Festival internacional de documentários começa hoje em São Paulo

A 18ª edição do festival É Tudo Verdade inicia nesta sexta (dia 5) uma maratona de 82 documentários com exibições que vão até o dia 14 de abril.

O grande homenageado da mostra deste ano é o russo Dziga Vertov, conhecido principalmente por "O Homem da Câmera de Filmar" (1929). Cópias raras em 35 mm dos filmes do diretor serão exibidas em oito programas diferentes.


O festival também adianta o cinquentenário do golpe militar, que ocorre em 2014, com exibições do longa "Jango" e dos curtas institucionais do Ipes (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais), dirigidos por Jean Manzon, que ajudaram a promover a deposição de João Goulart (1919-1976) dando abertura ao golpe militar de 1964.

Filmes que celebram a literatura, o cinema, a música, as revoluções e o experimentalismo também ganharam espaço.

O festival acontece em cinco espaços de São Paulo: no CCBB, no Cine Livraria Cultura, na Cinemateca Brasileira, no MIS e na Reserva Cultural.


CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA SEMANA DO FESTIVAL:

HOJE, DIA 5

CCBB

14h: "Dinheiro à Toa - Dentro da Reserva Federal"
Money for Nothing - Inside the Federal Reserve. EUA, 2012. Direção: Jim Bruce. 107 min. Livre.
Administradores, economistas, historiadores e investidores debruçam-se sobre o papel que o Banco Central dos EUA desempenhou no desencadeamento da crise global de 2008 e analisam as possibilidades de o desastre repetir-se no futuro.

16h: "Curtas do Ipes"
Brasil, 1962/1964. Direção: Jean Manzon. 69 min. Livre.
Serão exibidos curtas institucionais como "O Ipes É o Seguinte", "Uma Economia Estrangulada" e
"O Brasil Precisa de Você".

18h: "Os Anos JK - Uma Trajetória Política"
Brasil, 1980. Direção: Silvio Tendler. 110 min. Livre.
O legado do presidente Juscelino Kubitschek (1902-1976) é o objeto deste documentário, que investiga suas realizações, como a construção de Brasília.

20h: "A Caminhonete"
La Camioneta. EUA/Guatemala, 2012. Direção: Mark Kendall. 71 min. Livre.
Após cerca de 12 anos de uso, ônibus escolares dos EUA vão a leilão. Boa parte deles é arrematada por guatemaltecos que recolocam os veículos em circulação para transporte público. Empresários e motoristas narram esses episódios.


Cine Livraria Cultura

13h: "Competição Internacional - Curtas 1"
Vários países, 2012. Vários diretores. 71 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Serão exibidos curtas como "Gimka e Golka e Eu" (Bélgica), de Susanne Weck, "O Diabo" (França), de Jean-Gabriel Périot, e "Os Diários Fílmicos de Turner" (EUA), de James T. Hong.

15h: "Minha Revolução Roubada"
My Stolen Revolution. Suécia/Noruega/Inglaterra/EUA, 2013. Direção: Nahid Persson Sarvestani. 75 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Longe de seu país, o Irã, e fugindo das perseguições islâmicas, a cineasta encontra diversas amigas ativistas que sofreram anos de prisão e tortura.

17h: "Nosso Nixon"
Our Nixon. EUA, 2013. Direção: Penny Lane. 85 min. Livre.
A presidência de Richard Nixon (1913-1994) é revisitada a partir do inédito material filmado por três dos seus assessores. Apreendidos pelo FBI, depois arquivados e esquecidos por quase 40 anos, esses filmes caseiros mostram fatos históricos.

19h: "Palme"
Idem. Suécia, 2012. Direção: Kristina Lindström e Maud Nycander. 105 min. Livre.
Líder do Partido Social-Democrata e duas vezes primeiro-ministro da Suécia, Olof Palme foi o político mais conhecido de seu país. Famoso pela firme oposição ao "apartheid" sul-africano, ele pode ser visto também em inéditos filmes familiares.

21h: "Paulo Moura - Alma Brasileira"
Brasil, 2013. Direção: Eduardo Escorel. 86 min. Livre.
A trajetória do clarinetista, saxofonista, compositor, arranjador e regente paulista Paulo Moura (1932-2010) é narrada no longa.

23h: "Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes"
Brasil, 2013. Direção: Bruno Polidoro e Cacá Nazario. 74 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Santiago, Amsterdã, Berlim, Paris, Londres, Porto Alegre e São Paulo são as cidades que marcaram a vida breve do escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996). Os lugares são revisitados e memórias são relembradas pelos amigos do autor.


Reserva Cultural

14h: "Nascido na URSS"
Born in the USSR - 28 Up. Rússia/Inglaterra/Alemanha, 2012. Direção: Sergei Miroshnichenko. 209 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Em 1991, 20 crianças de sete anos foram escolhidas na então União Soviética e filmadas continuamente a cada sete anos.

18h: "Estou no Espaço"
I Am in Space. Alemanha, 2013. Direção: Dana Ranga. 98 min. Livre.
Recorrendo a entrevistas realizadas com astronautas e seus psicólogos e à filmagem do cosmonauta Jean-François Clervoy, o filme reconstitui a experiência de estar no espaço. O experimento científico e a autoconfiança mesclam-se com a consciência de que uma situação de risco requer reações rápidas.

20h: "Comissário"
The Commissioner. Finlândia/Grécia, 2012. Direção: Pekka Lehto. 53 min. Livre.
Olli Rehn, comissário para assuntos econômicos e monetários da União Europeia é acompanhado por dois anos, no delicado período em que teve que enfrentar o agravamento da crise grega e o mergulho da zona do euro na recessão, em 2010.

22h: "Os Capitães"
The Captains. EUA, 2011. Direção: William Shatner. 96 min. Livre.
O ator William Shatner, o primeiro capitão James Kirk da cultuada série "Jornada nas Estrelas", parte em busca dos cinco atores que o sucederam no posto de comando da nave Enterprise.


AMANHÃ, DIA 6

CCBB

14h: "Comissário"

16h: "O Almanaque"
The Calendar. Uruguai, 2012. Direção: José Pedro Charlo. 73 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Em 1972, o jovem estudante Jorge torna-se mais um dos milhares de presos políticos do presídio Libertad, perto de Montevidéu. Apesar do risco, ele consegue manter um registro secreto desses dias.

18h: "Jango"
Brasil, 1984. Direção: Silvio Tendler. 117 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Tendo como fio condutor a biografia do presidente João Goulart (1919-1976), de sua ascensão à derrubada pelo golpe militar de 1964, o filme reconstitui a vida política do Brasil nos anos 1960.

20h: "A Última Estação"
The Last Station. Chile/Alemanha, 2012. Direção: Cristian Soto e Catalina Vergara. 90 min. Livre.
Numa instituição chilena para idosos, a vida passa lentamente. A rotina se repete, alterada apenas pela chegada de Morena, observada atentamente pelas amigas Lidia e Teresa. Entre visitas esparsas, orações e aulas de canto, a presença da morte entra em pauta nos comentários radiofônicos do padre Hurtado.


Cine Livraria Cultura

13h: "Competição Internacional - Curtas 2"
Polônia/Chile/Espanha/Finlândia, 2012. Vários diretores. 87 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Integram a sessão curtas como "Solidão do Som" (Polônia), de Jacek Piotr Blawut, "O Indizível" (Chile/Espanha), de Carolina Astudillo, e "A Filha do Inverno Silencioso" (Finlândia), de Iiris Härmä.

15h: "Competição Brasileira - Curtas 1"
Brasil, 2012. Vários diretores. 96 min. Livre.
Serão exibidos curtas como "O Pai do Gol", de Luiz Ferraz, "Alexina - Memórias de um Exílio", de Cláudio Bezerra e Stella Maris Saldanha, e "São Paulo Miniatura", de Wiland Pinsdorf.

17h: "Fanny, Alexander e Eu"
Fanny, Alexander & I. Suécia, 2012. Direção: Stig Björkman. 58 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Lembrando a passagem dos 30 anos do filme "Fanny & Alexander", de Ingmar Bergman, o crítico e cineasta sueco Stig Björkman aproxima-se de eminentes atores escandinavos, que discutem a permanência da obra-prima de Bergman e suas relações com esse trabalho ao longo de sua própria carreira.

21h: "Ozualdo Candeias e o Cinema"
Brasil, 2013. Direção: Eugenio Puppo. 100 min. Não recomendado para menores de 18 anos.
Ozualdo Candeias (1922-2007) começou sua carreira atrás da câmera com documentários institucionais até se lançar na produção de "A Margem", em 1967, ano em que teve início o cinema marginal, movimento do qual ele participou, além de ser uma das figuras mais representativas da chamada Boca do Lixo.

23h: "Cidade Cinza"
Brasil, 2013. Direção: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo. 80 min. Livre.
Em julho de 2008, um muro no centro de São Paulo foi recoberto de tinta cinza, seguindo uma política de limpeza urbana da prefeitura da cidade. Acabava de ser apagado um grafite feito, entre outros artistas, pela dupla OsGemeos. Também será exibido o curta "A Guerra dos Gibis", de Thiago Brandimarte Mendonça e Rafael Terpins.


Reserva Cultural

14h: "Palme"

16h: "A Máquina que Faz Tudo Sumir"
The Machine which Makes Everything Disappear. Geórgia/Alemanha, 2012. Direção: Tinatin Gurchiani. 101 min. Livre.
O anúncio de escolha de elenco para um filme atrai jovens do campo e da cidade na Geórgia. As motivações de cada um diferem, e o grupo acaba formando um curioso mosaico que carrega consigo os fragmentos da história recente da ex-república soviética.

18h: "Filha-Problema"
Bloody Daughter. França/Suíça, 2012. Direção: Stéphanie Argerich. 94 min. Livre.
A consagrada pianista argentina Martha Argerich deixa cair algumas de suas defesas diante de sua filha caçula, Stéphanie, que a filma na intimidade e revela particularidades de uma estelar família musical.

20h:"Alugue uma Família S.A."
Rent a Family Inc. Dinamarca, 2012. Direção: Kaspar Astrud Schröder. 76 min. Livre.
Ryuichi leva uma vida aparentemente normal, exceto pela natureza de seu negócio. Usando apenas seu celular e seu laptop, ele comanda uma pequena empresa especializada em contratar pessoas para desempenhar diferentes papéis, ajudando seus clientes a encenarem vidas que, na verdade, não têm.

22h: "Philip Roth, sem Complexos"
Philip Roth, Without Complex. França, 2011. Direção: William Karel. 52 min. Livre.
O escritor norte-americano Philip Roth abre as portas de seu apartamento, em Nova York. Poucos meses antes da publicação de seu alegado último romance, "Nêmesis", em 2010, o autor fala de seu processo de criação, de seus temas e obsessões e assegura que seus personagens não são seu alter ego.


DOMINGO, DIA 7

CCBB

14h: "Alugue uma Família S.A."

16h: "Purgatório"
Purgatorio. México/EUA, 2013. Direção: Rodrigo Reyes. 80 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Na ampla faixa da fronteira entre México e EUA, personagens e paisagens únicos formam a identidade difusa de uma espécie de terra de ninguém, um espaço de transição. Pesadelos e esperanças convivem em igual medida na trajetória de imigrantes arriscando a vida no deserto, como médicos, junkies, jornalistas, policiais, pais e filhos.

18h: "Os Capitães"

20h: "O Olho do Tubarão"
The Shark's Eye. Argentina, 2012. Direção: Alejo Hoijman. 93 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
O vilarejo de Greytown, na costa da Nicarágua, é separado do resto do país por uma densa floresta e por um mar povoado de tubarões cuja pesca proporciona uma das poucas ocupações locais. O filme relata o último verão de férias de dois amigos inseparáveis, que exploram os limites de um ambiente precário.


Cine Livraria Cultura

13h: "Ozualdo Candeias e o Cinema"

15h: "Competição Brasileira - Curtas 2"
Brasil, 2012. Vários diretores. 84 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Compõem a sessão filmes como "Sanã", de Marcos Pimentel, "Coração de Estudante", de Emilio Gallo, "Simulacrum Praecipitii - A Visão do Abismo", de Humberto Bassanelli, e "Pátio", de Quadrangle.

17h: "Filha-Problema"

19h: "Quarto 237"
Room 237. EUA, 2012. Direção: Rodney Ascher. 102 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Inventário das lendas e interpretações em torno de supostas simbologias escondidas por trás do filme
"O Iluminado", de Stanley Kubrick (1928-1999). Mais de 30 anos após seu lançamento, tanto especialistas como fãs não se cansam de procurar sinais e referências místicas, políticas ou espirituais na obra.

21h: "A Alma da Gente"
Brasil, 2013. Direção: Helena Solberg e David Meyer. 80 min. Livre.
Dezenas de adolescentes, moradores da favela da Maré, no Rio de Janeiro, participam de um espetáculo de dança. Dez anos depois, os diretores partem em busca de alguns dos integrantes dessa experiência, fazendo um balanço de seu efeito em suas vidas.


Reserva Cultural
14h: "Fanny, Alexander e Eu"

16h: "Não Me Esqueça"
Forget Me Not. Alemanha, 2012. Direção: David Sieveking. 86 min. Livre.
O cineasta alemão David Sieveking encarrega-se do cuidado de sua mãe, que há quatro anos sofre do mal de Alzheimer. Acompanhando-a no dia a dia, recupera o passado de seus pais, dois típicos representantes da geração que, nos anos 1960, viviam profundas mudanças comportamentais.

18h: "Uma Vez Entrei num Jardim"
Onde I Entered a Garden. França/Israel/Suíça, 2012. Direção: Avi Mograbi. 97 min. Livre.
Reencontrando seu antigo professor de árabe, o palestino Ali Al Azhari, o diretor israelense Avi Mograbi cria o cenário ideal para uma discussão sobre como os persistentes conflitos no Oriente Médio vêm afetando as vidas de todos os moradores da região.

20h: "O Fantasma de Valentino"
Valentino's Ghost. EUA, 2012. Direção: Michael Singh. 95 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Resultado de uma pesquisa de seis anos, o filme procura examinar a satanização da figura dos muçulmanos, árabes e do islã na mídia norte-americana, dedicando especial atenção aos estereótipos criados por Hollywood.

22h: "Os Guardiões"
The Gatekeepers. Israel/França/Alemanha/Bélgica, 2012. Direção: Dror Moreh. 95 min. Não recomendado para menores de 14 anos.
Seis ex-dirigentes da agência de inteligência de Israel saem do anonimato, discutindo sua atuação clandestina envolvendo tortura, execuções e bombardeios. Na meia-idade, esses homens refletem em torno da segurança e da paz com os palestinos.


SEGUNDA, DIA 8

Cine Livraria Cultura

13h: "A Alma da Gente"

15h: "A Máquina que Faz Tudo Sumir"

17h: "Parque do Povo"
People's Park. EUA/China, 2012. Direção: Libbie D. Cohn e J.P. Sniadecki. 78 min. Livre.
Documentário sobre o cotidiano de um parque público no verão em Chengdu, China. Casais valsando sobre a grama, famílias tomando chá, cantores de karaokê unindo sua voz a aposentados são alguns dos personagens do local.

19h: "Primo de Segundo Grau"
First Cousin Once Removed. EUA, 2012. Direção: Alan Berliner. 78 min. Livre.
Aclamado poeta e tradutor, Edwin Honig (1919-2011) lutou por anos contra a deterioração causada pelo alzheimer. Unindo fragmentos de seu passado criativo, seu primo, o cineasta Alan Berliner, tornou-se também um passageiro nessa jornada que procurou reconstituir o caminho do homem que foi seu mentor e traçar a importância definidora da memória.

21h: "Mataram Meu Irmão"
Brasil, 2013. Direção: Cristiano Burlan. 77 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Doze anos atrás, Rafael, irmão do diretor Cristiano Burlan, levou sete tiros e morreu. Por meio deste documentário, o cineasta relembra os fatos que levaram à morte de Rafael, investigando o envolvimento dele com as drogas e compondo um retrato da violência nos bairros do subúrbio de São Paulo.


Reserva Cultural

14h: "Cidade do Som"
Sound City. EUA, 2013. Direção: Dave Grohl. 108 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
O líder do Foo Fighters revisita a história e os principais personagens de um endereço lendário: o Sound City, um estúdio de Los Angeles por onde passou boa parte da história da música pop contemporânea e de onde saíram álbuns cultuados, como "Nevermind", do Nirvana, e "Unchained", de Johnny Cash.

16h: "Competição Internacional - Curtas 1"

18h: "Nosso Nixon"

20h: "Dinheiro à Toa - Dentro da Reserva Federal"

22h: "A Lei por Essas Bandas"
The Law in These Parts. Israel, 2011. Direção: Ra'anan Alexandrowicz. 98 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Advogados, juízes e generais que ajudaram a criar e manter o aparato legal usado na Cisjordânia e na faixa de Gaza desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967, são entrevistados neste documentário.

TERÇA, DIA 9

Cine Livraria Cultura

13h: "Mataram Meu Irmão"

15h: "Estou no Espaço"

17h: "Universo Particular"
Private Universe. República Tcheca, 2012. Direção: Helena Trestikova. 84 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Seguindo uma história pessoal, a diretora constrói uma crônica familiar e um retrato de quatro décadas de transformações da antiga Tchecoslováquia. Integram o filme episódios dramáticos históricos.

19h: "O Fim do Esquecimento"
Brasil, 2013. Direção: Renato Tapajós. 54 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
O filme retrata as mobilizações que pressionam o Estado a não esquecer das violências cometidas durante a ditadura. Também será exibido "Em Nome da Segurança Nacional", de Renato Tapajós.

21h: "Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro"
Brasil, 2013. Direção: Victor Lopes. 105 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
Maior garimpo a céu aberto do mundo, a Serra Pelada (PA) acumula lendas e recordes. Teriam sido 100 mil homens, vindos de todo o Brasil, a transformar a antiga montanha numa imensa cratera, extraindo dali o equivalente a 30 toneladas de ouro.


Cinemateca - sala BNDES

18h: "A Última Estação"

20h: "Os Anos JK - Uma Trajetória Política"


Reserva Cultural

14h: "Philip Roth, sem Complexos"

16h: "Competição Internacional - Curtas 2"

18h: "Parque do Povo"

20h: "A Vida e os Tempos de Paul, o Polvo Vidente"
The Life & Times of Paul the Psychic Octopus. EUA, 2012. Direção: Alexandre O. Philippe. 68 min. Livre.
O polvo Paul tornou-se uma celebridade a partir da crença de que teria sido capaz de adivinhar o resultado de jogos de futebol da Copa do Mundo de 2010. O filme explora os meandros desse fenômeno que decolou por meio do Twitter e do Facebook.

22h: "Primo de Segundo Grau"


QUARTA, DIA 10

CCBB

14h: "O Fantasma de Valentino"

16h: "Vertov em Curtas"
URSS, 1928/1919/1922/1925. Direção: Dziga Vertov. 75 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Integram a sessão curtas do diretor russo Dziga Vertov. A formação do cineasta é exibida em quatro títulos, de seu começo em cinejornais ao seus curtas mais elaborados.

20h: "Cinema-Olho"
Kino-Eye. URSS, 1924. Direção: Dziga Vertov. 70 min. Livre.
O documentário exibe as atividades da liga dos Jovens Pioneiros, que vivem em uma aldeia soviética.
O cotidiano deles inclui colar cartazes de propaganda em muros e ajudar viúvas pobres.


Cine Livraria Cultura

13h: "Serra Pelada - A Lenda da Montanha de Ouro"

15h: "Não Me Esqueça"

17h: "Antes e Depois do Jantar"
Before and After Dinner. EUA, 2013. Direção: Cindy Kleine. 108 min. Não recomendado para menores de 12 anos.
O ator e diretor teatral André Gregory, personagem de "Meu Jantar com André" (1981), de Louis Malle, é retratado por sua mulher, a cineasta Cindy Kleine.

19h: "Sinfonia Paulistana, um Novo Olhar"
Brasil, 2013. Direção: Rogério Zagallo. 83 min. Livre.
Um ensaio visual sobre São Paulo baseado na Sinfonia Paulistana, composta pelo músico Billy Blanco
(1924-2011).

21h: "Antártica"
Brasil, 2013. Direção: Evaldo Mocarzel. 71 min. Livre.
A partir de uma expedição científica de geólogos brasileiros, o filme propõe uma rara incursão nas paisagens do continente do polo Sul.


Cinemateca - sala BNDES

18h: "Jango"

20h: "Conterrâneos Velhos de Guerra"
Brasil, 1992. Direção: Vladimir Carvalho. 153 min. Livre.
O filme retrata os abusos e as humilhações sofridos pelos operários que migraram de todos os cantos do Brasil para construir Brasília.


Reserva Cultural

14h: "Competição Brasileira - Curtas 1"

16h: "Salma"
Idem. Inglaterra/Índia, 2013. Direção: Kim Longinotto. 90 min. Não recomendado para menores de 10 anos.
Salma pertence à uma comunidade muçulmana indiana. Ao atingir a puberdade, ela é trancada num quarto. Dada em casamento, ela apenas muda de dono. Seu caminho de libertação é a poesia, que acabará chegando às mãos de um editor.

18h: "Minha Revolução Roubada"

20h: "A Rainha de Versailles"
The Queen of Versailles. EUA, 2012. Direção: Lauren Greenfield. 100 min. Livre.
De origem humilde, David e Jackie Siegel construíram uma trajetória de sucesso e riqueza que os tornou um verdadeiro paradigma do "sonho americano", cujo ápice foi o projeto de construir a maior residência dos EUA. Na crise mundial de 2008, a própria mansão torna-se o símbolo de uma drástica virada.

22h: "O Fim do Esquecimento"


QUINTA, DIA 11

CCBB

14h: "A Vida e os Tempos de Paul, o Polvo Vidente"

16h: "A Sexta Parte do Mundo"
Shestaya Chast Mira. URSS, 1926. Direção: Dziga Vertov. 73 min. Livre.
Ambientado nove anos após o triunfo da Revolução Bolchevique, o documentário oferece uma visão panorâmica do estado das coisas pelo vasto território da União Soviética.

18h: "O Décimo Primeiro Ano"
Odinnadtsatyy. URSS, 1928. Direção: Dziga Vertov. 52 min. Livre.
Com um ano de atraso para a celebração da primeira década revolucionária, um hino à construção do socialismo a partir das realizações na Ucrânia, tendo ao centro a nova barragem no rio Dniepre.

20h: "O Homem com a Câmera"
The Man with the Movie Camera. URSS, 1928. Direção: Dziga Vertov. 65 min. Livre.
Sem falas, o documentário retrata um ensaio sobre um dia na vida de uma metrópole soviética, num elogio da supremacia realista do olho da câmera diante do olho humano.


Cine Livraria Cultura

13h: "Antártica"

15h: "Nascido na USSR - Geração de 28"

19h: "Philip Roth, sem Complexos"

21h: "O Universo Graciliano"
Brasil, 2013. Direção: Sylvio Back. 84 min. Livre.
Um retrato do escritor alagoano Graciliano Ramos (1892-1953), 60 anos após a morte do autor de clássicos como "Vidas Secas" e "Memórias do Cárcere". Entrevistas, materiais de arquivo, fotos e filmes articulam-se para sintetizar sua original trajetória dentro e fora da literatura.


Cinemateca - sala BNDES

16h: "O Olho do Tubarão"

18h: "Purgatório"


Reserva Cultural

14h: "Competição Brasileira - Curtas 2"

16h: "Universo Particular"

18h: "Antes e Depois do Jantar"

20h: "A Lei por Essas Bandas"

22h: "Sinfonia Paulistana, um Novo Olhar"

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais