Rita Lee: 10 músicas essenciais para relembrar a carreira da cantora, morta aos 75 anos

Cantora era maior estrela do rock brasileiro e deixa legado musical com 'Ovelha Negra' e 'Desculpe o Auê'

Ícone de Erramos Erramos: esse conteúdo foi alterado
São Paulo

Rita Lee, uma das maiores estrelas do rock brasileiro, morreu nesta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela estava em sua casa, na capital paulista, com a família. A morte foi confirmada por meio de uma publicação na página da cantora no Instagram.

Show de Rita Lee durante comemoração do aniversario de SP, no vale do Anhangabau, em 2013 - Folhapress

A cantora, que despontou durante o tropicalismo com a banda Os Mutantes, na década de 1960, deixa legado com grande lista de canções, com seu estilo único e interpretações marcantes.

Desde sua passagem pelos Os Mutantes —grupo formado pela cantora, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias—, que fizeram parte do LP "Tropicália", de 1968, até seus álbuns mais marcantes, como "Fruto Proibido", de 1975, Rita Lee foi responsável por uma ruptura na música brasileira.

Conheça dez músicas fundamentais na carreira de Rita Lee.

Agora Só Falta Você (1975)
É uma das músicas mais emblemáticas da carreira de Rita Lee, escrita em parceria com a banda Tutti Frutti e lançada no álbum "Fruto Proibido" em 1975, considerado um marco da história do rock brasileiro. O título foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o 16º melhor disco de música brasileira de todos os tempos. Com letra romântica e sincera, "Agora só falta você" se tornou um clássico atemporal.


Amor & Sexo (2003)
De uma forma poética, Rita Lee fala sobre o amor e relações sexuais e faz uma comparação entre os dois temas nesta canção de 2003. Ela faz parte do álbum "Balacobaco" e foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Canção Brasileira.


Baila Comigo (1980)
Em 2020, em uma live comemorativa dos 40 anos do disco "Rita Lee" (1980), a cantora, que estava lado de Roberto de Carvalho, revelou que sonhou com a letra e fez a música em cinco minutos.


Desculpa o Auê (1983)
A letra, feita pela cantora em parceria com Roberto de Carvalho, retrata um ataque de ciúmes que Rita Lee teve, assim como ela descreve em sua autobriografia. "Escrevi um bilhetinho a Roberto tentando negociar um perdão pelo barraco que dei, coisa e tal", comenta ela.


Doce Vampiro (1979)
De 1979, faz parte do álbum "Rita Lee". Foi composta por Rita Lee durante sua primeira prisão domiciliar, durante a ditadura, enquanto estava grávida de Beto Lee, seu primeiro filho.


Flagra (1982)
Lançada em 1982 como parte do álbum homônimo de Rita Lee e Roberto de Carvalho, foi composta em parceria com seu marido. A música foi tema de abertura da novela "Final Feliz", da Globo. Seus versos falam sobre cinema com várias referências a atores e filmes.


Lança Perfume (1980)
Uma música do álbum "Rita Lee", lançado em 1980. A música foi um grande sucesso na época de seu lançamento, tornando-se uma das canções responsáveis por divulgar a produção musical do país no exterior. A música é frequentemente citada como um dos maiores sucessos da carreira de Rita Lee, e segue popular até os dias hoje.


Mania de Você (1979)
O álbum "Rita Lee", de 1979, foi o primeiro disco solo da cantora após sua saída do grupo Os Mutantes e inclui outras canções de sucesso, como "Corre-Corre" e "Doce Vampiro". Desde então, "Mania de Você" se tornou uma das músicas mais populares da cantora. Foi regravada e interpretada por diversos artistas.


Menino Bonito (1974)
A canção de Rita Lee e do grupo Tutti Frutti faz parte do álbum "Atrás do Porto Tem uma Cidade", de 1974. Leve e simples, descreve um movimento de atração intensa que a cantora sente por um garoto —paixão conduzida por olhares, mas que não se concretiza (ao menos na letra).


Ovelha Negra (1975)
A música de autoria da cantora compõe o álbum "Fruto Proibido", lançado com a banda Tutti Frutti. O disco marcou a nova fase da cantora e se tornou uma espécie de hino para fãs que se identificam com a imagem de pária da letra que descreve a "ovelha negra da família".


Ícone de Erramos ERRAMOS: O conteúdo desta página foi alterado para refletir o abaixo

Versão anterior deste texto afirmava que a música "Esse Tal de Roque Enrow" faz parte do álbum "Rita Lee", de 1979. A canção integra o álbum "Fruto Proibido", de 1975.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais