Musical da Broadway que conta a história do tango estreia nesta semana em SP

Peça baseada na obra do escritor chileno Roberto Bolaño também chega à capital paulista

Rafael Capanema
São Paulo

Duas estreias de teatro desta semana contam a história de símbolos da cultura latino-americana. Uma delas é do espetáculo "Forever Tango", de Luis Bravo. A outra é "Deserto", espetáculo sobre vida do escritor chileno Roberto Bolaño (1953-2003).

Em cartaz a partir de sábado (19) no teatro B32, "Forever Tango" conta como a dança nasceu na Argentina do século 19. A produção reúne 12 dançarinos, um vocalista e uma orquestra de seis músicos, com destaque para o bandoneon, espécie de acordeão argentino típico do gênero.

Cena do espetáculo musical 'Forever Tango' - Divulgação

Além de clássicos do tango, como "Por una Cabeza", de Carlos Gardel, o espetáculo inclui canções originais.

A peça relata como o estilo musical, nascido em bordéis, era considerado indecente até se tornar um fenômeno em Paris e se espalhar pela América e pela Europa.

Indicado ao Tony de melhor coreografia em 1998 e premiado no festival italiano Spoleto em 1996, "Forever Tango" ficou em cartaz por 14 meses quando estreou na Broadway, em 1997. Desde então, voltou aos palcos de Nova York mais três vezes.

Outra estreia de teatro com referência latino-americana é a de "Deserto". Baseado na vida do escritor chileno Roberto Bolaño, o monólogo entra em cartaz nesta sexta-feira (18) no Sesc Santana.

Renato Livera interpreta o autor de "Os Detetives Selvagens" (1998) e "2666" (2004) no espetáculo, com direção e dramaturgia original de Luiz Felipe Reis.

Baseado em livros, crônicas, poemas e entrevistas de Bolaño, o texto do monólogo percorre temas caros ao autor, como a criação poética, a opressão política, o machismo, a crítica ao capitalismo e reflexões sobre o papel do artista na contemporaneidade.

"Deserto" chega a São Paulo depois de uma temporada no Rio de Janeiro e em festivais nacionais.
Realizada pela companhia Polifônica, a peça foi indicada nas categorias ator, direção e dramaturgia em prêmios como Shell e APTR (Associação de Produtores de Teatro).

Deserto
Dir.: Luiz Felipe Reis. Com: Renato Livera. 16 anos. Sesc Santana - av. Luiz Dumont Villares, 579, Santana, região norte. Estreia: sex (18). Até 17/8. Sex. e sáb, às 20h. Dom., às 18h. Ingr.: a partir de R$ 18 (credencial plena) em sescsp.org.br


Forever Tango
Dir.: Luis Bravo. Com: María Sosa, María Sciuto e Ariel Manzanares. Livre. Teatro B32 - r. Lício Nogueira, 92, Itaim Bibi, região oeste. Estreia: sáb. (19). Até 3/8. Sáb., às 20h30. Dom., às 18h30. Ingr.: a partir de R$ 150 em Sympla

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais