Veja 20 sugestões de lugares para passear com as crianças

Confira uma seleção de 20 passeios para pais e filhos se divertirem e aprenderem juntos. As sugestões estão divididas e reúnem bibliotecas, gibitecas, lugares para visitar e conhecer animais --como zoológicos--, exposições e museus. Há ainda espaços especiais para aprender brincando sobre ciência, como o Sabina Escola Parque do Conhecimento e a Estação Ciência.

- Crédito: Sylvia Masini/Divulgação

Veja a seleção e programe-se:

Bibliotecas e gibitecas

A tradicional Biblioteca Hans Christian Andersen é ideal para as crianças que estão começando a ler, pois abriga um acervo especializado em contos de fadas. Conta também com uma programação constante de teatro e narração de histórias.
Informe-se sobre o local

Com cerca de 30 mil títulos infanto-juvenis, a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a mais antiga para crianças de São Paulo, é um ótimo lugar para os pequenos em fase de alfabetização criarem o gosto pela leitura. Também abriga uma gibiteca.
Informe-se sobre o local

No subsolo da Biblioteca Municipal de Santo André, há um cantinho silencioso para a leitura de gibis. Com acervo de cerca de 13 mil HQs, o local promove oficinas de quadrinhos e mangá.
Informe-se sobre o local

A Gibiteca Sesi da Vila Leopoldina possui 10 mil exemplares no acervo. Nas prateleiras, há clássicos como "Tintin" e "Flash Gordon", além de títulos da produção contemporânea de HQ.
Informe-se sobre o local

Bichos

O Aquário São Paulo exibe cerca de 330 espécies de animais aquáticos de água doce e salgada, que agradam crianças já não tão interessadas em bichos "fofinhos".
Informe-se sobre o local

- Crédito: Ricardo Nogueira/Folha Imagem

Instituto Butantan possui espaços onde o visitante pode conhecer inúmeras variedades de bichos "nojentos", como cobras e aranhas. O Museu Biológico ganhou recentemente um berçário de serpentes, que abriga 11 filhotes de diferentes espécies, entre elas a jibóia Jujuzinho, batizada na última semana.
Informe-se sobre o local

No Zôo Safari há mais de 300 animais soltos em locais que imitam seus habitats, como girafas, zebras e macacos, que as crianças podem ver de perto, transitando em automóveis.
Informe-se sobre o local

O Zoológico exibe cerca de 3.500 animais que podem dar às crianças uma idéia da diversidade da fauna mundial. Há desde animais exóticos, como o camelo, até bichos bem brasileiros, como o tamanduá.
Informe-se sobre o local

Ciência

A Estação Ciência é um centro interativo que permite aos pequenos um primeiro contato com a ciência, com atrações como o simulador de terremotos.
Informe-se sobre o local

- Crédito: Divulgação

No mesmo espírito da Estação Ciência, o Sabina Parque do Conhecimento une diversão e aprendizado em atrações como a sala da vida --que abriga a área dos dinossauros, um aquário e um simulador do fundo do mar.
Informe-se sobre o local

Especial

O tradicional patinho amarelo de banheira migra para um lago de verdade, em dimensões muito maiores do que o usual. Com 12 metros, o objeto chama a atenção das crianças no Sesc Interlagos. A instalação faz parte da Mostra Sesc de Artes.
Informe-se sobre o local

Exposições e museus

A mostra "Einstein", segmentada em dez núcleos, reúne cópias de cartas e manuscritos, objetos pessoais, fotos e instalações interativas sobre a vida do cientista.
Informe-se sobre o local

A exposição "Papiers à la Mode", da artista plástica Isabelle de Borchgrave, narra a história da moda dos últimos 300 anos por meio de uma seleção de modelos em tamanho natural, feitos de papel. As referências mais antigas da coleção dizem respeito a um vestido da rainha Elizabeth I, datado de 1599, a uma jaqueta inglesa de 1620 e a vestidos de 1690.
Informe-se sobre o local

Em dois andares, o Museu Contemporâneo das Invenções mostra inventos nacionais e estrangeiros, entre objetos úteis e algumas engenhocas. Destaque para a esteira ergométrica, que leva computador e impressora acoplados, e óculos para pingar colírio. Estão também expostas invenções já lançadas comercialmente, como a bóia-espaguete.
Informe-se sobre o local

Com projeções de vídeos e fotografias, alusões a alguns personagens e uma biblioteca, a exposição "Machado de Assis: Mas Este Capítulo Não É Sério", no Museu da Língua Portuguesa, é uma oportunidade para as crianças conhecerem um pouco sobre um dos mais importantes escritores brasileiros.
Informe-se sobre o local

A exposição "Pesquisa em Zoologia: a Biodiversidade sob o Olhar do Zoólogo" é o destaque do Museu de Zoologia da USP, que possui o maior acervo da fauna neotropical do planeta. A mostra tem cerca de 8 milhões de exemplares, como réplicas de fósseis de grandes mamíferos.
Informe-se sobre o local

Dentro do estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol tem 6.900 m2 e é dividido em três eixos: Emoção, História e Diversão. Além de mostrar fotos de jogadores de épocas diversas, o museu contextualiza a evolução do futebol com a própria história do país, e é uma oportunidade para os pequenos fãs aprenderem sobre o passado do esporte.
Informe-se sobre o local

- Crédito: Beatriz Toledo/Folha Imagem

Shoppings

O espaço infantil do shopping Frei Caneca, voltado para crianças de 3 a 12 anos, realiza atividades educacionais, artísticas, teatrais e circenses para os pequenos. Neste fim de semana, um contador de histórias e livros infantis levam a literatura até o público.
Informe-se sobre o local

O Espaço Piks tem diversas atrações para as crianças menores, como oficinas de culinária, fantasias, contadores de histórias e customização de objetos. Até três anos, as crianças devem estar acompanhadas por um responsável.
Informe-se sobre o local

Colorido e afastado do corre-corre do shopping, o Play Space conta com piscina de bolinhas, camarins, brinquedos e monitores, que entretêm as crianças a partir de dois anos, enquanto os pais fazem compras. Os menores também podem desfrutar do espaço acompanhados por um responsável.
Informe-se sobre o local


Com Guia da Folha

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais