A 32ª edição do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade chega a São Paulo com sua habitual maratona de filmes LGBTQIA+. Até o dia 24 de novembro, o evento movimenta cinco salas da capital com 93 filmes de 32 países, guiados pelo tema "É na Luz que a Gente se Encontra".
A mostra tem ampla representação nacional —estão na lista obras de 12 estados brasileiros, com destaques como "Baby", de Marcelo Caetano, que ganhou como melhor filme no Festival do Rio deste ano, "Avenida Beira-Mar", de Bernardo Florim e Maju de Paiva, e "O Melhor Amigo", de Allan Deberton, que faz sua estreia nacional no evento.
Entre os títulos internacionais, estão "O Intruso", do diretor Bruce LaBruce (tema de uma exposição no MIS, veja na pág. C4), o longa "Tudo Vai Ficar Bem", de Ray Yeung, vencedor do Teddy de ficção no Festival de Berlim, e "Maré Alta", produção norte-americana estrelada por Marco Pigossi.
Na categoria de curtas, o Mix traz recortes temáticos como Crescendo com a Diversidade, com filmes de classificação livre. Completam a programação 11 experiências com tecnologia, que incluem inteligência artificial, realidade virtual e holografia.
As exibições acontecem nas salas do Cinesesc, Spcine CCSP, Spcine Olido, Museu da Imagem e do Som e IMS Paulista. Todas as sessões são gratuitas, com ingressos distribuídos com uma hora de antecedência. O evento ainda disponibiliza títulos em três plataformas de streaming (igualmente gratuitas).
No Sesc Digital, está disponível uma seleção de oito curtas nacionais e estrangeiros; no Spcine Play, um recorte com sete obras latinas; e no Itaú Cultural Play, há uma seleção de seis títulos que participam da categoria competitiva de curtas brasileiros.
O festival conta também com programação de outras manifestações artísticas, como exposições, shows, debates literários, jogos, festas, performances e workshops.
O tradicional Show do Gongo acontece na próxima terça (19), no Teatro Sérgio Cardoso, com presença de drag queens e comediantes. As entradas custam R$ 40. Já na sexta (22), há apresentação de Totô de Babalong, no MIS, por R$ 30.
Comentários
Ver todos os comentários