Virada Cultural toma ruas de SP com mais de 1.500 atrações; veja destaques

Com o objetivo de espalhar a programação cultural por todas as regiões de São Paulo, a 11ª Virada Cultural, que ocorre neste sábado (20) e domingo (21), faz parcerias com outros projetos que são realizados no período, mas que nem sempre têm espaço durante o horário oficial do evento. Ao todo, serão mais de 1.500 atrações nas ruas. Para evitar os problemas de segurança e arrastões que marcaram a edição de 2014, o perímetro do centro foi diminuído.

Entram na agenda o Dia da Música e o Experimenta Portugal. Enquanto o primeiro é inspirado no francês Fête de la Musique e leva diversos shows para a região da avenida Paulista, o segundo apresenta, no parque Ibirapuera, a cultura portuguesa.

Unidades do CEU (Centro Educacional Unificado) voltam a sediar a Virada. Já o Projeto Funk SP aumenta a diversidade de endereços com shows de Belo, Naldo Benny e Raça Negra em bairros como Brasilândia e Vila Prudente.

Em 2015, o evento homenageia a Jovem Guarda, com shows de Erasmo Carlos, Jerry Adriani e Wanderléa. Inezita Barroso, que morreu em março deste ano, também é lembrada com um arraial caipira, que tem shows de nomes como Alceu Valença. O encerramento fica por conta de Caetano Veloso, que apresenta "Abraçaço", no palco Júlio Prestes.

A seguir, o "Guia" apresenta a programação dos principais palcos e também de eventos que não são musicais, como filmes, peças e seminários.


PALCOS

JÚLIO PRESTES

Em fim de turnê com seu "Abraçaço", Caetano Veloso encerra a programação da Virada Cultural no palco Júlio Prestes às 18h do domingo (21). Para abrir o palco principal, a escolhida foi Daniela Mercury, com o show "30 Anos de Axé", no sábado (20), às 21h.

Outros nomes populares, como Fábio Jr. e Nando Reis, que têm apresentado novas versões de grandes sucessos, além de Lenine —que lançou recentemente o disco "Carbono"—, também integram o line-up.

Um encontro especial está previsto. O rapper Emicida, que tem composições como "Triunfo" e circula pelo samba em seu álbum "O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui", se apresenta com grandes nomes da música nacional: o pianista João Donato e o sambista Martinho da Vila, às 15h do domingo (21), antes de Caetano.

Palco Júlio Prestes - r. Mauá, s/nº, região central. Sáb. (20): 21h às 18h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

18h Monobloco
21h Daniela Mercury
23h59 Lenine
3h Fábio Jr.
6h Edson Gomes
9h Demônios da Garoa
12h Nando Reis
15h Emicida convida Martinho da Vila e João Donato
18h Caetano Veloso


BARÃO DE LIMEIRA

Com um grupo forte de artistas renomados —alguns representantes de movimentos como o Tropicalismo e o Clube da Esquina—, cuja média de idade fica em torno dos 50 e poucos anos, o palco Barão de Limeira reúne
o fino da MPB.

Tom Zé, Vander Lee, Ná Ozzetti e Wagner Tiso são apenas alguns dos nomes que integram a programação do espaço a partir das 19h deste sábado (20).

Nesse contexto, Curumin, aos 38, é quase um novato.

O músico, que já tocou com nomes como Arnaldo Antunes, tem dois discos solo e está escalado para as 9h do domingo (21).

Chico César, com seus 51 anos, os últimos oito deles sem lançar um álbum inédito, agora tem coisa nova. "Estado de Poesia" mistura samba, forró, frevo, toada e reggae. Ele entra na madrugada, à 1h.

O francês Féloche, que encerra as atividades no endereço, às 17h, é a única atração internacional convocada para o palco.

Palco Barão de Limeira - al. Barão. de Limeira esq. c/ av. Dq. de Caxias, Campos Elíseos, região central. Sáb. (20): 19h até as 17h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

19h Paulinho Boca
21h Vander Lee
23h Daúde
1h Chico César
3h Alzira E
5h Ortton
7h Tom Zé
9h Curumin
11h Ná Ozzetti
13h Wagner Tiso e Tunai
15h Lô Borges
17h Féloche


SÉ/15 DE NOVEMBRO

Nome relevante do samba paulistano, Geraldo Filme (1927-1995) tem papel importante no resgate da memória da música e da cultura negra. O músico empresta a alcunha para o palco Sé/15 de Novembro, que tem a programação tomada por comunidades que se dedicam ao gênero do homenageado.

O tradicional Samba na Laje, da região sul, é o primeiro a subir ao palco, no sábado (20), às 18h.

Um dos mais conhecidos, o Samba da Vela, que já se apresentou em outras edições do evento, entra na sequência, para comandar a batucada.

É uma oportunidade para também conhecer outros grupos, como o Samba da Feira e o da Tenda.

Palco Sé/15 de Novembro - Palco Geraldo Filme - pça. da Sé, s/nº, Sé, região central. Sáb. (20): 18h até as 18h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

18h Samba da Laje
21h Samba da Vela
24h Maria Cursi
3h Samba da Feira
6h Roda de Samba do Quilombo
9h Samba da Toca
12h Samba da Tenda
15h Samba na Palma da Mão
18h Rua do Samba


RIO BRANCO

O rock e suas vertentes vão tomar a avenida Rio Branco. Com representan-tes dos anos 1970, como o Made in Brazil, e da década seguinte, o Akira S e as Garotas que Erraram, o palco também dá espaço para grupos com menos tempo de estrada.

Os gaúchos da Cachorro Grande, com 15 anos de carreira, tocam às 2h.

Far From Alaska, de Natal, é a novidade. Com o disco "ModeHuman", o quinteto marcou presença em listas de melhores do ano em 2014. O som pesado e empolgante foi, inclusive, um dos destaques do line-up brasileiro no Lollapalooza 2015. A banda entra na sequência, às 4h.

A programação também conta com metaleiros e veteranos que enveredaram pelo pop durante a explosão do gênero no país, entre 1973 e 1984. É o caso de Odair José e Edy Star.

Palco Rio Branco - av. Rio Branco esq. c/ r. dos Timbiras, Campos Elíseos, região central. Sáb. (20): 18h até as 18h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

18h Pedro Baby + Beto Lee
20h Akira S e As Garotas que Erraram
22h Odair José
24h Edy Star + Serguei: Jurassic Rock
2h Cachorro Grande
4h Far From Alaska
6h Krisiun
8h Korzus
10h Voodoopriest
12h Dr Sin
14h Viper
16h Robertinho do Recife - Metal Mania
18h Made in Brazil e convidados - Tributo a Cornelius Lucifer e Percy Weiss


SÃO JOÃO

Completando 50 anos em 2015, a Jovem Guarda, que revelou nomes como Roberto Carlos, foi o primeiro grande movimento pop do Brasil.Aproveitando a efeméride, a Virada Cultural faz sua homenagem reunindo representantes do grupo na avenida São João.

Formada a partir de um programa televisivo de mesmo nome, a turma do "iê-iê-iê", de Erasmo Carlos, Wanderléa e Jerry Adriani —todos na programação do palco—, gerou sucessos como "Ternura", "O Calhambeque", "Festa de Arromba" e "É Preciso Saber Viver".

Com repertório romântico, que inclui canções como "Doce, Doce Amor" e "Querida", Adriani abre a série de shows neste sábado (20), às 18h.

Os mais famosos, como o Tremendão, Vanusa e a Ternurinha, se apresentam apenas no domingo (21), a partir das 10h, na sequência.

Palco São João - av. São João, alt. do nº 1.100, região central. Sáb. (20): 18h até as 18h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

18h Jerry Adriani
20h Clevers com Dick Danello + Tony Campello + Baby Santiago
22h Eduardo Araujo
24h Leno e Lilian
2h Paulo Cesar Barros (Renato & Seus Blue Caps)
4h Fevers
6h Ronald (Vips) + Deny (Deny & Dino)
8h Os Incríveis
10h Erasmo Carlos
12h Martinha e Vanusa
14h Golden Boys
16h Wanderléa
18h The Jordans, Demetrius, Carlos Gonzaga, Prini Lores e Enza Flori


ESTAÇÃO DA LUZ

Com um dos line-ups mais interessantes da Virada, o espaço concentra nomes relevantes da cena independente.

Músicas instrumentais climáticas que poderiam integrar trilhas sonoras de filmes de gêneros diversos fazem parte do repertório da banda curitibana ruído/mm, que abre a série de shows na praça da Luz.

O Tigre Dente de Sabre, projeto experimental eletrônico de Tatá Aeroplano, entra às 8h. Logo depois sobe ao palco a banda goiana Boogarins, que já se apresentou em festivais gringos. As guitarras distorcidas e a levada psicodélica do grupo toma conta às 10h.

Atrações estrangeiras também estão na lista. São o caso da banda Faust, que toca às 2h, e do produtor Burnt Friedman, que entra às 6h —ambos alemães.

Metá Metá, de Thiago França (saxofone e flauta), Kiko Dinucci (guitarra) e Juçara Marçal (vocal), fecha o dia.

Palco Estação da Luz - praça da Luz, s/nº, região central. Sáb. (20): 18h até as 16h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

18h ruído/mm
20h Hurtmold + Paulo Santos
22h Anvil FX + Modular Dreams convidam Edgar Scandurra e Dino Vicente
23h59 Loop B
2h Faust
4h Insanlar
6h Burnt Friedman
8h Tigre Dente de Sabre
10h Boogarins
12h Grupo Instrumental do Capão
14h Mawaca
16h Metá Metá


PRAÇA DA REPÚBLICA

O palco República, que em 2014 foi dominado por rap, soul e blues, neste ano dá destaque à música caipira.

Denominado Arraial da Inezita Barroso, em homenagem à cantora morta em março, tem duas duplas tradicionais do cancioneiro caipira, Zé Mulato e Cassiano, com composições como "Sangue Novo", e Pedro Bento e Zé Estrada, que mostram versões famosas como "Galopeira".

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo maestro Rui Torneze, abre o programa no sábado (20), às 18h. Alceu Valença, um dos mais conhecidos do palco, e que também mescla elementos do gênero, toca às 4h.

Pça. da República - pça. da República, s/nº, República, região central, Sáb. (20): 18h até às 16h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

18h Orquestra Paulistana de Viola Caipira
20h Zé Mulato e Cassiano
22h Pedro Bento e Zé da Estrada
23h59 Matuto Moderno, Índio Cachoeira e Favoritos da Catira
2h Cezar e Paulinho
4h Alceu Valença
6h Mestrinho
8h Antônio Nóbrega
10h Celia e Celma
12h Oswaldinho e Marisa Vianna
14h Miltinho Edilberto e Oswaldinho do Acordeon
16h Wandi, Paulo Freire e Mauricio Pereira


THEATRO MUNICIPAL

O suntuoso palco é marcado por apresentações de álbuns e parcerias antigas. Às 24h, Hermeto Pascoal (piano) se une a Nenê (bateria) e Arismar do Espírito Santo (baixo) para relembrar o trio que montaram em 1993, quando fizeram turnê pela Europa.

Fafá de Belém também marca presença, às 12h, com o disco "Tamba Tajá" (1976), de canções como "Siriê" e "Vento Negro". Igualmente de 1976, "Coração", de Alaíde Costa, é interpretado pela carioca. No repertório estão "Tomara" e "Tempo Calado".

A lista de atrações ainda inclui Bacamarte e Jane Duboc e seu "Depois do Fim" (1983), Diana Pequeno com "Eterno como Areia" (1979) e Laércio de Freitas e seu "São Paulo no Balanço do Choro" (1980).

Os roqueiros do Ira! finalizam a programação com o disco "Mudança de Comportamento" (1985). Além da faixa-título, compõem o álbum "Núcleo Base" e "Longe de Tudo".

Palco Theatro Municipal - pça. Ramos de Azevedo, s/nº, República, região central, Sáb. (20): 18h até as 18h de dom. (21). Livre. GRÁTIS

18h Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
21h "São Paulo no Balanço do Choro" (1980) - Laércio de Freitas
24h Arismar do Espírito Santo, Hermeto Pascoal, Nenê (1993)
3h "Depois do Fim" (1983) - Bacamarte + Jane Duboc
6h "Como É Bom Ser Punk" (1985) - Língua de Trapo
9h "Coração" (1976) - Alaíde Costa
12h "Tamba Tajá" (1976) - Fafá de Belém
15h "Eterno como Areia" (1979) - Diana Pequeno
18h "Mudança de Comportamento" (1985) - Ira!


Confira a programação completa no site da Virada Cultural

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais