Relembre a carreira de Tina Turner, morta aos 83 anos, em 10 músicas e filmes no streaming

Estrela do rock é dona de hits como 'What's Love Got To Do With It' e fez pontas no cinema

São Paulo

Tina Turner, considerada a rainha do rock mundial, morreu aos 83 anos nesta terça-feira (24), em sua casa na Suíça, após enfrentar uma doença não divulgada. A causa da morte não foi informada.

Turner, cujo nome de batismo é Anna Mae Bullock, nasceu em 26 de novembro de 1939 no Tennessee, nos Estados Unidos. Ela ganhou fama no final dos anos 1960 como cantora da banda Ike & Turner Revue e depois se consolidou como artista solo.

Tina Turner se apresenta no Madison Square Garden em Nova York, em abril de 2000. - Ruth Fremson/The New York Times

A cantora vendeu mais de 180 milhões de álbuns, ganhou 12 prêmios Grammy e esgotou estádios em turnê ao redor do mundo por três décadas. Seus maiores sucessos incluem "What's Love Got To Do With It", "Private Dancer" e "The Best".

Em uma passagem pelo Brasil, em 1988, com a turnê "Break Every Rule", a artista fez uma apresentação que marcou em sua carreira. Seu show no Maracanã, no Rio, para cerca de 180 mil pessoas, entrou para o Guinness Book na época como o maior público pagante para o show solo de uma artista feminina.

Desde o início do mês, está em cartaz no Museu da Imagem e do Som a exposição "Tina Turner: Uma Viagem para o Futuro". A mostra transita pela vida da artista em momentos diferentes da carreira, dos anos 1960 ao seu ápice, na década de 1980 até o final dos anos 1990.

Turner também fez pontas como atriz em filmes e ganhou documentários sobre a sua trajetória, que estão disponíveis no streaming. Saiba onde assistir a essas produções e conheça músicas fundamentais da cantora para relembrar sua carreira.

CINCO MÚSICAS

Proud Mary (1971)

Depois que essa música fora um sucesso com o grupo Credence Clearwater Revival, em 1969, Tina a gravou quando ainda fazia dupla com Ike Turner. Os dois transformaram a atmosfera tranquila de country-rock em um hino explosivo de funk em louvor à liberdade. O contraste da voz dos dois chamava a atenção do público e da crítica na década de 1970. A canção alcançou a quarta posição no ranking da Billboard e ganhou um Grammy.


Private Dancer (1984)
Composta por Mark Knopfler, a música faria parte do quarto álbum da banda britânica Dire Straits. Mas Knopfler desistiu de cantá-la porque não achou adequada para uma voz masculina. O guitarrista Jeff Beck é quem faz o solo de guitarra na versão de Tina Turner, que acabou batizando seu álbum. A música, que encerra o disco, alcançou o 7º lugar na Billboard Hot 100.


What’s Love Got To Do With It (1984)
Tina se consolidou como uma estrela solo com esta música, escrita por Terry Britten e Graham Lyle, que já havia sido oferecida e rejeitada por Sir Cliff Richard, Donna Summer e Bucks Fizz. Inicialmente, a cantora também não gostou dela, dizendo que era muito leve e pop. Mas ela concordou em gravá-la se pudesse fazer do seu jeito. Funcionou. Sua interpretação sexy e desafiadora, acompanhada por um videoclipe que a mostrava andando pelas ruas de Nova York em jeans e couro preto, deu a Turner o prêmio de gravação do ano no Grammy. Também a tornou a mulher mais velha (na época) a alcançar um single número um nos EUA, aos 44 anos.


We Don’t Need Another Hero (1985)
Outra faixa escrita por Britten e Lyle, esta música —e a própria Tina— apareceram no filme de Mel Gibson, "Mad Max Além da Cúpula do Trovão", de 1985. A letra ecoa a desolação do mundo pós-apocalíptico do longa. Turner apareceu no videoclipe como sua personagem Aunty Entity, com quem se identificava por ser "forte e resiliente". A música foi outro sucesso, alcançou a número dois nos Estados Unidos e foi indicada ao Grammy.


The Best (1989)
Escrita originalmente para Bonnie Tyler, a música foi um pequeno sucesso para a cantora galesa em 1988. No ano seguinte, Tina adicionou uma força vocal extra e uma nova produção de soft rock, que fez a canção tornar-se um dos seus maiores sucessos e um dos hinos da década. A música, por vezes, é chamada de forma equivocada como "Simply The Best", um trecho de seu famoso refrão. Ela foi destaque em inúmeros comerciais ao longo dos anos, incluindo um anúncio da Pepsi com a própria Turner. Também foi usada para promover a liga de rugby na Austrália.


CINCO FILMES

Gimme Shelter
A performance sensual de Tina Turner se tornou um dos destaques do documentário de 1970, sobre o show gratuito dos Rolling Stones que reuniu 300 mil pessoas, no festival Altamont Speedway, nos Estados Unidos, em 1969.
Estados Unidos, 1970. Direção: Albert Maysles e Charlotte Zwerin. 16 anos. NoLooke e NetMovies


Mad Max - Além da Cúpula do Trovão
Na saga de "Mad Max", Tina Turner contracenou com Mel Gibson. A artista interpretou a personagem Tia Entity, que governava uma cidade em uma era pós-apocalíptica. É o seu papel mais conhecido no cinema.
Estados Unidos, 1985. Direção: George Miller e George Ogilvie. Com: Mel Gibson, Tina Turner e Bruce Spence. 12 anos. No Amazon Prime VIdeo, Apple TV+ e Google Play

Mel Gibson and Tina Turner in Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão (1985)
Tina Turner e Mel Gibson and em cena de 'Mad Max - Além da Cúpula do Trovão' - Divulgação

Tina
O último documentário lançado sobre Tina Turner, em 2021, mostra como a cantora ultrapassou obstáculos para se transformar em uma das primeiras mulheres negras americanas a fazer sucesso internacional.
Estados Unidos, 2020. Direção: T.J. Martin e Daniel Lindsay. Com: Angela Bassett, Oprah Winfrey e Katori Hall. 14 anos. No HBO Max, Amazon Video, Apple TV+ e Google Play


Tina: A Verdadeira História de Tina Turner
Angela Bassett e Laurence Fishburne fazem os papéis de Tina Turner e seu ex-marido Ike, em meio a uma relação abusiva que forçou a cantora a se separar e trilhar uma nova fase.
Estados Unidos, 1993. Direção: Brian Gibson. Com: Laurence Fishburne, Angela Bassett e Vanessa Bell Calloway. 12 anos. No Star+

O Último Grande Herói
No filme de comédia estrelado por Arnold Schwarzenegger, que vive um detetive de filmes de ação, Tina Turner faz uma curta participação como prefeita de Los Angeles, onde se passa a história.
Estados Unidos, 1993. Direção: John McTiernan. Com: Arnold Schwarzenegger, F. Murray Abraham e Tina Turner. 12 anos. No HBO Max, Google Play, Amazon Prime Video, Claro Video e Apple TV+

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais