crimes, com bonecos e sapatos apreeendidos na década de 1920.

O local fica aberto de terça a sexta-feira, sempre das 13h às 17h, e também há realização de visitas guiadas para grupos com mais de 15 pessoas, mediante agendamento. Menores de 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

Informe-se sobre o evento

Caminhada noturna pelo centro

As ruas do centro de São Paulo ficam mais animadas às quintas-feiras, a partir das 20h. É quando começa o percurso gratuito de cerca de duas horas, que ocorre desde 2005 e reúne cerca de 50 pessoas por semana.

O ponto de partida é o Teatro Municipal, e o roteiro, sempre variado, inclui visitas a locais históricos do centro. O grupo é acompanhado por um guia turístico. Para mais informações, acesse o site oficial.

Teatro Municipal - escadaria - pça. Ramos de Azevedo, s/ nº, República, centro, São Paulo, SP. Qui.: 20h. Grátis. Classificação etária: livre.

Viagens de trem

Inaugurado em 2009, o Expresso Turístico realiza viagens a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, a bordo de uma locomotiva da década de 1950, totalmente reformada.

Ao longo do trajeto, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e contam curiosidades sobre as cidades. O passageiro também pode aproveitar o passeio e visitar os principais pontos turísticos dos locais.

Acesse o site da CPTM para informações sobre preços e trajetos.

Crédito: Sebastião Moreira/Efe
Visitantes observam operações na BM&F Bovespa; local realiza visitas monitoradas

Conheça a Bolsa de Valores

Mais de 500 mil pessoas já visitaram a sede da BM&FBovespa para conhecer, na teoria e na prática, como funcionam as negociações da Bolsa.

O local promove visitas gratuitas monitoradas, individuais ou em grupos, que podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 10h às 17h.

Quem passar por lá poderá acompanhar a simulação de compra e venda de ações, visitar o museu sensorial, assistir a palestras (sobre temas como mercado de capitais e como investir em ações) e ver um filme em 3D sobre as atividades da Bovespa. Veja as informações completas no site oficial.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais