'The Competition' registra estrelas da arquitetura em disputa por projeto

A frase "queria ser um mosquito (substitua por qualquer outro inseto ou objeto inanimado) para estar naquela sala e ouvir o que eles conversaram" aplica-se ao espírito voyeurístico de "The Competition" (2014), que leva o espectador ao cotidiano de quatro dos principais escritórios de arquitetura do mundo em 2007, durante a criação de projetos para o Museu Nacional de Arte de Andorra.

* Conheça a programação completa da mostra Arq.Futuro

As câmeras do diretor espanhol Angel B. Cubero acompanharam o trabalho das equipes de Frank Gehry, Jean Nouvel, Dominique Perrault e Zaha Hadid (que morreu neste ano).



Havia um quinto elemento, mas o inglês Norman Foster preferiu abandonar a competição depois de uma mudança no "briefing".

As filmagens faziam parte das regras (os quatro escritórios foram obrigados a abrir suas portas), mas isso não significa necessariamente que os registros capturem todas as discussões e os momentos essenciais do processo. Há "cenas ocultas" e um pouco de encenação para as câmeras bisbilhoteiras, nada que comprometa a exposição de diferentes personalidades.

À medida que se aproxima a hora das apresentações para o júri (sem nenhum profissional de arquitetura), cria-se algum suspense, que cresce quando as equipes se deslocam, todas confiantes, mas tensas (os cifrões envolvidos já seriam um bom motivo), até Andorra.

Registradas também pelas câmeras do documentário, as apresentações são a cereja do bolo. E, para quem não acompanhou o que ocorreu na ocasião, o documentário traz inclusive um final-surpresa.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais