CRÍTICA: Filme 'Esta é a Sua Morte' tira proveito de voyeurismo mórbido

Cena do filme 'Esta É a Sua Morte'
Cena do filme 'Esta É a Sua Morte' - Divulgação


ESTA É A SUA MORTE - O SHOW (ruim) 
(The Show)
DIREÇÃO Giancarlo Esposito 
PRODUÇÃO EUA, 2017. 104 min. 18 anos. 
ELENCO Famke Janssen, Josh Duhamel e James Franco 
Veja salas e horários de exibição.


O suicídio, que um dia foi tema tabu, vem sendo adotado como ousadia temática pela indústriado espetáculo, sempre em busca de emoções cada vez mais fortes.

Depois da bem-sucedida controvérsia criada em torno da série "Os 13 Porquês" e da exploração no modo horror de "Amizade Desfeita" (disponível a partir desta sexta, 22, na Netflix), "Esta É a Sua Morte - o Show" faz de conta que denuncia os excessos do entretenimento e da exposição promovida por reality shows. Mas, de fato, não passa de mais um espetáculo para tirar proveito de nosso voyeurismo mórbido.

O segundo longa dirigido pelo ator Giancarlo Esposito (o Gus de "Breaking Bad") ficcionaliza um programa em que os candidatos se matam diante das câmeras para suas famílias receberem polpudos prêmios e solucionar graves problemas financeiros.

O próprio Esposito faz o papel de Mason Washington, homem negro de meia-idade condenado a subempregos em meio à crise econômica que liquefaz o mundo.

No polo espiritual desse cenário de crise, encontram-se o apresentador Adam, que passa de profissional preocupado com os efeitos da mídia a aproveitador sem culpa, e a inescrupulosa produtora Ilana, que a estranha Famke Janssen (Jean Grey de "X-Men") consegue tornar distinta da caricatura.

A imagem de impacto ao final da primeira cena sugere que assistiremos a uma dessas ácidas críticas que, de tempos em tempos, Hollywood faz à TV e a seus métodos de conquistar audiência a qualquer preço.

O enfoque inicial na consciência pesada de Adam e no retrato vívido da falência da classe média americana alimentam a expectativa, mas o filme não demora a decepcionar.

Assim que o novo show estreia e sua popularidade dispara, "Esta É a Sua Morte" fecha os olhos a tudo mais para passar a servir um prato tão transbordante de sangue, choques elétricos, estrangulamentos e envenenamentos que mal nos dá tempo de respirar.

Em meio à saturação da morte, a lição de vida que obviamente vem no final não serve para nada.


Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais