'Wicked' e 'Avenida Beira-Mar' estreiam nos cinemas de São Paulo

Novidades da semana incluem brasileiros 'A Herança' e 'Retrato de um Certo Oriente'

São Paulo

Os cinemas de São Paulo têm dez estreias de filmes nesta semana. Entre os destaques, está o aguardado "Wicked", longa baseado no musical de mesmo nome que conta a história das bruxas do universo de "O Mágico de Oz". No elenco, estão as atrizes Ariana Grande, como Glinda, e Cynthia Erivo, como Elphaba.

Cynthia Erivo em cena de 'Wicked' - Universal Pictures/Divulgação

As novidades da semana incluem também títulos brasileiros, como "Avenida Beira-Mar", vencedor do Prêmio Felix no Festival do Rio, "A Herança" e "Retrato de um Certo Oriente". A seguir, veja os destaques do cinema.

171
Brasil, 2023. Dir.: Rodrigo Siqueira. 95 min. 12 anos
O documentário acompanha seis presos em São Paulo que cumprem pena por motivos diferentes, mas todos sob o artigo 171 do Código Penal: estelionato, furtos e golpes financeiros.


A Herança
Brasil, 2024. Dir.: João Cândido Zacharias. Com: Diego Montez, Yohan Levy e Analu Prestes. 80 min. 14 anos
Quando recebe a notícia da morte de sua mãe, Thomas volta ao Brasil e descobre ser o único herdeiro da casa de uma avó que nunca conheceu. Porém, enquanto ele se reconecta com a história da família, Ben, seu namordo, desconfia que algo perigoso se esconde.


A Linha de Extinção
Elevation, Estados Unidos, 2024. Dir.: George Nolfi. Com: Anthony Mackie, Morena Baccarin e Maddie Hasson. 91 min. 18 anos
O suspense acompanha um pai solteiro e duas mulheres que vivem nas montanhas após a chegada de um apocalipse. Fora de suas casas, o trio se aventura e enfrenta monstros para salvar a vida de uma criança.


Avenida Beira-Mar
Brasil, 2024. Dir.: Maju de Paiva e Bernardo Florim. Com: Andrea Beltrão, Isabel Teixeira e Milena Pinheiro. 92 min. 14 anos
Rebeca, aos 13 anos, se muda com a mãe para um bairro litorâneo de Niterói (RJ). Enquanto está de castigo, a jovem observa a rua por cima do muro até avistar Mika, uma menina trans de sua idade, que apresenta um novo mundo à colega recém-chegada.

Nayola, em Busca da Minha Ancestralidade
Portugal, Bélgica, França, Países Baixos, 2022. Dir.: José Miguel Ribeiro. 83 min. 12 anos
Na animação, Lelena vive em uma guerra civil ao lado de sua filha Nayola e sua neta Yara. Nayola desaparece após partir em busca de seu marido e perde o crescimento de Yara, que, décadas mais tarde, torna-se uma adolescente rebelde.


Razões Africanas
Brasil, EUA, Cuba, Angola, Mali, República Democrática do Congo, 2023. Dir.: Jefferson Mello. 90 min. 12 anos
O documentário faz um retrato da identidade de três gêneros musicais que são legados do continente africano: blues, rumba e jongo. Ele investiga as similaridades e as particularidades desses três ritmos.


Retrato de um Certo Oriente
Brasil, Itália. 2024. Dir.: Marcelo Gomes. Com: Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel e Zakaria Kaakour. 92 min. 12 anos
Dois irmãos embarcam do Líbano para o Brasil na tentativa de fugir da guerra iminente. Na viagem, se envolvem em conflitos amorosos e religiosos, que fazem com que tenham que desembarcar em um vilarejo indígena.

Cena do filme 'Retrato de um Certo Oriente', de Marcelo Gomes
Cena do filme 'Retrato de um Certo Oriente', de Marcelo Gomes - Divulgação

Todas as Estradas de Terra Têm Gosto de Sal
All Dirt Roads Taste of Salt, Estados Unidos, 2023. Dir.: Raven Jackson. Com: Kaylee Nicole Johnson, Chris Chalk e Jayah Henry. 92 min. 12 anos
O longa acompanha décadas da vida de uma mulher no Mississippi, nos EUA. Faz retrato detalhado e poético de como os lugares podem moldar as pessoas.


Vencer ou Morrer
Vaincre ou Mourir, França, 2022. Dir.: Vincent Mottez. Com: Hugo Becker, Valentine Piffard e Tristan Studer. 99 min. 12 anos
O drama se passa em 1793, após a Revolução Francesa. Segue Charette, um jovem aposentado da Marinha Real que voltou para sua casa no campo. Lá, camponeses angustiados recrutam o menino para assumir o comando da rebelião local.


Cynthia Erivo é Elphaba e Ariana Grande é Glinda no novo filme 'Wicked' - Universal Pictures/Divulgação

Wicked
Wicked, Estados Unidos, Grã-Bretanha, 2024. Dir.: Jon M. Chu. Com: Cynthia Erivo, Ariana Grande e Jonathan Bailey. 161 min. 10 anos
Baseado no musical homônimo da Broadway, a história se passa antes de "O Mágico de Oz" (1939) e conta como as bruxas Glinda, uma jovem popular, e Elphaba, uma garota retraída por ter a pele verde, se conhecem em uma faculdade de magia e constroem uma amizade. Porém, a relação das duas fica abalada quando as diferenças falam mais alto.


ESPECIAL

Cinemas da África Subsaariana: Clássicos Restaurados
Mostra de cineastas africanos considerados pioneiros na criação audiovisual negra do continente. Exibe 12 títulos restaurados entre documentários, ficções e animações.
Cinemateca Brasileira - lg. Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, região sul. Qui. (21), às 19h15. Sex. (22), às 19h e às 20h45. Sáb. (23), às 18h40. Dom. (24), às 16h e às 17h45. Grátis, com distribuição de ingressos uma hora antes da sessão


Morar e Habitar
Brasil, 2024. Dir.: Alvaro Guillermo. 60 min. Livre
O documentário traz a importância da casa na sociedade atual. Aborda as diferenças entre conceitos como "moradia" e "domicílio", que durante na pandemia foram tratados como sinônimos.
Reserva Cultural - av. Paulista, 900, Bela Vista, região central. Seg. (25), às 19h. Grátis, inscrições antecipadas em @club.desig.sp

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais