Festival de Curtas exibe mais de 350 filmes a partir de hoje; confira destaques

Crédito: Divulgação
Cena do filme "O Duplo", dirigido pela brasileira Juliana Rojas, que integra a programação do 23º Festival de Curtas-Metragens

O 23º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo começa nesta sexta-feira (24) em seis cinemas de São Paulo --Cinemateca Brasileira, Cinesesc, Cine Olido, Cinusp, Espaço Unibanco Augusta e MIS. Todas as sessões são gratuitas.

Projeções especiais como a "Retour de Flamme", do curador, restaurador e cineasta francês Serge Bromberg, composta por obras raras e que contará com a presença do próprio executando a trilha sonora ao vivo, integram o festival, que termina na próxima sexta-feira (31 de agosto).

Dentre os mais de 350 filmes que serão exibidos, o "Guia" selecionou oito imperdíveis. Abaixo, saiba mais sobre as produções (para ver a programação completa, acesse o site da mostra).



SAIBA MAIS SOBRE OITO CURTAS IMPERDÍVEIS:

"Amores Passageiros"
O curta gaúcho se passa durante uma inspeção de rotina em uma galeria de esgoto subterrânea, quando um trabalhador inicia um obscuro relacionamento.
Na sessão Mostra Brasil 9

"O Duplo"
Dirigido pela brasileira Juliana Rojas (de "Trabalhar Cansa"), o curta que concorreu no Festival de Cannes deste ano conta a história de Silvia, uma jovem professora. Certo dia, sua aula é interrompida quando os alunos veem seu duplo pela janela. Ela tenta ignorar a aparição, mas o evento perturbador passa a impregnar seu cotidiano e alterar sua personalidade.
Na sessão Mostra Brasil 8

Crédito: Divulgação
Cena da animação dirigida por Karla Castañeda, "A Roda d'Água", que tem exibição nesta sexta (24), no Espaço Unibanco Augusta

"Rafa"
Coprodução de Portugal e França, o longa de João Salaviza conta a história de Rafa, que descobre que a mãe foi detida pela polícia. Na moto de um amigo, ele vai a uma delegacia no centro de Lisboa esperar pela saída da mãe. As horas passam e Rafa não quer voltar para casa sozinho.
Na sessão Mostra Internacional 8

"A Roda D'Água"
A animação mexicana se passa um pequeno povoado, onde o tempo se detém para um pai de família que perdeu o filho.
Na sessão Mostra Latino-Americana 4

"Retorno à Mandima"
Dirigido por Robert-Jan Lacombe, o longa relembra 1996, quando o diretor tinha dez anos e deixou sua vila no Zaire. A guerra estourou em seguida. Uma jornada pessoal, de volta à infância, à procura dos melhores amigos, apesar de muita coisa ter acontecido em 15 anos.
Na sessão Por uns Minutos a Mais

"A Dama do Estácio"
No curta carioca que conta com Fernanda Montenegro no elenco, Zulmira é uma velha prostituta. Um dia ela acorda obcecada com a ideia de que vai morrer e que precisa de um caixão.
Na sessão Mostra Brasil 7

Crédito: Divulgação
Cena do curta vencedor do Festival de Cannes deste ano, "Silêncio" será exibido três vezes durante a mostra que ocorre em São Paulo

"Silêncio"
Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Cannes de 2012, o filme turco de L. Rezan Yesilbas se passa em 1984, quando Zeynep, mãe de três crianças, se prepara para visitar seu marido numa prisão turca. Lá ninguém pode falar curdo, e os presos não podem receber nada de seus familiares.
Na sessão Mostra Internacional 6

"Quem Tem Medo de Cris Negrão?"
Cristiane Jordan, ou Cris Negão, foi uma travesti cafetina do centro de São Paulo, conhecida por seus métodos violentos. Odiada e temida por uma legião, ela também tinha seus fãs, até ser tragicamente assassinada. O filme propõe um mergulho no universo marginal das travestis, a partir dessa figura lendária do submundo de São Paulo.
Na sessão Mostra Brasil 5

Acesse o site Catraca Livre para saber informações sobre eventos gratuitos ou populares.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais