Descrição de chapéu Cinema
Shows

Festival In-Edit Brasil traz documentários sobre Clementina de Jesus e Alceu Valença na programação

Com início nesta quarta (12), em SP, mostra de filmes musicais tem 57 produções

São Paulo

Com uma lista de 57 documentários sobre música, o festival In-Edit Brasil começa nesta quarta (12), com exibições em salas de espaços como a Cinemateca Brasileira, a Galeria Olido e a Matilha Cultural.

O primeiro filme da programação é "My Generation", que mostra de que forma os jovens britânicos dos anos 1960 mudaram o mundo. O longa tem sessão gratuita nesta quarta, às 20h30 (ingressos serão distribuídos uma hora antes), no CineSesc, e traz depoimentos da cantora Marianne Faithfull, da modelo e atriz Twiggy e de Paul McCartney.

Entre as produções brasileiras, há "Clementina", que conta a trajetória de Clementina de Jesus (1901-1987), "Alceu Valença - Na Embolada do Tempo", a respeito do cantor pernambucano, e "Com a Palavra, Arnaldo Antunes", sobre o ex-vocalista dos Titãs.

Dirigido por Ana Rieper, documentário 'Clementina' conta trajetória da sambista Clementina de Jesus (1901-1987). Na imagem, a cantora usa colar de pérolas prata e camisa branca
Dirigido por Ana Rieper, documentário 'Clementina' conta trajetória da sambista Clementina de Jesus (1901-1987) - Reprodução

​E não faltam obras inspiradas em bandas nacionais. Dois exemplos são "Rumo", com a história do conjunto ligado à Vanguarda Paulista dos anos 1980, e o curta-metragem "Novos Goianos", que trata de Carne Doce e Boogarins, bandas da cena alternativa originárias de Goiás.

Já nas obras estrangeiras estão "Miles Davis: Birth of the Cool", retrato do jazzista americano (1926-1991) que dá título ao filme, e "Bad Reputation", cujo tema é a roqueira Joan Jett.

Outro destaque da mostra é a série "História Secreta do Pop Brasileiro". Dirigida por André Barcinski, tem oito episódios e joga luz em nomes obscuros da música popular brasileira. Nela há desde Os Carbonos, banda que gravou versões originais de canções como "É o Amor" e "Fuscão Preto", até a saga do argentino Santiago Malnati, responsável por lançar Gretchen, Nahim e Lady Zu.

In-Edit Brasil

  • Quando Desta quarta (12) ao dia 23/6
  • Onde Na Cinemateca Brasileira; no Centro Cultural São Paulo; na Matilha Cultural; na Galeria Olido (grátis)
  • Preço No CineSesc (R$ 12)

 
 

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais