Balaclava Fest: músico que inspirou selo brasileiro é convidado de festival em SP

Uma das metas de Fernando Dotta e Rafael Farah ao idealizar o Balaclava Fest, criado para marcar os três anos do selo Balaclava Records, era reunir bandas nacionais e estrangeiras.

Conseguiram. E para a estreia do evento, neste sábado (25) e no domingo (26) no CCSP, eles trazem um convidado de honra: Mac McCaughan.

O músico é uma das principais fontes de inspiração dos sócios brasileiros, já que, ao lado de Laura Ballance, ambos do grupo Superchunk, criou em 1989 a gravadora independente Merge Records, como forma de lançar o próprio disco e o de bandas que admirava.


Por isso, quando pensaram nesta primeira celebração, a presença de McCaughan era essencial. "Ele e a Laura terem feito isso dar tão certo nos motivou muito", conta Dotta.

"Quando enviamos o convite, explicando como a Balaclava atuava no Brasil, ele ficou interessado e comentou sobre o disco solo que lançaria neste ano. Não sabíamos. Não havia sido divulgado", lembra o organizador.

Desde então, eles mantiveram contato e atrelaram a vinda do músico à data de lançamento do disco, de forma a promover o trabalho para o público brasileiro.

A escolha pelo rock alternativo, que domina a agenda, acabou sendo natural.

Além de McCaughan, atração principal da noite, o primeiro dia também tem a banda paulistana Shed, que começa a tocar a partir das 19h.

No domingo (26), às 18h, sobem ao palco The Shivas, que vem de Portland (EUA), e The Soundscapes, outra banda de São Paulo.

Centro Cultural São Paulo - R. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central, tel: 3397-4002. Livre. Ingr.: R$ 20 (meia: R$ 10). Ingr. p/ ingressorapido.com.br

SÁBADO, DIA 25

19h Shed
Fernando Rodrigues (guitarra) e Zeek Underwood (voz e guitarra), da formação original da banda, convidaram Ali Zaher (baixo) e Rodrigo Montorso (bateria) para o lançamento oficial do vinil "Being the Same". O grupo tocou com o Superchunk em 2001, quando o conjunto de McCaughan veio a São Paulo.

20h Mac McCaughan
Vocalista e guitarrista do Superchunk, o americano toca músicas da banda de indie rock, mas foca a apresentação em seu projeto solo, "Non-Believers", que será disponibilizado na íntegra na internet, no dia 5/5.

DOMINGO, DIA 26

18h The Soundscapes
Com influências de brit pop, shoegaze e pós-punk, o grupo mostra canções de seu EP "A Lifetime a Minute" e do álbum "Freestyle Family".

19h The Shivas
O trio de Portland divulga o seu quarto álbum, "You Know What To Do", enquanto prepara o lançamento do álbum "Better Off Dead", previsto para este ano. Garage rock, surf music e psicodelia são suas principais referências.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais