Folha realiza pré-estreia de filme baseado em livro de Carlos Heitor Cony

Longa do diretor Ruy Guerra tem Tony Ramos, Mariana Ximenes e João Miguel no elenco

São Paulo

Folha promove na quarta-feira (18), em parceria com o Espaço Itaú de Cinema, a pré-estreia gratuita do filme “Quase Memória”, inspirado na obra homônima do escritor e jornalista Carlos Heitor Cony.

A direção é do cineasta Ruy Guerra, um dos expoentes do Cinema Novo. No elenco, estão os atores Tony Ramos, Mariana Ximenes e João Miguel.

Após a sessão, haverá um debate, com a presença do roteirista Diogo Oliveira e da historiadora Vavy Pacheco, autora do livro "O Que é História" e da biografia "Ruy Guerra, Uma Paixão Escancarada". O mediador será o jornalista da Folha Guilherme Genestreti.

O ator Charles Fricks está sentado em uma poltrona ao lado de um abajur ligado
O ator Charles Fricks interpreta Carlos em uma das fases de "Quase Memória" - Divulgação

O filme é a adaptação do livro que marcou o retorno de Cony à ficção, depois de mais de 20 anos longe da literatura. O autor, que foi membro da Academia Brasileira de Letras e colunista da Folha, morreu em janeiro aos 91 anos.

Vencedor dos prêmios Jabuti de melhor romance e de Livro do Ano, pela Câmara Brasileira do Livro, “Quase Memória” tem contornos autobiográficos e narra as lembranças do narrador a respeito de sua infância e da vida do pai, Ernesto Cony Filho.

Segundo Ruy Guerra, diretor de filmes como "Os Fuzis" (1964) e "Ópera do Malandro" (1985), a adaptação cinematográfica vira do avesso o texto de Cony. O objetivo era traçar uma reflexão onírica sobre a memória e a passagem do tempo, que fugisse dos limites da realidade.

A sessão acontece a partir das 19h30, no Espaço Itaú do Shopping Frei Caneca (R. Frei Caneca, 569 – Consolação). Para participar, é necessário retirar os ingressos na bilheteria uma hora antes do início do evento.

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas

Ver mais